Cidadão Santo (2023, Tinatin Kajrishvili) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Por Giuli Gobbato
Vencedor do Globo de Cristal no Festival de Karlowy Vary, Cidadão Santo (2023, Tinatin Kajrishvili) é um drama que apresenta o processo de construção e degradação da fé em um pedestal — literalmente —, através da figura de um santo local crucificado numa pequena cidade da Geórgia. Este terceiro longa da diretora Tinatin Kajrishvili, que é o representante georgiano no Oscar de Melhor Filme Internacional deste ano, conta com uma abordagem similar à de um estudo de caso, explorando, por meio de retratos dos personagens, as diversas reações que uma divindade de carne e osso pode causar ao viver entre nós.
A Memória Infinita (2023, Maite Alberdi) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Por Fernando Oikawa Garcia
A Memória Infinita (2023, Maite Alberdi) é, durante boa parte de sua realização, um documentário caseiro. Ao fim da primeira cena, vemos Paulina Urrutia – atriz e ex-Ministra da Cultura do Chile – desligar a câmera, ligeiramente desfocada, posicionada à meia distância da cama que ela partilha com Augusto Góngora. Ele não sabe quem ela é; com graça, ela apresenta os dados fundamentais do filme: ele é jornalista; ela, atriz. É também sua esposa. No retrato do convívio e do amor do casal enquanto lidam com a degeneração progressiva do Alzheimer de Góngora, momentos íntimos como esse, filmados como uma espécie de vlog pessoal, constituem boa parte do filme e dão a medida de sua intimidade.
A Batalha da Rua Maria Antônia (2023, Vera Egito) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Por Felipe Palmieri
A história recente do Brasil, entre muitas coisas, lançou as bases para que o discurso político retornasse à produção artística fervorosamente. A Batalha da Rua Maria Antônia (2023), segundo longa da diretora Vera Egito, chega à 47ª Mostra após vencer o prêmio principal no Festival do Rio 2023, e representa a politização como uma necessidade, tanto pelo posicionamento como filme quanto pela jornada retratada em sua narrativa.
A Torre Sem Sombra (2023, Zhang Lu) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Por Fernando Oikawa Garcia
“Você não acha que é vulgar falar assim?”, diz, em determinado momento, o protagonista de A Torre Sem Sombra (2023), dirigido pelo veterano Zhang Lu. Ao que o personagem ouve como resposta: “não é vulgar falar claro”. Tal interação, breve diante dos mais de 140 minutos do longa-metragem chinês, é todavia bastante sintética do dilema central dos personagens deste filme — a incapacidade de encarar frontalmente os dramas da vida. Crítico gastronômico que não ama a profissão e homem divorciado cuja filha é criada pela irmã, Gu Wentong é a figura que personifica esta crise: é um homem gentil mas amargurado, carregando angústias só para si e habitando um filme igualmente repleto de gentilezas e arrependimentos calados.
Fancy Dance (2023, Erica Tremblay) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Por Giuli Gobbato
Apesar do fenômeno da miscigenação, em países como os Estados Unidos a cultura de povos originários é isolada do restante da população, tanto pelo governo quanto pela sociedade. A injustiça — ou melhor, a ignorância e negligência para com essas culturas — é a espinha dorsal de Fancy Dance (2023), de Erica Tremblay, cineasta estadunidense de origem Seneca-Cayuga, povo indígena da América do Norte. Apesar de já ter experiência na direção e roteiros, por ser integrante da equipe de Reservation Dogs (2021, FX), série de protagonismo indígena, trata-se da estreia da diretora no formato de longa-metragem.
Não Espere Muito do Fim do Mundo (Radu Jude) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Por Gabriela Saragosa
Há diversas maneiras de retratar a experiência do capitalismo neoliberal no cinema, seja através do drama melancólico e claustrofóbico de Eu, Daniel Blake (2016, Ken Loach), da tragédia satírica de Parasita (2019, Bong Joon-Ho) ou da comicidade de Triângulo da Tristeza (Ruben Östlund, 2023) . Em Não Espere Muito do Fim do Mundo, Radu Jude, cineasta romeno que não é estranho à utilização do humor como instrumento de elucidação e crítica, elabora este retrato com maestria através do mais puro cinismo.