1. FILMOGRAFIA DE
VLADIMIR CARVALHO
ROMEIROS DA GUIA (co-autoria com João Ramiro Mello) preto e branco,
35 mm, 15 min., 1962.
A BOLANDEIRA; preto e branco, 35 mm, 10 min., 1967.
VESTIBULAR 70; preto e branco, 35 mm, 15 min., 1970.
O PAÍS DE SÃO SARUÊ; preto e branco, 35 mm, 90 min.
1971.
INCELÊNCIA PARA UM TREM DE FERRO; colorido, 35 mm, 22 min., 1972.
O ESPÍRITO CRIADOR DO POVO BRASILEIRO; colorido, 35 mm, 14 min.,
1973.
O ITINERÁRIO DE NIEMEYER; preto e branco, 16 mm, 20 min., 1973.
VILA BOA DE GOYAZ; colorido, 35 mm, 14 min., 1974.
QUILOMBO; colorido, 16 mm, 20 min., 1975.
MUTIRÃO; colorido, 16 mm, 17 min., 1975.
A PEDRA DA RIQUEZA; preto e branco, 35mm, 15 min., 1976.
PANKARARU DE BREJO DOS PADRES; colorido, 16 mm, 39 min., 1977.
BRASÍLIA SEGUNDO FELDMAN; colorido, 35 mm, 20 min., 1979.
O HOMEM DE AREIA; preto e branco, 35 mm, 109 min., 1982.
O EVANGELHO SEGUNDO TEOTÔNIO; colorido, 35 mm, 90 min., 1984.
PERSEGHINI; colorido, 16 mm, 21 min., 1984.
NO GALOPE DA VIOLA; colorido, 16mm, 19 min., 1990.
A PAISAGEM NATURAL; colorido, 35 mm, 21 min., 1991.
CONTERRÂNEOS VELHOS DE GUERRA; colorido, 35 mm, 168 min., 1991.
NEGROS DE CEDRO: colorido, 35 mm, ,15 min., 1998.
BARRA 68: colorido, 35 mm, 80 min., 2000.
2. ENTREVISTAS PUBLICADAS EM JORNAIS.
ALENCAR, Míriam. São Saruê. Jornal do Brasil, Rio
de Janeiro, 3 nov. 1979.
_______. O sertão finalmente vence a batalha contra a censura.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 27 jan., 1979, Caderno B, p. 10.
AVELLAR, José Carlos. O Evangelho Segundo Teotônio: a pregação
democrática de Teotônio Vilela anotada num filme. Jornal
do Brasil, Rio de Janeiro, 26 abr., 1984, caderno B, p. 1.
BERNARDET, Jean-Claude. Sociologia e Cinema. Opinião, Rio de
Janeiro, 6 dez, 1974, n. 109, p. 22.
BRAGA, Suzana. A saga da revolução de 30 no nordeste.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 4 fev., 1981, caderno B, p. 1.
BRASÍLIA, um portal cinematográfico entre o urbano e o
arcaico. Correio Braziliense, Brasília, 17 maio1977, caderno
2.
É HORA de conhecer o país, sem tergiversar. Jornal de
Casa, Belo Horizonte, dez., 1979, p. 9-15
FALCONE, Fernando Trevas. Os candangos de Brasília no país
de São Saruê. A UNIÃO, João Pessoa, 12 jul.,
1987, suplemento Correio das Artes, p. 6-8.
FALCONE, Maria Carolina. A miséria nordestina chega ao festival
de Brasília. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 8 set. 1979,
p. 10.
FARFÁN, René Capriles. Vladimir Carvalho: aproximação
à estética do sertão. Correio da Manhã,
Rio de Janeiro, nov.1972, p. 26-27
FASSONI, Orlando. São Saruê, uma heresia nordestina. Folha
de S. Paulo, São Paulo, 15 ago., 1980, p. 35.
FONSECA, César. A luta armada, segundo Teotônio Vilela.
Folha de S. Paulo, São Paulo, 24 ago., 1984.
FRANCISCO, Severino; TITO, Édison. VLADIMIR. Jornal de Brasília,
Brasília, 30 set., 1979.
HABIB, Sérgio. São Saruê: ou a estética da
própria fome... 1. Jornal de Brasília, Brasília,
13 abr., 1980.
