RELAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES
COM ASSUNTOS ESTRANGEIROS

voltar banco de teses



L - P
 


LA SALVIA, André Luiz. Introdução ao estudo dos regimes de imagens nos livros cinema de Gilles Deleuze . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2006.

Orientador: Luiz Benedicto Lacerda Orlandi

LAGE, Celina Figueiredo. Para ver a Odisséia : entre a literatura, as artes plásticas e o cinema. Belo Horizonte, Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Letras, 2004.

Orientador: Jacintho José Lins Brandão

LAGE, Verônica Lucy Coutinho. "Blade Runner": uma leitura literária da narrativa fílmica . Juiz de Fora, Mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora/Faculdade de Letras, 1996.

Orientadora: Maria de Lourdes Abreu de Oliveira.

LAURENTIZ, Paulo Tadeu de. O cinema sem planos . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 1984.

Orientadora: Lúcia Santaella.

LEITE E SILVA, Sávio. Dogma 95: tudo é angústia . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes, 2006.

Orientador: Evandro José Lemos da Cunha

LEIVA FILHO, João Oswaldo. B-a-ba cinematográfico . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1991.

Orientador: Eduardo Leone.

LEONE, Eduardo. Retrato não terminado . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1984.

Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal.

LIMA, Edgar Rodrigues de. Cinema, a arquitetura do efêmero . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1996.

Orientador: Amálio Pinheiro.

LIMA, Evangelina da Rocha. Simetria, ou, Histórias de amor: análise do filme . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1991.

Orientador: Rogério Luz.

LIMA, Mônica Cristina Araújo. Fernando Birri: criação e resistência do cinema novo na América Latina . São Paulo, Doutorado, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/Prolam, 2005.

Orientador: Afrânio Mendes Catani.

LIMA, Pedro Modesto. Makhmalbaf Film House: a dimensão política na linguagem do cinema de Mohsen e Samira Makhmalbaf . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Comunicação, 2005.

Orientadora: Ivana Bentes de Oliveira.

LIMA, Rita de Cássia Gomes Barbosa. Todos os tempos: uma interpretação sobre o trabalho de Sandra Kogut . São Paulo, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 1997.

Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto.

LIMA, Rômulo César Araújo. Estética da redenção : um estudo sobre a filosofia da arte de Walter Benjamin. Paraíba, Mestrado, Universidade Federal da Paraíba/Faculdade de Filosofia, 2004.

Orientador: Paulo Tarso Cabral Medeiros.

LIMA, Sumaya Machado. A feminização do masculino - cinema e cultura . Rio de Janeiro, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Departamento de Letras, 2001.

Orientadora: Eliana Lúcia Madureira Yunes Garcia.

LINHARES, Cley Fabiano. Advertainment: o discurso publicitário na narrativa fílmica. Curitiba, Mestrado, Universidade Tuiuti do Paraná/Mestrado em Comuncação e Linguagens, 2006.

Orientador: Renato Luiz Pucci Júnior

LINS, Consuelo da Luz. Blade Runner e Brasil, The film : um corte no cinema de ficção científica. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1988.

Orientador: Heloísa Helena de Oliveira Buarque de Hollanda.

___. Deux voyages à travers l'Amérique : une approche kaleidoscopique du documentaire. Paris, Doutorado, Universidade de Paris/Sorbonne Nouvelle, 1994.

Orientador: Roger Odin

LISBOA, Huilton Luiz Silva. Entre a estatueta do Oscar e o Oscar da estatueta . Curitiba, Mestrado, Universidade Tuiuti do Paraná/Mestrado em Comunicação e Linguagens, 2003.

Orientadora: Denize Correa Araújo

LOBO, Júlio César. Rede de representações (configurações do correspondente estrangeiro em situações de comunicação intercultural no cinema internacional, 1968-1988). São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2002.

Orientador: Ismail Norberto Xavier.

LOMILLOS GARCIA, Miguel Angel. Poética da ausência: El Espiritu de la colmea de Victor Erice . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1993.

Orientador: Ismail Norberto Xavier.

LOPES, André Luís de Oliveira. Quentin Tarantino e a violência : um estudo sobre a subjetividade do artista. Niterói, Mestrado, Universidade Federal Fluminense, 2002.

Orientador: Antonio Sérgio de Lima Mendonça

LOPES, Erika Savernini. Índices de um cinema de poesia: Pier Paolo Pasolini, Luis Buñuel e Krzystof Kieslowski . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes, 1998.

