|
||
Orientador: Luiz Benedicto Lacerda Orlandi LAGE, Celina Figueiredo. Para ver a Odisséia : entre a literatura, as artes plásticas e o cinema. Belo Horizonte, Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Letras, 2004. Orientador: Jacintho José Lins Brandão LAGE, Verônica Lucy Coutinho. "Blade Runner": uma leitura literária da narrativa fílmica . Juiz de Fora, Mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora/Faculdade de Letras, 1996. Orientadora: Maria de Lourdes Abreu de Oliveira. LAURENTIZ, Paulo Tadeu de. O cinema sem planos . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 1984. Orientadora: Lúcia Santaella. LEITE E SILVA, Sávio. Dogma 95: tudo é angústia . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes, 2006. Orientador: Evandro José Lemos da Cunha LEIVA FILHO, João Oswaldo. B-a-ba cinematográfico . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1991. Orientador: Eduardo Leone. LEONE, Eduardo. Retrato não terminado . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1984. Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal. LIMA, Edgar Rodrigues de. Cinema, a arquitetura do efêmero . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1996. Orientador: Amálio Pinheiro. LIMA, Evangelina da Rocha. Simetria, ou, Histórias de amor: análise do filme . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1991. Orientador: Rogério Luz. LIMA, Mônica Cristina Araújo. Fernando Birri: criação e resistência do cinema novo na América Latina . São Paulo, Doutorado, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/Prolam, 2005. Orientador: Afrânio Mendes Catani. LIMA, Pedro Modesto. Makhmalbaf Film House: a dimensão política na linguagem do cinema de Mohsen e Samira Makhmalbaf . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Comunicação, 2005. Orientadora: Ivana Bentes de Oliveira. LIMA, Rita de Cássia Gomes Barbosa. Todos os tempos: uma interpretação sobre o trabalho de Sandra Kogut . São Paulo, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 1997. Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto. LIMA, Rômulo César Araújo. Estética da redenção : um estudo sobre a filosofia da arte de Walter Benjamin. Paraíba, Mestrado, Universidade Federal da Paraíba/Faculdade de Filosofia, 2004. Orientador: Paulo Tarso Cabral Medeiros. LIMA, Sumaya Machado. A feminização do masculino - cinema e cultura . Rio de Janeiro, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Departamento de Letras, 2001. Orientadora: Eliana Lúcia Madureira Yunes Garcia. LINHARES, Cley Fabiano. Advertainment: o discurso publicitário na narrativa fílmica. Curitiba, Mestrado, Universidade Tuiuti do Paraná/Mestrado em Comuncação e Linguagens, 2006. Orientador: Renato Luiz Pucci Júnior LINS, Consuelo da Luz. Blade Runner e Brasil, The film : um corte no cinema de ficção científica. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1988. Orientador: Heloísa Helena de Oliveira Buarque de Hollanda. ___. Deux voyages à travers l'Amérique : une approche kaleidoscopique du documentaire. Paris, Doutorado, Universidade de Paris/Sorbonne Nouvelle, 1994. Orientador: Roger Odin LISBOA, Huilton Luiz Silva. Entre a estatueta do Oscar e o Oscar da estatueta . Curitiba, Mestrado, Universidade Tuiuti do Paraná/Mestrado em Comunicação e Linguagens, 2003. Orientadora: Denize Correa Araújo LOBO, Júlio César. Rede de representações (configurações do correspondente estrangeiro em situações de comunicação intercultural no cinema internacional, 1968-1988). São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2002. Orientador: Ismail Norberto Xavier. LOMILLOS GARCIA, Miguel Angel. Poética da ausência: El Espiritu de la colmea de Victor Erice . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1993. Orientador: Ismail Norberto Xavier. LOPES, André Luís de Oliveira. Quentin Tarantino e a violência : um estudo sobre a subjetividade do artista. Niterói, Mestrado, Universidade Federal Fluminense, 2002. Orientador: Antonio Sérgio de Lima Mendonça LOPES, Erika Savernini. Índices de um cinema de poesia: Pier Paolo Pasolini, Luis Buñuel e Krzystof Kieslowski . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes, 1998. Orientador: Heitor Capuzzo Filho. LOPES, Ivã Carlos. Ser do sentido e o sentido do ser: semiótica e teoria das catástrofes . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1992. Orientadora: Anna Maria Balogh Ortiz LOPES, Ivã Carlos. Ser do sentido e o sentido do ser: semiótica e teoria das catástrofes . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1992. Orientadora: Anna Maria Balogh Ortiz LOPES, Jocimar da Silva. Reflexos: um estudo da percepção simbólica no cinema narrativo de ficção desde uma perspectiva fenomenológica - análise, comentários e interpretação do filme Os amantes do círculo polar de Julio Mendem (Los amantes del circulo polar, Espanha-França, 1998). São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes, 2006. Orientadora: Marília Franco LOUREIRO, Robson. Da teoria crítica de Adorno ao cinema crítico de Kluge : educação, história e estética. Florianópolis, Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006. Orientadora: Maria Célia Marcondes de Moraes LUCAS, Meize Regina de Lucena. Imagens do moderno: os sentidos do olhar de Jaques Tati . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1996. Orientadora: Maria Izilda de Santos Matos. LUCIO SOBRINHO, Alexandre. O sonho de um idiota: ensaio sobre algumas adaptações cinematográficas de obras literárias, feitas [por Akira Kurosawa. Assis, Mestrado, Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Letras, 2006. Oientador: José Carlos Zamboni LUNA, Ianni Barros. O estupro e a "norma" de gênero no cinema . Brasília, Mestrado, Universidade Nacional de Brasília/Departamento de História, 2006. Orientadora: Rita Laura Segato LUZ, Ana Cláudia Pimenta. Entre o imaginário e o real : a poética como experiência de agenciamento e interatividade - estudo preliminar para uma proposta de arte-terapia para crianças com câncer. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade de Rio de Janeiro/Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, 2005. Orientadora: Anita Leandro MACHADO, Leila Aparecida Domingues. À flor da pele . São Paulo, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002. Orientador: Luíz Benedicto Lacerda Orlandi. MACHADO, Maristela Gonçalves Sousa. Théatrê et libertinage dans Les Liaisons dangereuses: du roman à l'écran. Porto Alegre, Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto de Letras, 2005. Orientador: Robert Charles Ponge MACHADO, Silmara Maria. O despertar da mulher dos contos de fada para a ficção do cinema. São Paulo, Mestrado, Universidade Paulista, 2003. Orientador: Juan Guillermo D. Droguett MAGALHÃES, Michelle Agnes. Música, futurismo e trilha sonora de Dziga Vertov . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2005. Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco MAIA, Maria S. Escritura fílmica: dramaturgia do enredo e dramaturgia da forma . Brasília, Mestrado, Universidade de Brasília/Faculdade de Comunicação, 1998. Orientador: Pedro Jorge de Castro. MALVEZZI, Maria José Terezinha. Esse obscuro objeto do desejo : o percurso espiral de uma busca. São José do Rio Preto, Mestrado, Universidade Estadual Paulista/Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2003. Orientadora: Valderez Helena Gil Junqueira. MANZANO, Luíz Adelmo Fernandes. A relação som-imagem no cinema : a experiência alemã de Fritz Lang. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1999. Orientadora: Maria Dora Genis Mourão. MARINHO, Celisa Carolina Alves. Contribuições para uma poética do maravilhoso : um estudo comparativo sobre a narratividade literária e cinematográfica. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2006. Orientadora: Maria dos Prazeres Mendes MARINS, Dirceu Carlos. Paisagem, cinema, ícone : imagens e sons do Andrei Rublev de Tarkovski. Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 2002. Orientador: Milton José de Almeida MARQUES, Cristina de Fátima Lourenço. O ritmo da poesia visual . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1996. Orientador: Philadelpho Menezes Neto. MARQUES, Silvia Cristina Aguetoni. O cinema de Luis Buñuel : uma leitura das tensões no mundo hispânico. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2003. Orientador: Amálio Pinheiro. MARRAFÃO, Terezinha de Jesus Dutra. Elementos para uma análise semiótica da seqüência inicial do filme Nostalgia de Andrei Tarkovski . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1998. Orientadora: Irenilde Pereira dos Santos. MARTINS, Alice Fátima. Saudades do futuro : o cinema de ficção científica como expressão do imaginário social sobre o devir. Brasília. Doutorado, Universidade de Brasília/Sociologia, 2004 Orientador: João Gabriel L. C. Teixeira MARTINS, Andréa França. Cinema e azul, branco e vermelho: a trilogia de Kieslowski . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1996. Orientador: Rogério Luz ___. Terras e fronteiras: imagens de itinerância no cinema contemporâneo . Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 2001. Orientador: Rogério Luz. MARTINS, Claudia Fátima Morais. A crítica cinematográfica presente nas revistas italianas Panorama e L'Espresso e no jornal La Repubblica : a análise discursiva e as estratégias lingüísticas utilizadas na estruturação do discurso. Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 2001. Orientador: Flora de Paoli Faria. MARTINS, Gabriela Borges da Silva. O espetáculo do grotesco nos filmes de Pedro Almodóvar . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997. Orientador: Philadelpho Menezes Neto. MARTINS, Karla Patrícia Holanda. O inconsciente em suspense : um estudo do processo de elaboração através do cinema hitchcockiano. Rio de Janeiro, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Departamento de Psicologia, 1995. Orientador: Ana Maria Nicolaci da Costa MARTINS, Luíz Renato. Conflito e interpretação em Fellini : construção da perspectiva do público. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1992. Orientadora: Vera Lúcia Gonçalves Felício. MASSAROLO, João Carlos. Caminhos cruzados: a narrativa digital . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1999. Orientador: Eduardo Leone. MATOS, Cristiane Lage de. Um dogma contemporâneo : uma análise do filme "Os Idiotas" de Lars Von Trier. Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Geras/Escola de Belas Artes, 2003. Orientador: Evandro José Lemos da Cunha MATOS, Marcelo dos Santos. Verdade, distanciamento e universalidade da tensão dramática no filme Dogville . São Paulo, Mestrado, Universidade Paulista/Faculdade de Comunicação, 2004. Orientador: Juan Guillermo D. Droguett MATOS, Yanet Aguilera Virvez Franklin de. Wenders como autor . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1996. Orientador: Olgaria Chain Feres Matos. ___. A crônica visual de Michelangelo Antonioni . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2007. Orientador: Olgária Chain Ferez Matos MATTOS, Caio Rubens Amado de. A formação do Estado como alegoria : revolução e regressividade em Ivan, o terrível . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2001. Orientador: Ismail Norberto Xavier. MAYRINK, Robertson Burgarelli. A versão do produtor : filmes que tiveram finais modificados pelo sistema de pré-teste implantado em Hollywood. Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes, 2003. Orientador: Heitor Capuzzo MÉDES, Marcelo Augusto Nery. The questioning of gender stereotypes in Jane's Campion The piano . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Letras, 2002. Orientadora: Sandra Regina Goulart Almeida. MELCHIOR, Reto. Viaje a la luna : uma biografia em projeção (análise de um roteiro de Federico Garcia Lorca). São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2004. Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal MELEIRO, Alessandra. O novo cinema iraniano : um estudo de política cultural. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2004. Orientador: José Teixeira Coelho Neto MELLO, Celina Maria Moreira de. Marguerite Duras : o texto e sua travessia. Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 1985. Orientadora: Maria do Carmo Peixoto Pandolfo. MELLO, Clélia Maria Lima de. O cinema em cena : uma aproximação hipertextual - a encenação de Peter Greenaway. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2002. Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto. MELO, Andréa Mota Bezerra de. Erotismo e metáfora no cinema de Carlos Saura . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1999. Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal. MENDES, Eduardo Santos. Walter Murch: a revolução no pensamento sonoro cinematográfico . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2000. Orientador: Maria Dora Genis Mourão. MENDES, Ranulfo Alfredo Manevy de Pereira: Jean-Luc Godard e o cinema clássico americano - de Acossado a Made in USA . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2004. Orientador: Ismail Norberto Xavier MENDONÇA: Jeová Rocha de. As semioses da dança de Salomé na cultura : pintura, literatura, teatro, cinema. São Paulo, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005. Orientador: Irene de Araújo Machado MENDONÇA, Mary Enice Ramalho de. História e cinema : cinemanovismo e violência na América Latina (décadas de sessenta e setenta). São Paulo, Tese de Livre Docência, Universidade de São Paulo/ECA, 1995. MENDOZA, Helder Quiroga. Cinema e poesia: uma relação intersemiótica em Akira Kurosawa. Brasília, Mestrado, Universidade Nacional de Brasília/Faculdade de Comunicação, 2006. Orientadora: Susana Madeira Dobal Jordan MENEZES, Maria Christina. Recursos de linguagem na animação: a enunciação cinematográfica construída a partir das transformações da figuratividade quadro a quadro. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2005 Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto MENEZES, Paulo Roberto Arruda de. Imagens no tempo-cinema: problematização e significação nos anos 70 . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1996. Orientador: José Carlos Bruni. MESQUITA, Luciano Pires. A guerra do pós-guerra: o cinema norte-americano e a guerra do Vietnã . Niterói, Mestrado, Universidade Federal Fluminense/Faculdade de História, 2004. Orientadora: Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus MIRANDA, Suzana Reck. Filmando a música : uma interpretação do cinema de François Girard. Campinas, Doutorado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2006. Orientadora: Lucia Nagib MODESTO, Ana Lúcia. Imagens do mal : a ética no cinema norte-americano contemporâneo. Campinas, Doutorado, Universidade Estadual de Campinas/IFCH, 2004. Orientador: Nádia Farage MORAES, Maíra Martins. Arte movimento: um olhar deleuziano sobre Waking life . Bauru, Mestrado, Universidade Estadual Paulista/Mestrado em Comunicação, 2005. Orientadora: Solange Maria Bigal MORAES, Rafaela do Nascimento de. Meshes of the afternoon : the possibility of poetic cinema. Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Faculdade de Letras, 2004. Orientadora: Anelise Reich Corseuil MORAES, Regina Kuster. Labirinto de tempos : uma investigação sobre o filme O Espelho de Tarkovski. Curitiba, Mestrado, Universidade Tuiuti do Paraná/Mestrado em Comunicação e Linguagens, 2006. Orientador: Renato Luiz Pucci Júnior MORAES E SILVA, Tânia Andrade. O cativeiro da imagem e a liberdade abdutiva da linguagem cinematográfica . São Paulo, Mestrado, Universidade Paulista, 2003. Orientador: Juan Guillermo D. Droguett MORAES JÚNIOR, Jorgson Ksam Smith. Herói decadente: a emergência histórica do anti-herói na literatura, no cinema e na TV . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2005. Orientador: Eugênio Trivinho MOREIRA, Arthur Barroso. A temática da perversão na obra de Pedro Almodóvar . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 2000. Orientador: Potiguara Mendes da Silveira Júnior. MOREIRA, Cecília Inês Saint-Pierre Leal. Grande alma do mundo . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1993. Orientador: Maria Rita Eliezer Galvão. MOREIRA, Lilian Fontes. A linguagem do romance nesse novo tempo : uma análise da influência da circulação de imagens e da informática na narrativa romanesca do final do século XX. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1997. Orientadora: Beatriz Jaguaribe de Mattos. MORENO, Antonio dos Nascimento. Cinema, ideologia e infância : a recepção das ideologias em filmes espanhóis de crianças e com crianças, 1953-1975. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2001. Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal MOURÃO, Maria Dora Genis. Que viva Eisenstein! São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1987. Orientador: Eduardo Leone. NAGIB, Lúcia. Werner Herzog: o cinema como realidade . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1988. Orientador: Ismail Norberto Xavier. ___. Nascido das cinzas : autor e sujeito nos filmes de Oshima. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1994. Orientador: Ismail Norberto Xavier. NAZÁRIO, Luíz Roberto Pinto. Papel da imagem na preparação do holocausto . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1994. Orientadora: Anita Waingort Novinsky NEVES, Christianne Maria de Dominicis. A composição para filmes no exemplo de Dave Grusin . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2004. Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco NEVES, Cláudia Ramos. Returning to zamunda to find paradise : Eddie Murphy's coming to America and the politics os parody in film. Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Comunicação e Expressão, 2004. Orientador: José Gatti NOMA, Amélia Kimiko. Visualidade da vida urbana: Metropolis e Blade Runner . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1998. Orientadora: Maria Antonieta Martines Antonacci NUNES, Glória Elena Pereira. Leituras de Shakespeare: da palavra à imagem. Niterói, Doutorado, Universidade Federal Fluminense/Faculdade de Letras, 2006. Orientadora: Maria Elizabeth Chaves de Melo OKANO, Michiko. Ma: entre-espaço da comunicação no Japão: um estudo acerca dos diálogos entre Oriente e Ocidente. São Paulo, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Comunicação e Semiótica, 2007. Orientadora: Christine Greiner OLIVAN, Zuleika Fátima Vitoriano. A imagem cinematográfica na construção do imaginário do sujeito : desenho animado de Walt Disney. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2004. Orientadora: Cecília Almeida Salles OLIVEIRA, Adriano Anunciação. "Matrix" e a "Cidade dos sonhos": representações da irrealidade na ficção contemporânea. Salvador, Mestrado, Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Letras e Lingüística, 2006. Orientador: Décio Torres Cruz OLIVEIRA, Cristiane Maia de. Docência na política cultural : a interação de professoras (es) com textos midiáticos no processo de construção de suas identidades de gênero enquanto docentes. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003. Orientadora: Vera Helena Ferraz de Siqueira OLIVEIRA, Ivana Bentes. Percepção e verdade: da filosofia ao cinema . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1991. Orientador: Márcio Tavares d'Amaral. OLIVEIRA, Luciane Guimarães de. A Bela e a fera ou a ferida grande demais, de Clarice Lispector . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Letras, 2005. Orientadora: Sonia Maria de Melo Queiroz OLIVEIRA, Roberto Lemos de. A guerra fria no cinema na ótica de James Bond . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS, 2001. Orientadora: Celeste Zenha. OLIVEIRA JÚNIOR, Paulo Roberto Pires de. Cinema e verdade : da verdade da imagem à imagem das verdades. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1992. Orientador: Márcio Tavares d'Amaral OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de. A cidade (tele) perdida : em busca da atual imagem do urbano. Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 1994. Orientador: Vani Moreira Kenski. ___. Chuva de cinema : natureza e cultura urbanas. Campinas, Doutorado, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 1999. Orientador: Milton José de Almeida. OROFINO, Maria Carmen Borba. As duas fantasias de Walt Disney : desenho animado e a educação em dança no Brasil. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2004 Orientadora: Helena Tania Katz OROZ, Sílvia. O cinema de lágrimas na América Latina : o melodrama cinematográfico nas décadas de 30-40-50. Brasília, Mestrado, Universidade de Brasília, 1991. Orientador: Vladimir Carvalho ORTEGOSA, Márcia Aparecida. Descontrução no cinema noir : entre o espelho e o congelamento das imagens. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2002. Orientadora: Anna Maria Balogh Ortiz. OTAVIANO, Cristiano. Vigiar e fingir: as estratégias do poder na era do simulacro (uma leitura do filme Matrix ). Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 2004. Orientadora: Ana Maria Amorim de Alencar PACHECO, Enilda das Graças. O artifício erótico : a mais bela das feras. São Leopoldo, Mestrado, Universidade do Vale dos Sinos, 2000. Orientadora: Juracy Ignez Assman Saraiva. PAIVA, Samuel José Holanda de. O cinema-teatro de Fassbinder . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1998. Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal. PANZENHAGEN JÚNIOR, Hélio Carlos. Do movimento ao tempo : prolegômenos para uma cinematografia contemporânea. Porto Alegre, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2002. Orientadora: Eliana Pibernat Antonini PARAÍSO, Ana Valentina Turri de Souza. Do outro lado do espelho : o desvelamento do duplo a partir da experiência do sujeito no campo da imagem. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2002. Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto. PARENTE, André de Souza. Narrative et non-narrative filmique . Paris, Doutorado, Universidade de Paris/Vincennes, 1987. Orientador: Gilles Deleuze. PASCHOAL, Sônia Maria Alves. O cinema e o estudante universitário : os limites da recepção. Bauru, Mestrado, Universidade Estadual Paulista, 2003. Orientador: Cláudio Bertolli Filho PAULA, Silvana de. O romance policial de Leonardo Sciascia . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2000. Orientadora: Mariarosaria Fabris. PAULATTI, Ivana Barbosa. A ex-citação da pintura e no cinema: diálogos mediáticos. Curitiba, Mestrado, Universidade Tuiuti do Paraná/Mestrado em Comunicação e Linguagens, 2006. Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal PENHA, Valério Medeiros da. Decadentismo em "Morte em Veneza" . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004. PEREA, Maria Aparecida de Abreu. Trágica trama - o abuso sexual infantil representado no filme Má educação . Brasília, Mestrado, Universidade Católica de Brasília/Faculdade de Psicologia, 2005. Orientador: Vicente de Paula Faleiros PEREIRA, Carmen Cinyra Gadelha. Corpora: investigações sobre poética do espetáculo . Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 2002. Orientadora: Ieda Tucherman. PEREIRA, Marcelo Reges. Brazilian boys: corporalidades masculinas em filmes pornográficos de temáticas homoeróticas . Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Faculdade de Ciências Sociais, 2004. Orientadora: Sonia Weidner Maluf PEREIRA, Miguel Serpa. Cinema e ópera : Um encontro estético em Wagner. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1995. Orientadora: Marília Franco. PEREIRA, Mônica Lima. Assim caminha a América - o cinema como documento do percurso histórico dos Estados Unidos. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1997. Orientador: Aluízio Ramos Trinta. PEREIRA, Ricardo Tapajós Martins Coelho. O ensino da medicina através das humanidades médicas : análise do filme "And the band played on" e seu uso em atividades de ensino/aprendizagem em Educação Médica. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/Faculdade de Medicina, 2005. Orientador: Aluisio Augusto Cotrim Segurado PEREIRA, Wagner Pinheiro. Guerra das imagens : cinema e política nos governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945). São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2003. Orientadora: Maria Helena Rolim Capelato. PEREZ, César Bargo. Branca de Neve: a transposição de uma heroína da literatura para o cinema de animação . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes, 2005. Orientador:Maria Cristina Castilho Costa PERNISA JÚNIOR, Carlos. A velocidade na tela : o temporeal em Paul Virilio. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1995. Orientador: Rogério Luz. PERON, Mauro Luiz. Articulações narrativas em Alfred Hitchcock . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2006. Orientador: Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos PIMENTEL, Lucila da Silveira Leite. Poetas com línguas de borboletas : a imagem do adolescente na mídia cinematográfica. São Paulo, Mestrado, Universidade Paulista/Faculdade de Comunicação, 2004. Orientador: Juan Guillermo D. Droguett PINHEIRO, Graziela Maria Lisboa. The show must go on : a indústria cultural como mediadora do sonho americano em The House of blue leaves e Six degrees of separation , de John Guare. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFCHL, 2003. Orientadora: Maria Sílvia Betti. PINHEIRO, Neide Garcia. The English patient: national identity and nationalism in Ondaatje's novel (1992) and Minghlela's film (1996) . Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Faculdade de Letras, 2005. Orientadora: Annelise Reich Corseuil PINHEIRO, Suely Reis. Carlitos: a paródia gestual do herói . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1995. Orientador: Mário M. Gonzáles. PINOTTI, Lauro Jerônimo Annichino. Cinema sem palavras : um estudo sobre a existência de um código à construção das microestruturas dos filmes sem palavras. Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 1991. Orientadora: Nelly de Camargo. PONTE, Charles Albuquerque. Towards humanity : narrator-character relationship in Stanley Kubrik's 2001: a space odissey and A clockwork orange . Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Comunicação e Expressão, 2003. Orientadora: Anelise Reich Corseuil PORRU, Mauro. D'Annunzio/Visconti: tensão e ritmo em L'innocente . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 1995. Orientadora: Flora de Paoli Faria. ___. Luchino Visconti: o intérprete do estetismo decadente . Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 2000. Orientadora: Flora de Paoli Faria. PORTO, José Alberto Nobre. A montagem cinematográfica como código . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1983. Orientador: Muniz Sodré de Araújo Cabral. ___. A fantasia das escadas : uma tese fictícia sobre uma teoria real. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1994. Orientador: Eduardo Leone. PRÓCHNO, Caio César Souza Camargo. Corpo do ator: metamorfoses, simulacros . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia, 1997. Orientador: João Augusto Frayse-Pereira. PUHL, Paula Regina. A discursividade no filme Hamlet : uma interpretação hermenêutica. Porto Alegre, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Faculdade de Comunicação Social, 2003. Orientador: Roberto José Ramos atualizado em 15/06/2008 |
||