LACOMBE, Eduardo. A revolução de 30 na voz do Homem de
Areia. ÚLTIMA HORA, Rio de Janeiro, 18 out., 1982, UH Entrevista,
p. 1.
MILLARCH, Aramis. As imagens que desmistificam a nossa Capital da Esperança.
O Estado do Paraná, Curitiba, 28 out., 1990, Almanaque, p. 3.
MORAIS, Menezes. Vladimir filma os seus velhos conterrâneos. Jornal
de Brasília, Brasília, 31 jan., 1985.
NO CINEMA, uma hora e meia com Teotônio. Jornal da Tarde, São
Paulo, 11 out., 1984, p. 16.
O HOMEM DE AREIA - O cinema está contando a história de
José Américo de Almeida. Estado de Minas, Belo Horizonte,
4 maio 1983.
O PAÍS de São Saruê - O comentário poético
de uma realidade agreste. O Globo, Rio de Janeiro, 3 nov., 1979, p.
23.
PEREIRA, Edmar. O homem de areia. Jornal da Tarde, São Paulo,
9 ago., 1983, p. 20.
PEREIRA, Luiz Humberto Martins. O conterrâneo e o contemporâneo
no sonho. Jornal de Brasília, Brasília, 8 dez., 1990.
PEREIRA, Miguel. O Homem de Areia ou José Américo de Almeida
e meio século de Brasil. O Globo, Rio de Janeiro, 18 out.,1982,
p. 20.
ORICCHIO, Luiz Zanin. Vladimir Carvalho volta aos anos rebeldes. O Estado
de São Paulo, São Paulo, 08 nov., 1996, Telejornal.
ROCK BRASÍLIA: filhos dos cursos de pós-graduação
e do Itamarati. Correio Braziliense, Brasília, 10 nov., 1987,
p. 26.
SÁ, Sérgio de. CINEMEMÓRIA. Jornal de Brasília,
Brasília, 22 jan., 1995, Caderno 2, p. 2.
SANTOS, Francisco Alves. São Saruê, mais uma vez injustiçado.
Diário do Paraná, Curitiba, 2 out., 1979.
UMA CÂMARA com os olhos bem atentos. Correio do Brasil, Brasília,
2 dez., 1986.
VALÉRIO, Marcus. Caminhos do cinema brasileiro. Cine Imaginário,
ano1, n. 9, ago., 1986, p. 5.
YAMAZAKI, Tizuka. Incelença para um trem de ferro. O Jornal,
Rio de Janeiro, 16 ago., 1973.
voltar
3. ENTREVISTAS PUBLICADAS EM PERIÓDICOS (exceto jornais).
A TESOURA ataca
novamente. ISTOÉ , São Paulo, 19 set., 1984.
CUNHA, Paulo José. São Saruê - O nordeste censurado.
GANGA BRUTA, Rio de Janeiro, 1(2), jan. - fev., 1979, p. 4-5.
O SUJO da realidade vai entrar nos salões. LUZ E AÇÃO.
Rio de Janeiro, ano1, n. 3, out. - nov., 1981, p. 4-5.
OLIVEIRA, Vera Brandão. VLADIMIR CARVALHO - Documentar a realidade.
Filme Cultura. Rio de Janeiro: Embrafilme, n. 27, p. 32-35.
4. ENTREVISTAS
EM ÁUDIO/VÍDEO.
CAPUZZO, Heitor; CASTRO, Silvino de. Entrevista realizada durante o
Festival de Inverno da UFMG em Ouro Preto, jul., 1994. Ouro Preto, MG.
VHS (cópia cedida pelos autores).
LABAKI, Amir. Entrevista realizada no Museu da Imagem e do Som, 15 abr.,
1994. São Paulo, SP. VHS (cópia cedida pelo MIS/SP).
LEAL, Ricardo Guanabara. Entrevista realizada durante o Festival Tudo
é Verdade, abr., 1997. São Paulo, SP. Áudio (acervo
do autor).
5. LIVROS DE VLADIMIR CARVALHO
CARVALHO, Vladimir. Conterrâneos Velhos de Guerra. Brasília:
GDF/Secretaria de Cultura e Esporte/Fundação Cultural
do DF, 1997.
_______. O País de São Saruê. Brasília: Editora
Universidade de Brasília, 1986 (coleção textos
de cinema, 2).