Orientador: Heitor Capuzzo Filho.

LOPES, Ivã Carlos. Ser do sentido e o sentido do ser: semiótica e teoria das catástrofes . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1992.

Orientadora: Anna Maria Balogh Ortiz

LOPES, Ivã Carlos. Ser do sentido e o sentido do ser: semiótica e teoria das catástrofes . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1992.

Orientadora: Anna Maria Balogh Ortiz

LOPES, Jocimar da Silva. Reflexos: um estudo da percepção simbólica no cinema narrativo de ficção desde uma perspectiva fenomenológica - análise, comentários e interpretação do filme Os amantes do círculo polar de Julio Mendem (Los amantes del circulo polar, Espanha-França, 1998). São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes, 2006.

Orientadora: Marília Franco

LOUREIRO, Robson. Da teoria crítica de Adorno ao cinema crítico de Kluge : educação, história e estética. Florianópolis, Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006.

Orientadora: Maria Célia Marcondes de Moraes

LUCAS, Meize Regina de Lucena. Imagens do moderno: os sentidos do olhar de Jaques Tati . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1996.

Orientadora: Maria Izilda de Santos Matos.

LUCIO SOBRINHO, Alexandre. O sonho de um idiota: ensaio sobre algumas adaptações cinematográficas de obras literárias, feitas [por Akira Kurosawa. Assis, Mestrado, Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Letras, 2006.

Oientador: José Carlos Zamboni

LUNA, Ianni Barros. O estupro e a "norma" de gênero no cinema . Brasília, Mestrado, Universidade Nacional de Brasília/Departamento de História, 2006.

Orientadora: Rita Laura Segato

LUZ, Ana Cláudia Pimenta. Entre o imaginário e o real : a poética como experiência de agenciamento e interatividade - estudo preliminar para uma proposta de arte-terapia para crianças com câncer. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade de Rio de Janeiro/Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, 2005.

Orientadora: Anita Leandro

MACHADO, Leila Aparecida Domingues. À flor da pele . São Paulo, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.

Orientador: Luíz Benedicto Lacerda Orlandi.

MACHADO, Maristela Gonçalves Sousa. Théatrê et libertinage dans Les Liaisons dangereuses: du roman à l'écran. Porto Alegre, Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto de Letras, 2005.

Orientador: Robert Charles Ponge

MACHADO, Silmara Maria. O despertar da mulher dos contos de fada para a ficção do cinema. São Paulo, Mestrado, Universidade Paulista, 2003.

Orientador: Juan Guillermo D. Droguett

MAGALHÃES, Michelle Agnes. Música, futurismo e trilha sonora de Dziga Vertov . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2005.

Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco

MAIA, Maria S. Escritura fílmica: dramaturgia do enredo e dramaturgia da forma . Brasília, Mestrado, Universidade de Brasília/Faculdade de Comunicação, 1998.

Orientador: Pedro Jorge de Castro.

MALVEZZI, Maria José Terezinha. Esse obscuro objeto do desejo : o percurso espiral de uma busca. São José do Rio Preto, Mestrado, Universidade Estadual Paulista/Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2003.

Orientadora: Valderez Helena Gil Junqueira.

MANZANO, Luíz Adelmo Fernandes. A relação som-imagem no cinema : a experiência alemã de Fritz Lang. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1999.

Orientadora: Maria Dora Genis Mourão.

MARINHO, Celisa Carolina Alves. Contribuições para uma poética do maravilhoso : um estudo comparativo sobre a narratividade literária e cinematográfica. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2006.

Orientadora: Maria dos Prazeres Mendes

MARINS, Dirceu Carlos. Paisagem, cinema, ícone : imagens e sons do Andrei Rublev de Tarkovski. Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 2002.

Orientador: Milton José de Almeida

MARQUES, Cristina de Fátima Lourenço. O ritmo da poesia visual . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1996.

Orientador: Philadelpho Menezes Neto.

MARQUES, Silvia Cristina Aguetoni. O cinema de Luis Buñuel : uma leitura das tensões no mundo hispânico. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2003.

Orientador: Amálio Pinheiro.

MARRAFÃO, Terezinha de Jesus Dutra. Elementos para uma análise semiótica da seqüência inicial do filme Nostalgia de Andrei Tarkovski . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1998.

Orientadora: Irenilde Pereira dos Santos.

