logo mnemocine

kane.png

           facebookm   b contato  

Cinema: Artigos e Críticas

Críticas de filmes, crônicas, artigos diversos sobre o mundo do cinema.

Ferrari (2023): C Crepúsculo do Fracasso | Novos Olhares

Ferrari (2023): o crepúsculo do fracasso | Novos Olhares

Por Gabriel Moreno

 

A nova obra de Michael Mann, seu manifesto futurista, é uma ode aos delírios de grandeza de homens geniosos e complexos.

“Ok… Ok… Eu vou encarar o dia de hoje." - Enzo Ferrari 

 

 

Leia mais...

Entrevista com Leonardo Lacca (Seu Cavalcanti, 2024) | 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Entrevista com Leonardo Lacca (Seu Cavalcanti, 2024) | 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Por Davi Krasilchik

A 27ª Mostra de Tiradentes aconteceu em Janeiro, trazendo uma nova safra de filmes brasileiros para o festival que todo ano toma conta da cidade mineira. Entre os destaques que representaram o cinema nacional contemporâneo, merece menção o tocante Seu Cavalcanti (2024).

Leia mais...

Lista de Desejos Para Superagüi | 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes

(Divulgação)

Lista de Desejos Para Superagüi | 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Por Davi Krasilchik

 

Uma atmosfera enevoada toma conta de Superagüi. A opacidade que se instaura no horizonte nos faz questionar a própria existência de um ecossistema tão complexo. Tombada em função da sua importância ecológica, as leis da ilha paraense proíbem seus moradores de desenvolver qualquer atividade além da pesca. E, mesmo em épocas de procriação dos peixes, essa é impedida. Lista de Desejos Para Superagüi (2024) pontua a luta diária dos habitantes da ilha, imbuindo às suas imagens o papel de colocá-los em um status quase mitológico. 

Leia mais...

O Tubérculo | 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes

(Divulgação)

O Tubérculo | 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes 

Por Davi Krasilchik

 

É sempre magnético se deparar com uma obra que esbanja paixão por si mesma, comprometida com a elaboração de uma linguagem própria que condiz do início ao fim. Isso reforça o pacto entre autor e espectador em seu sentido mais clássico, permitindo a adulteração da realidade pela entrada em um universo completamente único. Nesse sentido, é interessante observar como O Tubérculo (2024) proporciona esse magnetismo, mesmo evitando ambientar seus espectadores dentro de uma narrativa convencional.

Leia mais...