Críticas de filmes, crônicas, artigos diversos sobre o mundo do cinema.
Foram Os Sussurros que Me Mataram (2024) | 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Por Davi Krasilchik
Em uma sociedade dominada pela tecnologia, as imagens estão por todo lugar. Elas guiam nossos olhares, influenciam nossas percepções, guiam nosso modo de enxergar o mundo. A neurose da aparência surge desse estado de vigilância constante, nos levando a internalizar uma autocompreensão ditada pela percepção que os outros possuem de nós. Realizado em um estúdio, e rodeado por personagens que tem essa como a sua principal preocupação, é dessa questão que surge o emblemático Foram Os Sussurros Que Me Mataram (2024).
Placa-Mãe | 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Por Giu Nascimento
Com direção de Igor Bastos e produção da Flash Minas em coprodução com a Espacial Filmes e distribuição da O2 Play, Placa-Mãe se define como um “sci-fi da roça”, trazendo para as telas a imagem de uma Minas Gerais futurista, em que há uma mescla das estéticas cyberpunk e solarpunk.
YVY PYTE - Coração da Terra (2024) | 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Por Davi Krasilchik
As complexidades da formação histórica do Brasil são muito duras, justificando que algumas sejam exploradas de maneira mais objetiva, no campo do cinema. É o caso de YVY PYTE - Coração da Terra (2024), documentário indígena que segue por diversos territórios físicos com um olhar decolonial. Em meio à capacidade de fabulação das imagens, é interessante se deparar com abordagens mais diretas de representação do real.
Bizarros Peixes das Fossas Abissais (2023) | 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Por Bruno Dias
A sinopse de Bizarros Peixes das Fossas Abissais já revela o tom lisérgico do filme. Seguindo os passos trilhados em sua carreira como curta-metragista, o animador e diretor Marão utiliza no filme a técnica de animação tradicional 2D, feita no papel. Desde os primeiros momentos, o filme deixa transparecer sua técnica, não tendo pudor perante o público sobre ela.