6. TEXTOS DE
VLADIMIR CARVALHO EM PREFÁCIOS E FOLHETOS
CARVALHO, Vladimir. A inelutável teimosia. Brasília. In:
LEAL, Wills. O Discurso Cinematográfico do Paraibanos ou A História
do Cinema da/na Paraíba. João Pessoa: edição
do autor, 1989. Prefácio.
CARVALHO, Vladimir. Rolando a Pedra, Como se fosse Sísifo. Seminário
- Documentário Brasileiro: tendências e perspectivas. São
Paulo, SP. Centro Cultural São Paulo, 5 a 9 dez., 1994.
CARVALHO, Vladimir. trailer. PANTASMAS: ciclo cinema brasileiro XXIX.
Brasília: Fundação Cultural do Distrito Federal/Centro
de Cinema, dez., 1975.
7. TEXTOS DE
VLADIMIR CARVALHO EM PREFÁCIOS E PROGRAMAS (acervo de Vladimir
Carvalho).
CARVALHO, Vladimir. A inelutável teimosia. Brasília. In:
LEAL, Wills. O Discurso Cinematográfico do Paraibanos ou A História
do Cinema da/na Paraíba. João Pessoa: edição
do autor, 1989. Prefácio.
_______. Rolando a Pedra, Como se fosse Sísifo. Seminário
- Documentário Brasileiro: tendências e perspectivas. São
Paulo, SP. Centro Cultural São Paulo, 5 a 9 dez., 1994. Programa.
_______. PANTASMAS: ciclo cinema brasileiro XXIX. Brasília: Fundação
Cultural do Distrito Federal/Centro de Cinema, dez., 1975. Programa.
8. TEXTOS DE VLADIMIR CARVALHO PUBLICADOS EM JORNAIS.
CARVALHO, Vladimir. A estrela de Jarbas. O NORTE, João Pessoa,
24 fev., 1987
_______. A volta dos curtas às telas. Retrato do Brasil, São
Paulo, 9-15 mar., 1987.
_______. As cinzas da festivália. Jornal de Brasília,
Brasília, 1989.
_______. Ásfora, o vice poeta. Correio Braziliense, Brasília,
23 abr., 1987, Aparte, p. 23.
_______. Lima Barreto, vida e sobras. Jornal de Brasília, Brasília,
25 nov., 1982, Artes e Espetáculos.
_______. O mito, o homem e a areia do tempo. Jornal de Brasília,
Brasília, 17 abr., 1983, p. 23.
_______. O País de São Saruê - Este filme é
uma heresia. Estado de Minas, Belo Horizonte, 9 dez, 1979.
_______. Perseghini, um camponês vai ao cinema. Correio Braziliense,
Brasília, 27 abr., 1985, p. 28.
_______. Pólo de cinema e vídeo de roupa nova. Jornal
de Brasília, Brasília, 20 fev., 1985, Caderno 2, p. 2.
9. TEXTOS DE
VLADIMIR CARVALHO PUBLICADOS EM PERIÓDICOS (exceto jornais).
CARVALHO, Vladimir. A Caterva não tolera. Revista de Cultura
Vozes. Petrópolis: Vozes, vol. 72, n. 6, 1978, p. 35-42.
_______. A estrela de Jarbas. Cine Imaginário. ano 2, n.16, p.
13.
_______. A estrela de Jarbas. Revista de Cinema Cisco. São Paulo,
ano 11, n.7, 1987, p. 34.
_______. A expressão da realidade. Caderno De Crítica.
Rio de Janeiro, n. 3, mar., 1987, p. 32-36.
_______. A fotografia seca de Manuel Clemente ou o árduo ofício
nordestino de tirar água de pedra. ALMANAC. Paraíba: Núcleo
de Arte Contemporânea/UFPb./FUNARTE, set., 1978 - fev., 1980.
_______. Breve apresentação do curta-metragem nacional.
CULTURA. Brasília, ano 6, n. 24, jan.- mar., 1977, p. 22-29.
_______. Caldeirão de alquimista. Cine Imaginário. Ano
2, n. 3, dez., 1986, p. 16.
_______. Caldeirão de Alquimista. Revista de cinema Cisco. São
Paulo, ano 2, n. 6, 1987, p. 20.
