4_graduate.png

          

História do Cinema

Aqui estão os textos, artigos e ensaios referentes a História do Cinema. A seção,  desenvolvida com a ajuda de nossos colaboradores, professores, pesquisadores e cineastas, possibilita uma farta  reflexão sobre o universo audiovisual.  OBS: Textos de maior extensão encontram-se em PDF na seção "Downloads".

Proibido para menores e senhoritas

O artigo tem por objetivo a discussão dos filmes eróticos considerados pelos exibidores como “proibidos para menores e senhoritas” durante os anos 1920 e 1930. Embora fosse uma prática irregular e ilegal durante muitos anos, os exibidores se apegavam a este tipo de proibição como um chamariz para o público masculino e voyeur.

por José Inacio Melo Souza

Clique para baixar o artigo: Menores e senhoritas

Observações sobre o cinema popular e erótico


Ensaio sobre o filme popular e a comédia erótica produzidas na Boca do Lixo de São Paulo e na “Boca” carioca durante os anos de 1969 a 1982. As balizas foram dadas pelos filmes Adultério à brasileira, de Pedro Carlos Rovai, e Coisas eróticas, de Raffaele Rossi, o primeiro filme pornográfico a vencer a barreira da Censura.

Leia mais...

Cinema, infância e educação no I Festival Internacional de Cinema

 O I Festival Internacional de Cinema foi realizado em 1954, pela comemoração do IV centenário da cidade de São Paulo. O evento transformou-se num marco da difusão da cultura cinematográfica no Brasil exibindo clássicos do cinema internacional e apresentando ainda, várias mostras paralelas. Neste artigo, duas mostras são objetos da nossa análise: o Festival de Cinema Infantil e Festival de Cinema Científico.

Leia mais...

Pola Negri e a recepção cinematográfica

Mesmo com a reprovação de muitos pais de família, o perfil feminino da Vamp, fazia muito sucesso nos anos de 1920, especialmente entre as "cine-girls". Era nas imagens do cinema que algumas delas encontravam formas para os seus anseios interiores. As personagens femininas atuavam como suportes e afrodisíacos para as motivações individuais dessa plateia.

Leia mais...