MARTINS, Alice Fátima. Saudades do futuro : o cinema de ficção científica como expressão do imaginário social sobre o devir. Brasília. Doutorado, Universidade de Brasília/Sociologia, 2004

Orientador: João Gabriel L. C. Teixeira

MARTINS, Andréa França. Cinema e azul, branco e vermelho: a trilogia de Kieslowski . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1996.

Orientador: Rogério Luz

___. Terras e fronteiras: imagens de itinerância no cinema contemporâneo . Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 2001.

Orientador: Rogério Luz.

MARTINS, Claudia Fátima Morais. A crítica cinematográfica presente nas revistas italianas Panorama e L'Espresso e no jornal La Repubblica : a análise discursiva e as estratégias lingüísticas utilizadas na estruturação do discurso. Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 2001.

Orientador: Flora de Paoli Faria.

MARTINS, Gabriela Borges da Silva. O espetáculo do grotesco nos filmes de Pedro Almodóvar . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997.

Orientador: Philadelpho Menezes Neto.

MARTINS, Karla Patrícia Holanda. O inconsciente em suspense : um estudo do processo de elaboração através do cinema hitchcockiano. Rio de Janeiro, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Departamento de Psicologia, 1995.

Orientador: Ana Maria Nicolaci da Costa

MARTINS, Luíz Renato. Conflito e interpretação em Fellini : construção da perspectiva do público. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1992.

Orientadora: Vera Lúcia Gonçalves Felício.

MASSAROLO, João Carlos. Caminhos cruzados: a narrativa digital . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1999.

Orientador: Eduardo Leone.

MATOS, Cristiane Lage de. Um dogma contemporâneo : uma análise do filme "Os Idiotas" de Lars Von Trier. Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Geras/Escola de Belas Artes, 2003.

Orientador: Evandro José Lemos da Cunha

MATOS, Marcelo dos Santos. Verdade, distanciamento e universalidade da tensão dramática no filme Dogville . São Paulo, Mestrado, Universidade Paulista/Faculdade de Comunicação, 2004.

Orientador: Juan Guillermo D. Droguett

MATOS, Yanet Aguilera Virvez Franklin de. Wenders como autor . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1996.

Orientador: Olgaria Chain Feres Matos.

___. A crônica visual de Michelangelo Antonioni . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2007.

Orientador: Olgária Chain Ferez Matos

MATTOS, Caio Rubens Amado de. A formação do Estado como alegoria : revolução e regressividade em Ivan, o terrível . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2001.

Orientador: Ismail Norberto Xavier.

MAYRINK, Robertson Burgarelli. A versão do produtor : filmes que tiveram finais modificados pelo sistema de pré-teste implantado em Hollywood. Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes, 2003.

Orientador: Heitor Capuzzo

MÉDES, Marcelo Augusto Nery. The questioning of gender stereotypes in Jane's Campion The piano . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Letras, 2002.

Orientadora: Sandra Regina Goulart Almeida.

MELCHIOR, Reto. Viaje a la luna : uma biografia em projeção (análise de um roteiro de Federico Garcia Lorca). São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2004.

Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal

MELEIRO, Alessandra. O novo cinema iraniano : um estudo de política cultural. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2004.

Orientador: José Teixeira Coelho Neto

MELLO, Celina Maria Moreira de. Marguerite Duras : o texto e sua travessia. Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 1985.

Orientadora: Maria do Carmo Peixoto Pandolfo.

MELLO, Clélia Maria Lima de. O cinema em cena : uma aproximação hipertextual - a encenação de Peter Greenaway. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2002.

Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto.

MELO, Andréa Mota Bezerra de. Erotismo e metáfora no cinema de Carlos Saura . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1999.

Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal.

MENDES, Eduardo Santos. Walter Murch: a revolução no pensamento sonoro cinematográfico . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2000.

Orientador: Maria Dora Genis Mourão.

MENDES, Ranulfo Alfredo Manevy de Pereira: Jean-Luc Godard e o cinema clássico americano - de Acossado a Made in USA . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2004.

Orientador: Ismail Norberto Xavier

MENDONÇA: Jeová Rocha de. As semioses da dança de Salomé na cultura : pintura, literatura, teatro, cinema. São Paulo, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005.

Orientador: Irene de Araújo Machado

MENDONÇA, Mary Enice Ramalho de. História e cinema : cinemanovismo e violência na América Latina (décadas de sessenta e setenta). São Paulo, Tese de Livre Docência, Universidade de São Paulo/ECA, 1995.

