Por que captar imagens em vídeo e não em película? (download,67K)

Talvez o motivo mais convincente seja o custo. É claro que existem milhares de vantagens em filmar em película, porém, para cineastas em início de carreira, ou mesmo para os que não possuem uma grande quantia de dinheiro disponível para viabilizar a realização de um filme, esta é uma opção considerável.
A escolha da filmagem em vídeo pode ser muito útil em algumas etapas da realização, pois a locação dos equipamentos (câmera e iluminação) é muito mais barata, assim como o suporte, no caso, as fitas beta ou digital, exemplificando: uma fita beta de 30 minutos custa aproximadamente R$ 50,00, e um rolo de 400 pés (10 minutos), 16mm, aproximadamente R$ 220,00. A montagem do material captado em vídeo, em sistema de edição não linear, oferece uma vasta quantidade de efeitos que são extremamente onerosos no caso da trucagem em película.
Sem dúvida a qualidade da imagem captada em película ainda é indiscutivelmente maior do que a captada em vídeo, por melhor que seja o equipamento, mas se o problema da produção do cinema ainda é a viabilização do orçamento proposto, a opção do film transfer, ou kinescopia, é bastante boa.

Tecnicamente…

Resolução:

As imagens de vídeo são compostas dos pixels - os pontos pequenos que representam os valores da cor e da luminosidade da imagem. Mais pixels por a imagem, ou quadro, maior o detalhe. A área visível de um frame do vídeo de NTSC tem uns 307.200 pixels, e um frame de PAL tem aproximadamente 368.640 pixels.
Uma imagem de 5000 x 3760 pixels é requerida para espelhar verdadeiramente a qualidade discernível de um frame da película de 35mm. Quando os frames forem armazenados como um arquivo de imagem do computador existirão três dimensões comuns de pixel usadas - 2k, 3k ou 4k. Uma imagem 2k tem 2000 pixels laterais, uma imagem 3k tem 3000 pixels laterais, e assim por diante. As dimensões do pixel na altura variam dependendo da relação do aspect ratio. Trabalhar com 3k ou 4k é desejável porque o ponto inicial da visão humana é aproximadamente 2500 x 2500 pixels ao ver uma tela de cinema.

Conversão:

Quando o vídeo NTSC é convertido para película, aproximadamente 307.200 pixels devem ser copiados para um frame com um potencial de armazenamento de aproximadamente 19.000.000 pixels, mas um frame 2k teria somente 3.000.000 pixels (em 1.33:1). Obviamente, tentar dar mais resolução para a imagem de um vídeo é um desafio difícil, no caso da transferência do vídeo para a película é necessário que se tenha em mente que o frame de vídeo possui dois campos entrelaçados, e que o mesmo, no caso do sistema NTSC, roda a 30 quadros por segundos, mais especificamente, 29,97 quadros por segundo, enquanto a película roda a 24 fps, sem campos entrelaçados.
O vídeo PAL (europeu) oferece algumas vantagens sobre NTSC pois possui uma maior definição (368.640 pixels), o sistema PAL roda a 25 frames por o segundo, e as câmeras são freqüentemente mais baratas, nos EUA, devidos à baixa demanda. Isto elimina a necessidade da conversão feita no sistema NTSC (30 para 24), assim reduzindo os "rastros" nos movimentos de câmera ou objeto filmado.
Há essencialmente três tipos diferentes de transferência de vídeo para película: film recorder, kinescopia e Electron Bean Recorder. Cada um tem seus aspectos positivos e negativos, incluindo a qualidade e os custos. Dependendo da empresa, será oferecido o negativo de imagem, o negativo de som e uma cópia, ou uma combinação destas três coisas.

