Por
que captar imagens em vídeo e não em película?
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Talvez o motivo mais convincente seja o custo. É claro que existem
milhares de vantagens em filmar em película, porém, para
cineastas em início de carreira, ou mesmo para os que não
possuem uma grande quantia de dinheiro disponível para viabilizar
a realização de um filme, esta é uma opção
considerável.
A escolha da filmagem em vídeo pode ser muito útil em algumas
etapas da realização, pois a locação dos equipamentos
(câmera e iluminação) é muito mais barata,
assim como o suporte, no caso, as fitas beta ou digital, exemplificando:
uma fita beta de 30 minutos custa aproximadamente R$ 50,00, e um rolo
de 400 pés (10 minutos), 16mm, aproximadamente R$ 220,00. A montagem
do material captado em vídeo, em sistema de edição
não linear, oferece uma vasta quantidade de efeitos que são
extremamente onerosos no caso da trucagem em película.
Sem dúvida a qualidade da imagem captada em película ainda
é indiscutivelmente maior do que a captada em vídeo, por
melhor que seja o equipamento, mas se o problema da produção
do cinema ainda é a viabilização do orçamento
proposto, a opção do film transfer, ou kinescopia, é
bastante boa.
Tecnicamente
Resolução:
As
imagens de vídeo são compostas dos pixels - os pontos
pequenos que representam os valores da cor e da luminosidade da imagem.
Mais pixels por a imagem, ou quadro, maior o detalhe. A área
visível de um frame do vídeo de NTSC tem uns 307.200 pixels,
e um frame de PAL tem aproximadamente 368.640 pixels.
Uma imagem de 5000 x 3760 pixels é requerida para espelhar verdadeiramente
a qualidade discernível de um frame da película de 35mm.
Quando os frames forem armazenados como um arquivo de imagem do computador
existirão três dimensões comuns de pixel usadas
- 2k, 3k ou 4k. Uma imagem 2k tem 2000 pixels laterais, uma imagem 3k
tem 3000 pixels laterais, e assim por diante. As dimensões do
pixel na altura variam dependendo da relação do aspect
ratio. Trabalhar com 3k ou 4k é desejável porque o ponto
inicial da visão humana é aproximadamente 2500 x 2500
pixels ao ver uma tela de cinema.
Conversão:
Quando o vídeo NTSC é convertido para película,
aproximadamente 307.200 pixels devem ser copiados para um frame com
um potencial de armazenamento de aproximadamente 19.000.000 pixels,
mas um frame 2k teria somente 3.000.000 pixels (em 1.33:1). Obviamente,
tentar dar mais resolução para a imagem de um vídeo
é um desafio difícil, no caso da transferência do
vídeo para a película é necessário que se
tenha em mente que o frame de vídeo possui dois campos entrelaçados,
e que o mesmo, no caso do sistema NTSC, roda a 30 quadros por segundos,
mais especificamente, 29,97 quadros por segundo, enquanto a película
roda a 24 fps, sem campos entrelaçados.
O vídeo PAL (europeu) oferece algumas vantagens sobre NTSC pois
possui uma maior definição (368.640 pixels), o sistema
PAL roda a 25 frames por o segundo, e as câmeras são freqüentemente
mais baratas, nos EUA, devidos à baixa demanda. Isto elimina
a necessidade da conversão feita no sistema NTSC (30 para 24),
assim reduzindo os "rastros" nos movimentos de câmera
ou objeto filmado.
Há essencialmente três tipos diferentes de transferência
de vídeo para película: film recorder, kinescopia e Electron
Bean Recorder. Cada um tem seus aspectos positivos e negativos, incluindo
a qualidade e os custos. Dependendo da empresa, será oferecido
o negativo de imagem, o negativo de som e uma cópia, ou uma combinação
destas três coisas.
O Film Recorder:
Film Recorders reproduzem uma imagem eletrônica de qualidade bastante
elevada na película, normalmente de arquivos digitais que foram
filmados ou criados em computadores. Este processo imprime resoluções
verticais de 2000 ou 4000 linhas de vídeo (chamadas 2k e 4k,
respectivamente.) Há duas tecnologias básicas: 1) câmeras
que disparam em CRT monocromático dos hi-res (telas de video
de qualidade elevada) com filtros vermelhos, verdes e azuis, e 2) micro-lasers
vermelhos, verdes e azuis que fazem o scan de uma imagem na superfície
da película sem o uso das lentes.
