Prezado leitor,
Publicamos aqui um
banco de teses e dissertações sobre o cinema brasileiro,
a maioria delas defendidas nos últimos 30 anos no país e
no exterior.
A necessidade de um repertório específico sobre cinema brasileiro,
tendo como fonte a produção acadêmica nacional e internacional,
vinha sendo sentida por vários pesquisadores da área. Os
bancos de dados veiculados na WWW - World Wide Web, entre os quais os
da CAPES (capes.gov.br),
SIBINET (usp.br),
MINERVA (minerva.ufrj.br)
e IBICT (ibict.br)
são os principais, sempre foram ferramentas úteis de pesquisa,
porém limitados nos seus propósitos.
Tentativas anteriores de organização de um repertório
específico para o campo do cinema brasileiro, como o empreendido
pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (rumba.ilea.ufrgs.br),
ficaram estacionados no tempo, além de não possuírem
nem o objetivo de se apresentarem como um banco de dados, nem o de se
restringirem ao cinema brasileiro.
No total, foram pesquisados na WWW 728 trabalhos universitários.
Como o nosso objetivo era o cinema brasileiro, 204 trabalhos foram rejeitados
por estudarem o cinema estrangeiro e 10 por conterem referências
mínimas ao tema principal. Das 514 teses de Doutorado e Livre Docência,
mestrados brasileiros, ou PHds, Doctorats e DEAs
estrangeiros, relacionados no banco de dados, tivemos um contato mais
estreito com os trabalhos defendidos ou com cópias nas bibliotecas
de São Paulo. Portanto, o número constante pode ser alterado
tanto para mais (pela ausência), como para menos (por excesso ou
por falta de conhecimento do conteúdo).
O retorno dos leitores e usuários pode ser benéfico para
o aprimoramento do trabalho, posto que esta é uma primeira versão.
Toda informação sobre falhas, correções ou
inclusões necessárias poderão ser encaminhadas para
o seguinte endereço eletrônico: zeinacio@uol.com.br.
O vocabulário
utilizado na indexação dos assuntos foi o Vocabulário
Controlado sobre Artes do Espetáculo, coordenado pelos bibliotecários
do Museu Segall/Cinemateca Brasileira.
José Inacio
de Melo Souza (org.)
São Paulo, outubro de 2003.
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