_______. Conterrâneos Velhos de Guerra. Cine Imaginário.
ano 1, n. 6, maio 1986, p. 12.
_______. O Curta, Uma Questão Cultural. Cinema. São Paulo:
Fundação Cinemateca Brasileira, n. 4, ago. 1974, p. 47-52.
_______. O dia em que Canção de Fogo cavalgou Trigger.
Filme Cultura. Rio de Janeiro: Embrafilme, n. 47, ago., 1986, p. 86-87.
_______. O encantamento de Mauro. Filme Cultura. Rio de Janeiro: Embrafilme,
n. 43, jan. - abr., 1984, p. 121-122.
_______. O Evangelho Segundo Teotônio. In: Filme Cultura. Rio
de Janeiro: Embrafilme, n. 44, abr. - ago., p. 30-32.
_______. O Homem de Areia. LUZ E AÇÃO. Rio de Janeiro,
ano 2, n. 9, out., 1982, p. 10-11.
_______. O homem de areia. LUZ E AÇÃO. Rio de Janeiro,
ano 2, n. 9, out., 1982, p. 10-11.
_______. O Mundo Sente Falta. Revista USP - Dossiê Cinema Brasileiro.
São Paulo: CCS/USP, n. 19, set. - out. - nov., 1993, p. 58-61.
_______. O Pólo de Brasília. LUZ E AÇÃO.
Rio de Janeiro, ano 2, n. 7, jun.- ago., 1982, p. 8-9.
_______. O som. Filme Cultura. Rio de Janeiro: Embrafilme, n. 37, 1980,
p. 18-19.
_______. Quando a vida é mais forte. Revista de Cinema Cisco.
São Paulo, ano 11, n. 9, dez. 1987 - fev. 1988, p. 30.
_______. Santiago, de Cuba. Revista de cinema Cisco. São Paulo,
ano 2, n. 6, 1987, p. 20.
_______. Uma questão de terra, uma questão de cinema.
Humanidades. Brasília: Editora UnB, ano VI, n. 21, 1989, p. 114-117.
voltar
10. TEXTOS DE
VLADIMIR CARVALHO PUBLICADOS EM PERIÓDICOS (exceto jornais).
CARVALHO, Vladimir. A Caterva não tolera. Revista de Cultura
Vozes. Petrópolis: Vozes, vol. 72, n. 6, 1978, p. 35-42.
_______. A estrela de Jarbas. Cine Imaginário. ano 2, n.16, p.
13.
_______. A estrela de Jarbas. Revista de Cinema Cisco. São Paulo,
ano 11, n.7, 1987, p. 34.
_______. A expressão da realidade. Caderno De Crítica.
Rio de Janeiro, n. 3, mar., 1987, p. 32-36.
_______. A fotografia seca de Manuel Clemente ou o árduo ofício
nordestino de tirar água de pedra. ALMANAC. Paraíba: Núcleo
de Arte Contemporânea/UFPb./FUNARTE, set., 1978 - fev., 1980.
_______. Breve apresentação do curta-metragem nacional.
CULTURA. Brasília, ano 6, n. 24, jan.- mar., 1977, p. 22-29.
_______. Caldeirão de alquimista. Cine Imaginário. Ano
2, n. 3, dez., 1986, p. 16.
_______. Caldeirão de Alquimista. Revista de cinema Cisco. São
Paulo, ano 2, n. 6, 1987, p. 20.
_______. Conterrâneos Velhos de Guerra. Cine Imaginário.
ano 1, n. 6, maio 1986, p. 12.
_______. O Curta, Uma Questão Cultural. Cinema. São Paulo:
Fundação Cinemateca Brasileira, n. 4, ago. 1974, p. 47-52.
_______. O dia em que Canção de Fogo cavalgou Trigger.
Filme Cultura. Rio de Janeiro: Embrafilme, n. 47, ago., 1986, p. 86-87.
_______. O encantamento de Mauro. Filme Cultura. Rio de Janeiro: Embrafilme,
n. 43, jan. - abr., 1984, p. 121-122.
_______. O Evangelho Segundo Teotônio. In: Filme Cultura. Rio
de Janeiro: Embrafilme, n. 44, abr. - ago., p. 30-32.
_______. O Homem de Areia. LUZ E AÇÃO. Rio de Janeiro,
ano 2, n. 9, out., 1982, p. 10-11.