Os sistemas de CRT são feitos pela Management Graphics (Solitaire)
e pela Celco. Estes dispositivos são lentos, 15-40 segundos por
frame para uma imagem de saída 4k, e custam diversos dólares
por o frame.
Os sistemas de laser são feitos pela Eastman Kodak (Cineon),
Digital Cinema Systems (lux) e Pthalo Systems (Verite). Os sistemas
de laser são mais rápidos do que o CRT, mas por um custo
ligeiramente mais elevado.
A kinescopia:
Um outro método usa um kinescope, que é um monitor de
vídeo monocromático de altíssima resolução,
fotografado por uma câmera especialmente projetada para o processo.
Os kinescopes selecionam frames através de um sistema complexo
para produzir os 24 frame-por-segundo das películas (na verdade
23,976 frames por o segundo) e eliminar as linhas visíveis quando
se filme uma tela de tv.
Electron Beam Recorders:
Os sistemas de gravação de feixe de elétron (EBR)
é feita por bombardeamento diretamente na película virgem
. A película é preta & branca porque os elétrons
não têm a cor, somente intensidade. Três exposições
devem ser feitas para cada frame de cor, uma para os componentes vermelhos,
outra para os verdes e uma terceira para os azuis. Estas três
exposições separadas são impressas através
dos filtros vermelhos, verdes e azuis em um produto ótico que
fornece um negativo colorido.
Há poucas empresas que usam EBRs. A maioria das máquinas
agora são possuídas e operadas pela 4 Media Company (4MC)
em Burbank. Os EBRs da 4MC fazem a transferência somente para
a bitola 16mm. A transferência é feita em uma impressora
ótica. Caso o seu produto final seja em 35mm, será necessário
fazer blow-up ( Ampliação de super 16mm para 35mm).
A outra empresa que usa a tecnologia do EBR é a Sony Picture
High Definition. A empresa localizada na cidade de Culver foi aberta
em 1991 para criar métodos novos de transferências de vídeo
para película. As imagens de vídeo de definição
NTSC são convertidas para 1125 linhas de HDTV, as linhas são
duplicadas tendo a saída 2k aproximada. Os custos são
elevados, em torno de $7 por segundo, somente com o oferecimento da
cópia.
A aparência:
A única maneira de saber verdadeiramente o que melhor funcionará
para seu trabalho é fazer um teste, que é oferecido gratuitamente
por quase todas as empresas.
Devido às diferenças nos equipamentos, iluminação
etc, é impossível predizer o que será criado na
transferência. Os testes então tornam-se cruciais para
tirar todas as dúvidas e incertezas quanto ao processo a ser
utilizado.
Empresas:
NTSC para película
Four Media Corporation (4MC)
North Hollywood, California
16mm & 35mm
Tel: 818 985 7566
Fax: 818 980 4286
http://www.4MC.com
BBrooks@4MC.com
Contato: Beverly Brooks
Sony Pictures High Definition Center
Culver City, California
35mm
Tel: 310 280 7433
Fax: 310 280 4389
http://www.spe.sony.com/Pictures/Hidef/
schvatza@ix.netcom.com
Contato: Michael Schwartz or Don Miskowich
DuArt Video
New York City, New York
16mm & 35mm
Tel: 212 757 4580
Fax: 212 333 7647
lyoung@duart.com
Contato: Linda Young
Film Craft Lab
Detroit, Michigan
16mm & 35mm
Tel: 313 962 2611
Contato: Dominick Troia
Cineric, Inc.
