logo mnemocine

sunset.png

           facebookm   b contato  

Cinema: Artigos e Críticas

Críticas de filmes, crônicas, artigos diversos sobre o mundo do cinema.

Afire (2023, Christian Petzold) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Afire (2023, Christian Petzold) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Os Amantes de Pompeia

Por Luca Scupino

 

Volta e meia nos encontramos diante de obras que desafiam nossa capacidade de percepção, que geram sentimentos conflitantes e parecem maiores que a habilidade de colocar uma impressão em palavras. Se há algo em comum nos filmes de Christian Petzold, talvez seja este sentimento. Embora sua obra, especialmente a partir de Phoenix (2014), beire a perfeição no que diz respeito ao domínio da encenação e na construção do drama, há nela um certo mistério, uma indefinição por sua ordem que escapa à mera codificação dos gêneros. Petzold parece unir a rigidez estética da tradição literária e cinematográfica alemã com uma abordagem moderna, autoconsciente de sua posição histórica e diretamente ligada ao mito.

Leia mais...

Folhas de Outono (Aki Kaurismäki, 2023) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Folhas de Outono (Aki Kaurismäki, 2023) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

por Henrique Guimarães

 

É possível introduzir Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki, de várias maneiras, mas o  primeiro contato com o filme sugere um estranhamento diante da história de Ansa e Hollapa, seus protagonistas. Os calendários marcam o futuro ano de 2024, mas os rádios trazem notícias sobre a contemporânea Guerra da Ucrânia. Já os celulares e as roupas não são atuais, assim como as fontes de luz e os filmes exibidos no cinema Ritz, frequentado por personagens que parecem sempre estar descobrindo algo novo – ou melhor, se conectando a sentimentos primários que lhes foram tirados pelo welfare state finlandês.

Leia mais...

Excursão (2023, Una Gunjak) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Excursão (2023, Una Gunjak) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Por Fernando Oikawa Garcia

A adolescência é um período difícil. Diante do crescer, começam crises de identidade, o desejo sexual aflora e gera inseguranças, as relações com colegas de escola frequentemente são permeadas por crueldade. É esse universo o retratado por Excursão (2023), dirigido por Una Gunjak e representante da Bósnia no Oscar de Melhor Filme Internacional. Nele, Iman é uma jovem de quinze anos que se vê presa em sua própria mentira após contar, num jogo com colegas de sala, sobre uma suposta primeira relação sexual. A farsa ganha novas proporções e Iman a alimenta, inventa uma gravidez que se torna catalisadora de uma histeria coletiva, de pais a alunos. A premissa até acena para comédias populares, como A Mentira (2010, Will Gluck) ou Oitava Série (2018, Bo Burnham), mas Gunjak dá tratamento sóbrio a este coming-of-age que opera sob a lógica da angústia crescente: o resultado de uma radiografia dos modos como uma sociedade conservadora trata o desejo feminino.

Leia mais...

Presente de Deus (2022, Asel Zhuraeva) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Presente de Deus (2022, Asel Zhuraeva) |  47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Por Marcos Kenji

 

“Presente de Deus” parte de convicções. É um filme que põe uma clara associação entre Deus e a formação do núcleo familiar, independente da idade. O que é surpreendente é como esse é tema posto: com um movimento que parte da mortalidade à vida, como um propósito divino. 

Leia mais...