MENDOZA, Helder Quiroga. Cinema e poesia: uma relação intersemiótica em Akira Kurosawa. Brasília, Mestrado, Universidade Nacional de Brasília/Faculdade de Comunicação, 2006.

Orientadora: Susana Madeira Dobal Jordan

MENEZES, Maria Christina. Recursos de linguagem na animação: a enunciação cinematográfica construída a partir das transformações da figuratividade quadro a quadro. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2005

Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto

MENEZES, Paulo Roberto Arruda de. Imagens no tempo-cinema: problematização e significação nos anos 70 . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1996.

Orientador: José Carlos Bruni.

MESQUITA, Luciano Pires. A guerra do pós-guerra: o cinema norte-americano e a guerra do Vietnã . Niterói, Mestrado, Universidade Federal Fluminense/Faculdade de História, 2004.

Orientadora: Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus

MIRANDA, Suzana Reck. Filmando a música : uma interpretação do cinema de François Girard. Campinas, Doutorado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2006.

Orientadora: Lucia Nagib

MODESTO, Ana Lúcia. Imagens do mal : a ética no cinema norte-americano contemporâneo. Campinas, Doutorado, Universidade Estadual de Campinas/IFCH, 2004.

Orientador: Nádia Farage

MORAES, Maíra Martins. Arte movimento: um olhar deleuziano sobre Waking life . Bauru, Mestrado, Universidade Estadual Paulista/Mestrado em Comunicação, 2005.

Orientadora: Solange Maria Bigal

MORAES, Rafaela do Nascimento de. Meshes of the afternoon : the possibility of poetic cinema. Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Faculdade de Letras, 2004.

Orientadora: Anelise Reich Corseuil

MORAES, Regina Kuster. Labirinto de tempos : uma investigação sobre o filme O Espelho de Tarkovski. Curitiba, Mestrado, Universidade Tuiuti do Paraná/Mestrado em Comunicação e Linguagens, 2006.

Orientador: Renato Luiz Pucci Júnior

MORAES E SILVA, Tânia Andrade. O cativeiro da imagem e a liberdade abdutiva da linguagem cinematográfica . São Paulo, Mestrado, Universidade Paulista, 2003.

Orientador: Juan Guillermo D. Droguett

MORAES JÚNIOR, Jorgson Ksam Smith. Herói decadente: a emergência histórica do anti-herói na literatura, no cinema e na TV . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2005.

Orientador: Eugênio Trivinho

MOREIRA, Arthur Barroso. A temática da perversão na obra de Pedro Almodóvar . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 2000.

Orientador: Potiguara Mendes da Silveira Júnior.

MOREIRA, Cecília Inês Saint-Pierre Leal. Grande alma do mundo . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1993.

Orientador: Maria Rita Eliezer Galvão.

MOREIRA, Lilian Fontes. A linguagem do romance nesse novo tempo : uma análise da influência da circulação de imagens e da informática na narrativa romanesca do final do século XX. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1997.

Orientadora: Beatriz Jaguaribe de Mattos.

MORENO, Antonio dos Nascimento. Cinema, ideologia e infância : a recepção das ideologias em filmes espanhóis de crianças e com crianças, 1953-1975. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2001.

Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal

MOURÃO, Maria Dora Genis. Que viva Eisenstein! São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1987.

Orientador: Eduardo Leone.

NAGIB, Lúcia. Werner Herzog: o cinema como realidade . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1988.

Orientador: Ismail Norberto Xavier.

___. Nascido das cinzas : autor e sujeito nos filmes de Oshima. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1994.

Orientador: Ismail Norberto Xavier.

NAZÁRIO, Luíz Roberto Pinto. Papel da imagem na preparação do holocausto . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1994.

Orientadora: Anita Waingort Novinsky

NEVES, Christianne Maria de Dominicis. A composição para filmes no exemplo de Dave Grusin . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2004.

Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco

NEVES, Cláudia Ramos. Returning to zamunda to find paradise : Eddie Murphy's coming to America and the politics os parody in film. Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Comunicação e Expressão, 2004.

Orientador: José Gatti

NOMA, Amélia Kimiko. Visualidade da vida urbana: Metropolis e Blade Runner . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1998.

Orientadora: Maria Antonieta Martines Antonacci

NUNES, Glória Elena Pereira. Leituras de Shakespeare: da palavra à imagem. Niterói, Doutorado, Universidade Federal Fluminense/Faculdade de Letras, 2006.