O Film Recorder:

Film Recorders reproduzem uma imagem eletrônica de qualidade bastante elevada na película, normalmente de arquivos digitais que foram filmados ou criados em computadores. Este processo imprime resoluções verticais de 2000 ou 4000 linhas de vídeo (chamadas 2k e 4k, respectivamente.) Há duas tecnologias básicas: 1) câmeras que disparam em CRT monocromático dos hi-res (telas de video de qualidade elevada) com filtros vermelhos, verdes e azuis, e 2) micro-lasers vermelhos, verdes e azuis que fazem o scan de uma imagem na superfície da película sem o uso das lentes.
Os sistemas de CRT são feitos pela Management Graphics (Solitaire) e pela Celco. Estes dispositivos são lentos, 15-40 segundos por frame para uma imagem de saída 4k, e custam diversos dólares por o frame.
Os sistemas de laser são feitos pela Eastman Kodak (Cineon), Digital Cinema Systems (lux) e Pthalo Systems (Verite). Os sistemas de laser são mais rápidos do que o CRT, mas por um custo ligeiramente mais elevado.

A kinescopia:

Um outro método usa um kinescope, que é um monitor de vídeo monocromático de altíssima resolução, fotografado por uma câmera especialmente projetada para o processo. Os kinescopes selecionam frames através de um sistema complexo para produzir os 24 frame-por-segundo das películas (na verdade 23,976 frames por o segundo) e eliminar as linhas visíveis quando se filme uma tela de tv.

Electron Beam Recorders:

Os sistemas de gravação de feixe de elétron (EBR) é feita por bombardeamento diretamente na película virgem . A película é preta & branca porque os elétrons não têm a cor, somente intensidade. Três exposições devem ser feitas para cada frame de cor, uma para os componentes vermelhos, outra para os verdes e uma terceira para os azuis. Estas três exposições separadas são impressas através dos filtros vermelhos, verdes e azuis em um produto ótico que fornece um negativo colorido.
Há poucas empresas que usam EBRs. A maioria das máquinas agora são possuídas e operadas pela 4 Media Company (4MC) em Burbank. Os EBRs da 4MC fazem a transferência somente para a bitola 16mm. A transferência é feita em uma impressora ótica. Caso o seu produto final seja em 35mm, será necessário fazer blow-up ( Ampliação de super 16mm para 35mm).
A outra empresa que usa a tecnologia do EBR é a Sony Picture High Definition. A empresa localizada na cidade de Culver foi aberta em 1991 para criar métodos novos de transferências de vídeo para película. As imagens de vídeo de definição NTSC são convertidas para 1125 linhas de HDTV, as linhas são duplicadas tendo a saída 2k aproximada. Os custos são elevados, em torno de $7 por segundo, somente com o oferecimento da cópia.

A aparência:

A única maneira de saber verdadeiramente o que melhor funcionará para seu trabalho é fazer um teste, que é oferecido gratuitamente por quase todas as empresas.
Devido às diferenças nos equipamentos, iluminação etc, é impossível predizer o que será criado na transferência. Os testes então tornam-se cruciais para tirar todas as dúvidas e incertezas quanto ao processo a ser utilizado.

Empresas:

NTSC para película

Four Media Corporation (4MC)
North Hollywood, California
16mm & 35mm
Tel: 818 985 7566
Fax: 818 980 4286
http://www.4MC.com
BBrooks@4MC.com
Contato: Beverly Brooks

Sony Pictures High Definition Center
Culver City, California
35mm
Tel: 310 280 7433
Fax: 310 280 4389
http://www.spe.sony.com/Pictures/Hidef/
schvatza@ix.netcom.com
Contato: Michael Schwartz or Don Miskowich

DuArt Video
New York City, New York
16mm & 35mm
Tel: 212 757 4580
Fax: 212 333 7647
lyoung@duart.com
Contato: Linda Young

Film Craft Lab
Detroit, Michigan
16mm & 35mm
Tel: 313 962 2611
Contato: Dominick Troia

Cineric, Inc.
New York City
35mm
Tel: 212 586 4822
Fax: 212 582 3744
info@cineric.com

DVFilm
2819 Foster Ln Suite F150
Austin, Texas 78757
DV para 35mm/16mm
Tel: 512-459-0502
http://www.dvfilm.com
mvb@dvfilm.com
Contato: Marcus van Bavel

Filmteam
P.O. Box 9654
Austin, Texas 78766
DV para 35mm
Tel: 310-362-8616
http://www.dvfilmteam.com
drew@dvfilmteam.com
Contato: Drew Mayer-Oakes