_______. O homem de areia. LUZ E AÇÃO. Rio de Janeiro,
ano 2, n. 9, out., 1982, p. 10-11.
_______. O Mundo Sente Falta. Revista USP - Dossiê Cinema Brasileiro.
São Paulo: CCS/USP, n. 19, set. - out. - nov., 1993, p. 58-61.
_______. O Pólo de Brasília. LUZ E AÇÃO.
Rio de Janeiro, ano 2, n. 7, jun.- ago., 1982, p. 8-9.
_______. O som. Filme Cultura. Rio de Janeiro: Embrafilme, n. 37, 1980,
p. 18-19.
_______. Quando a vida é mais forte. Revista de Cinema Cisco.
São Paulo, ano 11, n. 9, dez. 1987 - fev. 1988, p. 30.
_______. Santiago, de Cuba. Revista de cinema Cisco. São Paulo,
ano 2, n. 6, 1987, p. 20.
_______. Uma questão de terra, uma questão de cinema.
Humanidades. Brasília: Editora UnB, ano VI, n. 21, 1989, p. 114-117.
11. TEXTOS SOBRE
VLADIMIR CARVALHO PUBLICADOS EM LIVROS.
AVELLAR, José Carlos. Seeing, Hearing, Filming: Notes on the
Brazilian Documentary. In Brazilian Cinema. East Brunswick, N.Y., USA:
Associated University Press, Inc., 1982, p. 328-339.
_______. Terra à vista. Rio de Janeiro, In: CARVALHO, Vladimir.
Conterrâneos Velhos de Guerra: opinião da crítica
e roteiro. Brasília: GDF/Secretaria de Cultura e Esporte/ Fundação
Cultural do DF, 1997, p. 27-30.
CAETANO, Maria do Rosário. Cineastas Latino-americanos: entrevistas
e filmes. São Paulo: Estação Liberdade, 1997, p.
121-127.
CARRILHO, Arnaldo. Morte em Brasília. In: CARVALHO, Vladimir.
Conterrâneos Velhos de Guerra: opinião da crítica
e roteiro. Brasília: GDF/Secretaria de Cultura e Esporte/ Fundação
Cultural do DF, 1997, p. 34-40.
CAVALCANTI, Alberto R. Estética da Indignação.
In: CARVALHO, Vladimir. Conterrâneos Velhos de Guerra: opinião
da crítica e roteiro. Brasília: GDF/Secretaria de Cultura
e Esporte/ Fundação Cultural do DF, 1997, p. 41-44.
MELO, Paulo. Santiago, Vladimir, Ivens. Caderno de Textos. Salvador:
XV Jornada de Cinema da Bahia, set., 1986.
PARANAGUÁ, Paulo. Le Cinema Novo (1962-1969), in Les Cinémas
de l'Amérique Latine. Paris: LHERMINIER, p, 141-153.
SENNA, Orlando. Prefácio para o Bugre. In: CARVALHO, Vladimir.
Conterrâneos Velhos de Guerra: opinião da crítica
e roteiro. Brasília: GDF/Secretaria de Cultura e Esporte/ Fundação
Cultural do DF, 1997, p. 5-8.
12. TEXTOS SOBRE VLADIMIR CARVALHO PUBLICADOS EM JORNAIS.
ARAÚJO, Celso.
Imagens enigmáticas, insólitas, sinistras: a metáfora
de um poder feito de manobras cívicas. Jornal de Brasília,
Brasília, 16 out., 1990.
_______. Obstinação valente num filme marco zero. Jornal
de Brasília, Brasília, 1992.
AVELLAR, José Carlos. Areia nos olhos. Jornal do Brasil, Rio
de Janeiro, 20 nov., 1979.
_______. Cine Jornal. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 mar., 1988.
_______. Jornal de Ontem. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 19 out.,
1982, Caderno B, p. 2.
BARBOSA filho, Hildeberto. A propósito de Conterrâneos
Velhos de Guerra. O NORTE, João Pessoa, 30 maio, 1993.
_______. Vladimir: cineasta/candango da cultura. O NORTE, João
Pessoa, 30 mar., 1993.
BICALHO, Nair. Uma elegia aos candangos: a outra face da História.
Correio Braziliense, Brasília, 14 dez, 1992, Caderno 2, p. 7.
