Fernando Birri faz 80 anos


FERNANDO BIRRI em fevereiro de 2005 na EICTV - Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños - Cuba


Este senhor, aunque parezca muy viejo, é um jovem inquieto e visionário, a quem o documentário do novo cine latinoamericano deve sua "acta de nacimiento".

Nosso querido FERNANDO BIRRI festejou 80 anos, criativos e produtivos, no último dia 13 de março.

Aruanda não pode deixar de participar da festa.


Fazemos isso lembrando que Birri sempre foi "linha e agulha" na costura do rico tecido audiovisual latinoamericano. Seu papel inicial de mestre e formador de uma geração, na efêmera e eterna Escola de Cine de Santa Fé - Argentina, no fim dos anos 1950, espalhou um rastro de energia criativa que nunca mais se apagou, entre nossos cineastas.

Como membro fundador do Comitê de Cineastas da América Latina teve sempre papel fundamental na manutenção dos laços expressivos entre nossas cinematografias e consolidou essa função como o criador e primeiro diretor geral da EICTV - Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños - Cuba. A Escuela de Três Mundos, como preferia chama-la. Centro de formação para realizadores de América Latina, Ásia e África.

A EICTV foi inaugurada em 15 de dezembro de 1986 como a iniciativa mais vibrante da Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano, presidida por Gabriel Garcia Márquez e de cujo Conselho Fernando Birri faz parte.

A visão que Birri tem do papel do cinema e das artes nestes territórios, desde antes e ainda, ocupados pela expressão audiovisual de outros continentes, está expressa em um texto de 1962, que ainda ressoa vivo e fresco em nossos desejos de comunicação e que ganha um sentido mais forte quando recai sobre a produção de não ficção.

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Cinema e subdesenvolvimento

Fernando Birri - 1962

De que cinema necessita a Argentina ?
De que cinema necessitam os povos subdesenvolvidos da América Latina ?

De um cinema que os desenvolva.
Um cinema que lhes dê consciência, tomada de consciência;
Que os esclareça;
Que fortaleça a consciência revolucionária daqueles que a tem;
Que lhes dê fervor;
Que inquiete, preocupe, assuste, debilite aos que tem "má consciência", consciência reacionária;
Que defina perfis nacionais, latino-americanos;
Que seja autêntico;
Que seja antioligárquico e antiburguês na ordem nacional e
anticolonial e antiimperialista na ordem internacional;
Que seja pró povo e contra anti-povo;
Que ajude a emergir do subdesenvolvimento ao desenvolvimento;
Do sub-estômago ao estômago;
Da sub-cultura à cultura;
Da sub-felicidade à felicidade;
Da sub-vida à vida

In Hojas de cine I. México, DF, Secretaria de Educación Pública, Fundación Mexicana de Cineastas, Universidad Autónoma Metropolitana, 1988.