RINGER VIDEO SERVICES
2408 West Olive Avenue
Burbank, CA 91506
Tel: (818) 954-8621
Fax: (818) 954-8431
Kinescopia

gringer@worldnet.att.net
Gail Ringer
Filmes:
HANDS ON A HARDBODY
THE PANAMA DECEPTION

Soho Digital Film
Toronto, Canada
35mm
Tel: 1-888-764-6344
http://www.sohodigital.com
Contato: Nick Paulozza ou Brian Hunt

PAL para película

Four Media Corporation (4MC)
North Hollywood, California
16mm & 35mm
Tel: 818 985 7566
Fax: 818 980 4286
http://www.4MC.com
BBrooks@4MC.com
Contato: Beverly Brooks

DVFilm
2819 Foster Ln Suite F150
Austin, Texas 78757
DV para 35mm/16mm
Tel: 512-459-0502
http://www.dvfilm.com
mvb@dvfilm.com
Contato: Marcus van Bavel

Filmteam
P.O. Box 9654
Austin, Texas 78766
DV para 35mm
Tel: 310-362-8616
http://www.dvfilmteam.com
drew@dvfilmteam.com
Contato: Drew Mayer-Oakes

Cineric, Inc.
New York City
35mm
Tel: 212 586 4822
Fax: 212 582 3744
info@cineric.com

Colour Film Services (CFS)
Londres, Inglaterra
16mm e 35mm
Tel: +44 181 998 2731
Fax: +44 181 997 8738
Contato: Fred Weinal ou Chris Rawson

Cinema-L Filmtransfer
Viena, Áustria
35mm
Tel: +43 1 667 1086
Fax: +43 1 667 1092
Contato: Rudolf Linshalm

Swiss Effects
Zurique, Suiça
16mm e 35mm
Tel: +41 1 302 3151
Fax: +41 1 302 67
Contato: Rudi Schick

Guertler InterMedia
Munique, Alemanha
35mm
Tel: +49 89 62 181 400
Fax: +49 89 62 181 444
Contato: Stefan Waizmann

VideoPrint
Munique, Alemanha
Tel: +49 89 609 6015
Fax: +49 89 609 5927

Soho Digital Film
Toronto, Canada
35mm
Tel: 1-888-764-6344
http://www.sohodigital.com
Contato: Nick Paulozza ou Brian Hunt

LUKKIEN DIGITAL FILM FACILITIES
Holanda
P.O. Box 466
6710 BL Ede
tel: +31 318 698000
fax: +31 318 698099
http://www.lukkien.com
maarten@lukkien.com, marco@lukkien.com
Contato: Maarten Pas ou Marco Fredriksen
(CRT Film Recorder)
Films:
THE CELEBRATION, Peter Greenaway
8½ WOMEN, Peter Greenaway
FESTEN, Thomas Vinterberg
SOUVENIR, Michael Shamberg
ONE DAY IN SEPTEMBER, Kevin McDonald
THE WEDDING, Norwegian Television Company
ABELTJE, Ben Sombogaard

COLOUR FILM SERVICES
10 Wadsworth Road
Perivale
Middlesex UB6 7JX
United Kingdom
Tel: 44-208-998-2731
e-mails: johnward@colourfilmservices.co.uk (John Ward)
Admin@CFS.UK.com
(CRT Film Recorder)
Films:
RADIOHEAD: MEETING PEOPLE IS EASY
LUCIA (opera)
EASTSIDE STORY
PORTISHEAD - LIVE IN NEW YORK

DUBOI DIGITAL EFFECTS
22 rue Paul-Vaillant Couturier
92300 Levallois-Perret
França
tel: +(33) 01 47 59 89 89
fax: +(33) 01 4 57 69 64

Motion Control & Studios
68 rue Pierre
93400 Saint-Ouen
França
tel: +(33) 01 49 48 12 40
fax: +(33) 01 49 48 12 44
http://www.duboi.com/htmengl/e_base.htm

SOS DIGITAL
345 Pacific Hwy
North Sydney, N.S.W., 2060
Australia
tel: +61 2 9954 - 6155
fax: +61 2 9954 - 6156
http://www.sos-digital.com
sos@sos-digital.com
Contato: Richard Springett ou Tim Trumble