logo mnemocine

hitch.png

           facebookm   b contato  
Este é o espaço para textos sobre o Rádio, suas implicações, sua história, seu papel como um dos meios de comunicação mais influentes de nossa era.

A nova era do rádio

A nova era do rádio: o discurso do radiojornalismo enquanto produto intelectual eletrônico

Oralidade Virtual e Cultura Letrada

Em países semi-periféricos do mundo ocidental, como no caso do Brasil, parcelas significativas da população têm passado da pré-modernidade à pós-modernidade sem que tenham transitado pela modernidade tal como foi vivida nos centros hegemônicos europeus ou anglo-saxões.

 

Leia mais...

Apostila: O Rádio na Escola

 

“Qualquer coisa que se mova, em nosso mundo vibra o AR. Caso ela se mova de modo a oscilar mais que dezesseis vezes por segundo, esse movimento é ouvido como som. O mundo, então, está cheio de som. Ouça. ”[i]

Leia mais...

O Historiador e o rádio: relações em questão

O rádio é, ainda hoje, um objeto pouco presente nos estudos acadêmicos, principalmente na área de ciências humanas e no campo da história, apesar de ter sua importância largamente reconhecida. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a presença e a ausência do rádio nos estudos realizados na área de ciências humanas e mais especificamente dentro de uma perspectiva histórica. Ao mesmo tempo pretende fornecer algumas pistas e indicações que contribuam para o crescimento do interesse nessa área de pesquisa.

Leia mais...

Radiojornalismo e suas múltiplas fontes sonoras


Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação o radiojornalismo apurou diferentes técnicas de transmissões, gravações, edições, montagens e reproduções dos mais diferentes formatos do gênero jornalístico.

 

Leia mais...