Orientadora: Maria Elizabeth Chaves de Melo

OKANO, Michiko. Ma: entre-espaço da comunicação no Japão: um estudo acerca dos diálogos entre Oriente e Ocidente. São Paulo, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Comunicação e Semiótica, 2007.

Orientadora: Christine Greiner

OLIVAN, Zuleika Fátima Vitoriano. A imagem cinematográfica na construção do imaginário do sujeito : desenho animado de Walt Disney. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2004.

Orientadora: Cecília Almeida Salles

OLIVEIRA, Adriano Anunciação. "Matrix" e a "Cidade dos sonhos": representações da irrealidade na ficção contemporânea. Salvador, Mestrado, Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Letras e Lingüística, 2006.

Orientador: Décio Torres Cruz

OLIVEIRA, Cristiane Maia de. Docência na política cultural : a interação de professoras (es) com textos midiáticos no processo de construção de suas identidades de gênero enquanto docentes. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.

Orientadora: Vera Helena Ferraz de Siqueira

OLIVEIRA, Ivana Bentes. Percepção e verdade: da filosofia ao cinema . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1991.

Orientador: Márcio Tavares d'Amaral.

OLIVEIRA, Luciane Guimarães de. A Bela e a fera ou a ferida grande demais, de Clarice Lispector . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Letras, 2005.

Orientadora: Sonia Maria de Melo Queiroz

OLIVEIRA, Roberto Lemos de. A guerra fria no cinema na ótica de James Bond . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS, 2001.

Orientadora: Celeste Zenha.

OLIVEIRA JÚNIOR, Paulo Roberto Pires de. Cinema e verdade : da verdade da imagem à imagem das verdades. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1992.

Orientador: Márcio Tavares d'Amaral

OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de. A cidade (tele) perdida : em busca da atual imagem do urbano. Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 1994.

Orientador: Vani Moreira Kenski.

___. Chuva de cinema : natureza e cultura urbanas. Campinas, Doutorado, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 1999.

Orientador: Milton José de Almeida.

OROFINO, Maria Carmen Borba. As duas fantasias de Walt Disney : desenho animado e a educação em dança no Brasil. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2004

Orientadora: Helena Tania Katz

OROZ, Sílvia. O cinema de lágrimas na América Latina : o melodrama cinematográfico nas décadas de 30-40-50. Brasília, Mestrado, Universidade de Brasília, 1991.

Orientador: Vladimir Carvalho

ORTEGOSA, Márcia Aparecida. Descontrução no cinema noir : entre o espelho e o congelamento das imagens. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2002.

Orientadora: Anna Maria Balogh Ortiz.

OTAVIANO, Cristiano. Vigiar e fingir: as estratégias do poder na era do simulacro (uma leitura do filme Matrix ). Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 2004.

Orientadora: Ana Maria Amorim de Alencar

PACHECO, Enilda das Graças. O artifício erótico : a mais bela das feras. São Leopoldo, Mestrado, Universidade do Vale dos Sinos, 2000.

Orientadora: Juracy Ignez Assman Saraiva.

PAIVA, Samuel José Holanda de. O cinema-teatro de Fassbinder . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1998.

Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal.

PANZENHAGEN JÚNIOR, Hélio Carlos. Do movimento ao tempo : prolegômenos para uma cinematografia contemporânea. Porto Alegre, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2002.

Orientadora: Eliana Pibernat Antonini

PARAÍSO, Ana Valentina Turri de Souza. Do outro lado do espelho : o desvelamento do duplo a partir da experiência do sujeito no campo da imagem. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2002.

Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto.

PARENTE, André de Souza. Narrative et non-narrative filmique . Paris, Doutorado, Universidade de Paris/Vincennes, 1987.

Orientador: Gilles Deleuze.

PASCHOAL, Sônia Maria Alves. O cinema e o estudante universitário : os limites da recepção. Bauru, Mestrado, Universidade Estadual Paulista, 2003.

Orientador: Cláudio Bertolli Filho

PAULA, Silvana de. O romance policial de Leonardo Sciascia . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2000.

Orientadora: Mariarosaria Fabris.

PAULATTI, Ivana Barbosa. A ex-citação da pintura e no cinema: diálogos mediáticos. Curitiba, Mestrado, Universidade Tuiuti do Paraná/Mestrado em Comunicação e Linguagens, 2006.

Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal

PENHA, Valério Medeiros da. Decadentismo em "Morte em Veneza" . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.

PEREA, Maria Aparecida de Abreu. Trágica trama - o abuso sexual infantil representado no filme Má educação . Brasília, Mestrado, Universidade Católica de Brasília/Faculdade de Psicologia, 2005.

Orientador: Vicente de Paula Faleiros

PEREIRA, Carmen Cinyra Gadelha. Corpora: investigações sobre poética do espetáculo . Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 2002.

Orientadora: Ieda Tucherman.

PEREIRA, Marcelo Reges. Brazilian boys: corporalidades masculinas em filmes pornográficos de temáticas homoeróticas . Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Faculdade de Ciências Sociais, 2004.

Orientadora: Sonia Weidner Maluf

PEREIRA, Miguel Serpa. Cinema e ópera : Um encontro estético em Wagner. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1995.

Orientadora: Marília Franco.

PEREIRA, Mônica Lima. Assim caminha a América - o cinema como documento do percurso histórico dos Estados Unidos. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1997.

Orientador: Aluízio Ramos Trinta.

PEREIRA, Ricardo Tapajós Martins Coelho. O ensino da medicina através das humanidades médicas : análise do filme "And the band played on" e seu uso em atividades de ensino/aprendizagem em Educação Médica. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/Faculdade de Medicina, 2005.

Orientador: Aluisio Augusto Cotrim Segurado

PEREIRA, Wagner Pinheiro. Guerra das imagens : cinema e política nos governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945). São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2003.

Orientadora: Maria Helena Rolim Capelato.

PEREZ, César Bargo. Branca de Neve: a transposição de uma heroína da literatura para o cinema de animação . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes, 2005.

Orientador:Maria Cristina Castilho Costa

PERNISA JÚNIOR, Carlos. A velocidade na tela : o temporeal em Paul Virilio. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1995.

Orientador: Rogério Luz.

PERON, Mauro Luiz. Articulações narrativas em Alfred Hitchcock . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2006.

Orientador: Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos

PIMENTEL, Lucila da Silveira Leite. Poetas com línguas de borboletas : a imagem do adolescente na mídia cinematográfica. São Paulo, Mestrado, Universidade Paulista/Faculdade de Comunicação, 2004.

Orientador: Juan Guillermo D. Droguett

PINHEIRO, Graziela Maria Lisboa. The show must go on : a indústria cultural como mediadora do sonho americano em The House of blue leaves e Six degrees of separation , de John Guare. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFCHL, 2003.

Orientadora: Maria Sílvia Betti.

PINHEIRO, Neide Garcia. The English patient: national identity and nationalism in Ondaatje's novel (1992) and Minghlela's film (1996) . Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Faculdade de Letras, 2005.

Orientadora: Annelise Reich Corseuil

PINHEIRO, Suely Reis. Carlitos: a paródia gestual do herói . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1995.

Orientador: Mário M. Gonzáles.

PINOTTI, Lauro Jerônimo Annichino. Cinema sem palavras : um estudo sobre a existência de um código à construção das microestruturas dos filmes sem palavras. Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 1991.

Orientadora: Nelly de Camargo.

PONTE, Charles Albuquerque. Towards humanity : narrator-character relationship in Stanley Kubrik's 2001: a space odissey and A clockwork orange . Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Comunicação e Expressão, 2003.

Orientadora: Anelise Reich Corseuil

PORRU, Mauro. D'Annunzio/Visconti: tensão e ritmo em L'innocente . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 1995.

Orientadora: Flora de Paoli Faria.

___. Luchino Visconti: o intérprete do estetismo decadente . Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 2000.

Orientadora: Flora de Paoli Faria.

PORTO, José Alberto Nobre. A montagem cinematográfica como código . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1983.

Orientador: Muniz Sodré de Araújo Cabral.

___. A fantasia das escadas : uma tese fictícia sobre uma teoria real. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1994.

Orientador: Eduardo Leone.

PRÓCHNO, Caio César Souza Camargo. Corpo do ator: metamorfoses, simulacros . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia, 1997.

Orientador: João Augusto Frayse-Pereira.

PUHL, Paula Regina. A discursividade no filme Hamlet : uma interpretação hermenêutica. Porto Alegre, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Faculdade de Comunicação Social, 2003.

Orientador: Roberto José Ramos

atualizado em 15/06/2008


Q - Z

voltar banco de teses