logo mnemocine

ffor.png

           facebookm   b contato  

Cinema: Artigos e Críticas

Críticas de filmes, crônicas, artigos diversos sobre o mundo do cinema.

Paraíso em Chamas (2023, Mika Gustafson) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Paraíso em Chamas (2023, Mika Gustafson)  | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Por Giuli Gobbato

 

Irmandade e união feminina vão além de conexões de sangue. E, no mundo patriarcal de hoje, discutir a independência feminina no cinema segue indispensável, ainda mais quando se trata da juventude — uma tendência em diversos campos culturais, como evidente pela popularidade de grandes mulheres da indústria da música como Taylor Swift, que sempre reiteram a importância da força feminina. No longa sueco Paraíso em Chamas (2023), Mika Gustafson nos convida a testemunhar estes fortes laços de forma quase imersiva, nunca julgando as mulheres com as quais nos deparamos, seja como vilãs, seja como vítimas.

Leia mais...

Bons Sonhos (2023, Ena Sendijarević) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Bons Sonhos (2023, Ena Sendijarević) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Por Fernando Oikawa Garcia

Embora ainda pouco conhecida, mesmo em circuitos cinéfilos, Ena Sendijarević é dona de uma obra dotada de impressionante coesão, ainda que breve. Nascida na Bósnia e tendo vivido uma série de mudanças até se radicar na Holanda, talvez seja por sua experiência enquanto imigrante que seus filmes tragam personagens ou em deslocamento constante — como no road-movie Me leve para um lugar legal (2019) —, ou em espaços de trânsito e impermanência — a loja de conveniência de Viajantes da Noite (2011,) ou os refugiados de Import/Export (2016). Habitar, portanto, nunca é em seus filmes uma questão simples ou pacificada. E dessa impossibilidade de existir plenamente nos espaços, surge em seus filmes uma consciência de um mal-estar civilizacional, o qual só pode ser respondido, no drama, através do estranhamento.

Leia mais...

Devagar (Marija Kavtaradze) | 47° Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Devagar (Marija Kavtaradze) | 47° Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Por Pasquale Vincenzo Galatro

 

“[...] em todos os lugares o amor acaba; a qualquer hora o amor acaba; para recomeçar em todos os lugares e a qualquer hora o amor acaba”. O final da crônica “O amor acaba” (1964), de Paulo Mendes Campos, não poderia ser mais preciso para descrever o início, o durante e o fim do relacionamento entre uma dançarina contemporânea com mommy issues e um assexual intérprete de libras, os dois protagonistas de Devagar (Marija Kavtaradzem 2023)Eles se encontram, assim como tantos amores nessa vida, por mera casualidade. Elena leciona aulas de dança para pessoas surdas, quando Dovydas é designado para auxiliá-la como intérprete nesta tarefa. Mesmo quando ele admite sua assexualidade, o casal se apaixona perdidamente e, pelo menos no começo, a orientação sexual de Dovydas aparenta ser um mero detalhe entre os dois. 

Leia mais...

Mambar Pierrette (Rosine Mbakam) | 47° Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Mambar Pierrette (Rosine Mbakam) - 47° Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Por Pasquale Vincenzo Galatro

 

Quando fazemos uma retrospectiva do cinema, é possível observar  diversas vertentes do realismo, como o Neorrealismo Italiano e suas derivações seguintes que passaram por diversos lugares do mundo, chegando ao Brasil com o Cinema Novo e indo até a Índia, pelas lentes de Satyajit Ray. A grande peculiaridade do “realismo” é a sua forma de se reinventar; mas qual é o lugar da vertente realista nos últimos dez anos? São muitos os filmes que passam por festivais contando a mesma história, do mesmo modo, de um personagem enfrentando as dificuldades que sua realidade social impõe. A questão não é a validez da realização deste tipo de filme, mas por que obras da última década ainda não passaram por uma reinvenção tal qual um dia foi a que levou aos desdobramentos dos filmes de cunho realista?

 

Leia mais...