RESUMO
Este
artigo é o resultado de um estudo etnocinematográfico
no qual reinterpretamos, com e no filme, o rito andino de marcação
do gado denominado Santiago, que a comunidade camponesa de Auray
(Andes Centrais do Peru) celebra todo dia 25 de julho de cada
ano.
Fundamentalmente, desde seu viés metodológico, este
trabalho procura contribuir com uma reflexão sobre a utilização
dos métodos audiovisuais como instrumentos de observação,
transcrição e interpretação antropológica
dos processos rituais. Destarte, esta pesquisa, animada pela ausência
de trabalhos contemporâneos sobre o rito andino Santiago,
deixa de lado as formas tradicionais e clássicas de coleta
de dados e procura diálogos, pontos de convergência
e novos métodos de aproximação com outros
territórios, de maneira especial o cinema.
* Carlos Francisco Pérez Reyna, mestrado e doutorado
em Multimeios pela Unicamp - Brasil. Bolsista pesquisador de Pós-doutorado
do CNPq. Atualmente venho desenvolvendo atividades de docência
e de pesquisa no Departamento de Artes e Comunicações
(DAC) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Brasil)
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