BITARELLI, Rogério. Uma vida dedicada à política.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 18 out., 1982, Caderno B, p. 8.
BLANCO, Armindo. Retratos na Parede. PASQUIM, Rio de Janeiro, 1979,
p. 9.
BRITO, João Batista B. Conterrâneos Velhos de Guerra: realidade
e sentido poético em Vladimir Carvalho. O NORTE, João
Pessoa, 23 maio 1993, 2º caderno, p. 3.
BRITTO, Jomard Muniz de. Outro Orfeu na província do Brasil.
Em Dia, n. 37, 23 maio, 1993.
C. M. M. Uma crônica sobre o homem Teotônio Vilela. O Estado
de S. Paulo, São Paulo, 11 out., 1984, p. 16.
CATALÃO, Tetê. Valei-me, São Saruê. Correio
Braziliense, Brasília, 28 set., 1979.
CSC Libera na íntegra, filme sobre Teotônio. O Estado de
S. Paulo, São Paulo, 26 out., 1984, p. 17.
E. A. Em Liberdade o país de São Saruê. Jornal do
Brasil, Rio de Janeiro, 2 nov., 1979.
FARIAS, Marcílio. Enfim, uma luz no festival. Correio Braziliense,
Brasília, 28 set., 1979.
FASSONI, Orlando L. Protesto contra a censura no festival. Folha de
S. Paulo, São Paulo, 28 set., 1979, Ilustrada.
FERREIRA, Fernando. O país de São Saruê. O Globo,
Rio de Janeiro, 6 nov., 1979, p. 43.
GOIDA ( Hiran Goidanich ). O túmulo do candango desconhecido.
ZERO HORA, Porto Alegre, 20 ago., 1992, Segundo Caderno, p. 3.
HOMENAGEM a Vladimir Carvalho. Correio Braziliense, Brasília,
6 set., 1986.
HUMBERTO, Luiz. O Conterrâneo e o contemporâneo no sonho.
Jornal de Brasília, Brasília, 8 dez, 1990, Caderno 2.
JABOR, Arnaldo. O grau zero do cinema brasileiro. Folha de S. Paulo,
São Paulo, 20 dez, 1992, 3º caderno, p. 6.
LEAL, Kim-Ir-Sen Pires. Guia destaca Vladimir. Jornal do Brasil, Rio
de Janeiro, 30 jan., 1994. Caderno B, p. 11.
LINS, Medeiros. Cinema brasileiro - um morto muito vivo. Suplemento
Cultural, out., 1992.
MACHADO, Liliane. Homenagem à revolução de 30.
Correio Braziliense, Brasília, 22 out., 1993.
MACHADO, Márcio. O bom cinema brasileiro comanda a semana. Diário
da Tarde, Belo Horizonte, 5 dez., 1979.
MAGALHÃES, Eduardo. Conterrâneos acorda Brasília.
O Globo, Rio de Janeiro, 17 out., 1990.
MARCONI, Celso. Vladimir Velho de Guerra. Suplemento Cultural, Brasília,
out., 1992.
MENDES, Marcos de Souza. O cinema como professor. Jornal da Jornada,
Salvador: XV Jornada de Cinema da Bahia, set., 1986, p. 6.
_______. O outro lado da história de Brasília. Jornal
de Brasília, Brasília, 12 dez, 1992, p. 6.
MESQUITA, Tânia. Um cineasta no País de São Saruê.
Diário de Brasília, Brasília, 24 jun., 1977.
MONTEIRO, Ronald F. A marginalização do candango: Conterrâneos
Velhos de Guerra. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 20 nov., 1992.
_______. Que Viva México e Nós: (cinema e realidade).
Pasquim, Rio de Janeiro, s.d.
MORICONI, Sérgio. A resignada comunhão dos candangos.
Jornal de Brasília, 05 de ago., 1997.
MOURA, Roberto M. O Homem de Areia. Pasquim, Rio de Janeiro, 28 out.
- 3 nov., 1982, p. 21.
NAS TELAS, o nordeste de São Saruê. O Estado de S. Paulo,
São Paulo, 15 ago., 1980, p. 18.
O HOMEM DE AREIA tem sessão única hoje. Jornal de Brasília,
Brasília, 22 out., 1993.
