Críticas de filmes, crônicas, artigos diversos sobre o mundo do cinema.
Competição Internacional de Curtas-Metragens (Programa 2) | É Tudo Verdade 2024
Por Gabriela Saragosa
Entre a graça e a violência (2023, Turquia e Países Baixos), Azul (2023, Cuba e Bélgica), Avalanche (2023, Colômbia), Só a lua entenderá (2023, Costa Rica e EUA) e Parentesco Indesejado (2023, Alemanha).
Fellini, Confidências Revisitadas (2023, Jean-Christophe Rosé) | É Tudo Verdade 2024
Por André Quental Sanchez
Apesar das semelhanças temáticas, a diferenciação entre Meu nome é Alfred Hitchcock (2022, Mark Cousins), e Fellini, Confidências Revisitadas (2023, Jean- Christophe Rosé) se dá pela maneira como são construídos os seus discursos. Enquanto o primeiro é construído em cima de uma narração e um ode ao diretor, o segundo constroi um relato mais humano e menos onírico, trabalhando o formato das entrevistas e focando principalmente nas reflexões de Federico Fellini.
Luiz Melodia - No Coração do Brasil (2024, Alessandra Dorgan) | É Tudo Verdade 2024
Por André Quental Sanchez
Ao longo de duas semanas, o festival “É Tudo Verdade” exibiu filmes de todos os modos exemplificados por Bill Nichols, famoso estudioso do documentário: expositivo, reflexivo, observativo, participativo, performático e poético. O filme de encerramento encaixa-se majoritariamente neste último subgênero, trazendo uma delicadeza e uma subjetividade clara: Luiz Melodia - No Coração do Brasil não foca em recontar a história de vida do cantor; ao invés disso, por meio de imagens de arquivos que incluem entrevistas e cenas marcantes, como sua dança com Gal Costa e seus momentos de ator, a produção foca em capturar sua energia e presença.
Corpo (Petra Seliškar, 2023) | É Tudo Verdade 2024
Por Davi Krasilchik
Tende a ser desafiador inserir uma narrativa pessoal em uma estrutura tradicional. Com o objetivo de construir um drama que se permite a lirismos, Corpo (2023) enfrenta uma insegurança em relação às suas próprias imagens. Suas tentativas de romper com uma estrutura clássica se refletem em boas passagens de experimentação visual, mas requisitando apelos que atentam contra a própria sensibilidade.