logo mnemocine

fred.png

           facebookm   b contato  
Seção destinada a artigos, comentários, críticas e ensaios sobre fotografia de um modo geral.

Italia o Italia: A Construção de Um Território Através da Fotografia

Por Felipe Abreu

O fotolivro Italia o Italia de Federico Clavarino explora  uma Itália em ruínas e inabitada e narra-a fazendo dela um labirinto.

Leia mais...

Desconhecidos Íntimos: O imaginário do fotógrafo lambe-lambe

Por Rubens Fernandes Junior**

"Mas é inevitável que de cada procedimento técnico, exercido com amor e rigor, se desprenda uma poesia específica. Mais ainda no caso da fotografia, cujo vocabulário já participa da magia poética - a gelatina, a imagem latente, o pancromático - e cujas operações se assimilam naturalmente às da criação poética - a sensibilização pela luz, o banho revelador, o mistério da claridade implícita no opaco, da sombra representada pelo translúcido - ó Mallarmé!"
Carlos Drummond de Andrade

 

Leia mais...

A transição da fotografia analógica à fotografia digital

A transição da fotografia analógica à fotografia digital

Por Marcos Hiram de Tarso Batista­

Resumo

A proposta deste artigo é a de explorar e expor as diferenças e similaridades, as vantagens e desvantagens de se fotografar com uma câmera analógica ou com uma câmera digital, considerando-se aspectos gerais sobre captura e armazenamento de imagens e informações pertinentes a ambas tecnologias, as opiniões de fotógrafos, bem como fotografias comparativas entre as duas mídias, fotografias estas de minha autoria.

Leia mais...

Fotografia, a Imagem-Tempo



Sempre foi natural do homem procurar o registro puro e simples dos acontecimentos à sua volta. As pinturas rupestres das cavernas pré-históricas, os primeiros registros visuais e tentativas de escrita, bem como as inscrições hieroglíficas do antigo Egito e imediações, são testemunho desta necessidade, desde os mais remotos tempos. Mas, uma vez dominada a técnica do registro através do desenho, o homem passou então a desenvolver uma dimensão estética destes registros, que preocupava-se não apenas com a simples representação, mas uma representação que traduzisse a idéia do belo, do aprazível, da harmonia. A essa dimensão estética da representação denominou-se ARTE.

Leia mais...