New York City
35mm
Tel: 212 586 4822
Fax: 212 582 3744
info@cineric.com
DVFilm
2819 Foster Ln Suite F150
Austin, Texas 78757
DV para 35mm/16mm
Tel: 512-459-0502
http://www.dvfilm.com
mvb@dvfilm.com
Contato: Marcus van Bavel
Filmteam
P.O. Box 9654
Austin, Texas 78766
DV para 35mm
Tel: 310-362-8616
http://www.dvfilmteam.com
drew@dvfilmteam.com
Contato: Drew Mayer-Oakes
RINGER VIDEO SERVICES
2408 West Olive Avenue
Burbank, CA 91506
Tel: (818) 954-8621
Fax: (818) 954-8431
Kinescopia
gringer@worldnet.att.net
Gail Ringer
Filmes:
HANDS ON A HARDBODY
THE PANAMA DECEPTION
Soho Digital Film
Toronto, Canada
35mm
Tel: 1-888-764-6344
http://www.sohodigital.com
Contato: Nick Paulozza ou Brian Hunt
PAL para película
Four Media Corporation (4MC)
North Hollywood, California
16mm & 35mm
Tel: 818 985 7566
Fax: 818 980 4286
http://www.4MC.com
BBrooks@4MC.com
Contato: Beverly Brooks
DVFilm
2819 Foster Ln Suite F150
Austin, Texas 78757
DV para 35mm/16mm
Tel: 512-459-0502
http://www.dvfilm.com
mvb@dvfilm.com
Contato: Marcus van Bavel
Filmteam
P.O. Box 9654
Austin, Texas 78766
DV para 35mm
Tel: 310-362-8616
http://www.dvfilmteam.com
drew@dvfilmteam.com
Contato: Drew Mayer-Oakes
Cineric, Inc.
New York City
35mm
Tel: 212 586 4822
Fax: 212 582 3744
info@cineric.com
Colour Film Services (CFS)
Londres, Inglaterra
16mm e 35mm
Tel: +44 181 998 2731
Fax: +44 181 997 8738
Contato: Fred Weinal ou Chris Rawson
Cinema-L Filmtransfer
Viena, Áustria
35mm
Tel: +43 1 667 1086
Fax: +43 1 667 1092
Contato: Rudolf Linshalm
Swiss Effects
Zurique, Suiça
16mm e 35mm
Tel: +41 1 302 3151
Fax: +41 1 302 67
Contato: Rudi Schick
Guertler InterMedia
Munique, Alemanha
35mm
Tel: +49 89 62 181 400
Fax: +49 89 62 181 444
Contato: Stefan Waizmann
VideoPrint
Munique, Alemanha
Tel: +49 89 609 6015
Fax: +49 89 609 5927
Soho Digital Film
Toronto, Canada
35mm
Tel: 1-888-764-6344
http://www.sohodigital.com
Contato: Nick Paulozza ou Brian Hunt
LUKKIEN DIGITAL FILM FACILITIES
Holanda
P.O. Box 466
6710 BL Ede
tel: +31 318 698000
fax: +31 318 698099
http://www.lukkien.com
maarten@lukkien.com, marco@lukkien.com
Contato: Maarten Pas ou Marco Fredriksen
(CRT Film Recorder)
Films:
THE CELEBRATION, Peter Greenaway
8½ WOMEN, Peter Greenaway
FESTEN, Thomas Vinterberg
SOUVENIR, Michael Shamberg
ONE DAY IN SEPTEMBER, Kevin McDonald
THE WEDDING, Norwegian Television Company
ABELTJE, Ben Sombogaard
COLOUR FILM SERVICES
10 Wadsworth Road
Perivale
Middlesex UB6 7JX
United Kingdom
Tel: 44-208-998-2731
e-mails: johnward@colourfilmservices.co.uk
(John Ward)
Admin@CFS.UK.com
(CRT Film Recorder)
Films:
RADIOHEAD: MEETING PEOPLE IS EASY
LUCIA (opera)
EASTSIDE STORY
PORTISHEAD - LIVE IN NEW YORK
DUBOI DIGITAL EFFECTS
22 rue Paul-Vaillant Couturier
92300 Levallois-Perret
França
tel: +(33) 01 47 59 89 89
fax: +(33) 01 4 57 69 64
Motion
Control & Studios
68 rue Pierre
93400 Saint-Ouen
França
tel: +(33) 01 49 48 12 40
fax: +(33) 01 49 48 12 44
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Australia
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sos@sos-digital.com
Contato: Richard Springett ou Tim Trumble
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