O PAÍS de São Saruê , no festival do Recife. Diário
de Pernambuco, Recife, 7 nov., 1979.
O PAÍS de São Saruê trouxe empolgação
ao festival de Brasília. Jornal da Tarde, São Paulo, 27
set., 1979, p. 15.
O PAÍS de São Saruê, enfim exibido em Brasília.
O Estado de S. Paulo, São Paulo, 27 set., 1979, p. 28.
O PAÍS de São Saruê. O Globo, Rio de Janeiro, 4
nov., 1979.
O. L. F. Documentário mostra vida de José Américo.
Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 ago., 1983, p. 31.
ORICCHIO, Luiz Zanin. Arte não é mercado, mas vocação
e festa. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 12 jul., 1997, Caderno
2
_______. Mostra faz crítica da utopia urbana. O Estado de S.
Paulo, São Paulo, 29 ago., 1996, Caderno 2.
_______. Obra faz opção pelo cinema militante. O Estado
de S. Paulo, São Paulo, 08 nov., 1996, Telejornal.
_______. Documento emocionante da construção de Brasília.
O Estado de S. Paulo, São Paulo, 20 set., 1992.
PANTASMAS. Jornal de Brasília, Brasília, 30 out., 1974.
PEREIRA, Edmar. Gramado. Jornal da Tarde, São Paulo, 20 set.,
1992.
PIERRE, Silvie. A pedra da riqueza. Movimento, Rio de Janeiro, n. 49,
7 jun., 1976, p. 18.
PIMENTEL, Altimar. Nossos Conterrâneos. O Correio, João
Pessoa, 29 maio, 1993.
PINTO, José Nêumanne. Paraíba - um pólo cinematográfico
na terra de São Saruê. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro,
23 out.1979, caderno B, p. 1.
REIS, Moura. Um retrato do nordeste que a censura escondia. Jornal da
Tarde, São Paulo, 19 ago., 1980, p. 22.
RONÁI, Cora. Nove anos de espera. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro,
2 out., 1979, Caderno B.
RUY PEREIRA, a causa do esvaziamento da mostra?. O Estado de S. Paulo,
São Paulo, 30 set., 1979, p. 49.
SALOMÃO, Osvaldo. A volta ao país de São Saruê.
Movimento, Rio de Janeiro, 26 nov. - 2 dez., 1979, p. 21.
SANTOS, Francisco Alves dos. A face esquecida de Brasília. Correio
de Notícias, Curitiba, 20 ago., 1997.
_______. Crise de criatividade versus crise do celulóide. Jornal
da Jornada, Salvador: XV Jornada de Cinema da Bahia, set., 1986, p.
5.
SCHILD, Susana. Apenas uma obra-prima. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro,
21 nov., 1992, Caderno B.
_______. História de uma epopéia nordestina. Jornal do
Brasil, Rio de Janeiro, 18 out., 1990, p. 8, Caderno B.
_______. MAM exibe filme sobre os operários que construíram
Brasília. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 19. mar., 1992, Caderno
B, p. 6.
TAVARES, Carlos. Filme de Vladimir Carvalho é a história
da demolição dos mitos. O NORTE, João Pessoa, maio
1993.
TODO Vladimir Carvalho em exibição no Uruguai. Correio
Braziliense, Brasília, 22 out., 1985.
VLADIMIR Carvalho. Jornal da Jornada, Salvador: XV Jornada de Cinema
da Bahia, set., 1986, p. 6.
XAVIER, Valêncio. Brasíliababilônia - Babilôniabrasil.
O Estado do Paraná, Curitiba, 05 maio, 1995.
13. TEXTOS SOBRE
VLADIMIR CARVALHO PUBLICADOS EM PERIÓDICOS ESTRANGEIROS.
CEREGHINO, Mario J. Occhi dannati su Brasilia, l'utopia negata. Manifesto,
Roma, ITÁLIA, 15 maio, 1993, p. 16-22.
DUFLOT, Michèle. Les enfants sacrifiès des mégalopes.
Tèmoignage Carètien, Paris, FRANÇA, 27 mar., 1993,
p, 18-19.
GREENWOOD, Leonard. The picture no one sees. International Herald Tribune,
New York, EUA, 8 jun., 1972.
HUMBLOT, Catherine. Les aventuries de l'arche documentaire. Le Monde,
Paris.
|