“Cada um tem um Lampião na cabeça”
A pesquisa histórica realizada para o filme Baile Perfumado (Paulo Caldas e Lírio Ferreira, 1996) atuou na definição de idéias que aparecem em várias dimensões da sua narrativa fílmica, desde personagens, figurinos, acessórios, cenário, música.
Neste trabalho, procuro analisar os textos voltados para a história do chamado "Ciclo do Recife" (termo que abrange a produção cinematográfica pernambucana nos anos 1920), investigando os percursos de construção dessas histórias...
Nos anos 60, o Cinema Novo ocupou na França um lugar particular entre os novos cinemas. Isso foi possível pela promoção orquestrada por críticos das revistas cinematográficas. O Brasil ocupava um espaço privilegiado nas relações culturais que a França havia estabelecido com os países sul-americanos.
A reflexão sobre a História do Cinema deve ser proposta no âmbito das preocupações da disciplina Histórica e não apenas do Cinema. Este, não é mais visto pela História apenas como uma fonte ou foco onde se produzem e reproduzem significações históricas (1) , e passou a ser tomado também como um objeto de interesse em si mesmo, portador de uma história particular que é pensada também no âmbito da Historiografia, assim como objeto de ampla reflexão da História Social e História Cultural.