Menemocine

Apresentação


FILMES ESTRANGEIROS EXIBIDOS NO BRASIL: 1896-1934

Bem-vindos à pesquisa sobre os filmes estrangeiros exibidos no Brasil entre o Omniógrafo (1896) e a passagem ao sonoro (1934).

Fala-se muito sobre a preponderância das cinematografias estrangeiras no mercado exibidor brasileiro, porém pouco se conhece sobre o volume exato desta presença.

O site Mnemocine está colocando à disposição dos pesquisadores, estudantes, interessados em cinema e público em geral os títulos dos filmes estrangeiros lançados em São Paulo e no Rio de Janeiro a partir de 8/7/1896, quando ocorreu a apresentação do Omniógrafo, no Rio de Janeiro, e as exibições de Georges Renouleau, em São Paulo, em 7/8/1896.

Os limites da pesquisa encontram-se na chegada do sonoro, que se processou entre 1929 e 1934, quando diversas técnicas foram apresentadas aos espectadores brasileiros (basicamente o Movietone e o Vitaphone).

O registro padrão de consulta contém informações sobre o título exibido no Brasil e as variações recebidas; o título original, quando foi possível a sua determinação; informações sobre direção e elenco; locais de exibição (teatros, cinemas, parques etc) e datas de lançamento nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, principalmente.

Quando os anúncios dos jornais trouxeram resumos dos enredos, eles foram incluídos, dentro da capacidade de processamento da informação; quando muito longos, foram indicados as fontes para consulta.

O ponto de partida para o trabalho foram as listagens organizadas por Jean Claude Bernardet depositadas na Cinemateca Brasileira (sigla JCB), decorrentes de sua pesquisa sobre a exibição em São Paulo entre 1900 e 1935 no jornal O Estado de S. Paulo.

Além desse trabalho pioneiro, coletamos dados nas seguintes fontes e respectivas siglas:

ABL
LEITE, Ary Bezerra. Fortaleza e a era do cinema: pesquisa histórica vol.1. Fortaleza, Secretaria de Cultura e Desposto do Estado do Ceará, 1995.
BARRO
BARRO, Máximo. A Primeira sessão de cinema em São Paulo. São Paulo, Cinema em Close Up, sd.
BELO MATOS
MATOS, Marcos Fábio Belo. Vozes da modernidade: a polifonia do discurso sobre o início do cinema no Maranhão. São Luiz, Edufma, 2008. [filmes lançados em São Luiz]
CAPELLARO E FERREIRA
CAPELLARO, Jorge J. V. e FERREIRA, Paulo Roberto. Verdades sobre o cinema no Brasil. Rio de Janeiro, Funarte, 1996.
CM
Correio da Manhã, jornal da cidade do Rio de Janeiro, números esparsos de 1910.
CP
Correio Paulistano, jornal da cidade de São Paulo, números esparsos.
DP
Diário Popular, jornal da cidade de São Paulo pesquisado entre 01/1907 e 12/1916.
FMANHÃ
Folha da Manhã, jornal da cidade de São Paulo, números esparsos.
GLÊNIO
Informações de Glênio Nicola Póvoas sobre exibições em Porto Alegre.
GN
Gazeta de Notícias, jornal da cidade do Rio de Janeiro, pesquisado entre 01/1900 e 12/1911.
IHGSP
Coleções de revistas do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, títulos diversos atualmente depositados no Arquivo do Estado de São Paulo da Casa Civil.
OESP
O Estado de S. Paulo jornal da cidade de São Paulo pesquisado em 01/1907 e 12/1916 e números esparsos depois desta data.
OP
O Paiz, jornal da cidade do Rio de Janeiro, pesquisado entre 07/1897 e 12/1903 e 01/1908 e 12/1911.
SELDA
COSTA, Selda Vale da e LOBO, Narciso Júlio Freire. Hoje tem Guarany! São Paulo, Edição dos autores, 1983. [filmes lançado em Manaus]
TRUZ
TRUSZ, Alice Dubina. Entre lanternas mágicas e cinematógrafos. São Paulo, Terceiro Nome/Iniciativa Cultural, 2010. [exibições em Porto Alegre]
VALENCISE
VALENCISE, João Miguel. A chegada do som nos cinemas de São Paulo segundo a Folha da Manhã. São Carlos, Universidade Federal de São Carlos/Mestrado em Imagem e Som, 2012, dissertação de Mestrado.
VPA
ARAÚJO, Vicente de Paula. A Bela época do cinema brasileiro. São Paulo, Perspectiva/SCCTSP, 1977.
___. Salões, circos e cinemas de São Paulo. São Paulo, Perspectiva, 1978.

Os títulos originais das películas estrangeiras exibidas nas duas cidades foram estabelecidos a partir do cotejamento com as seguintes fontes:

AFI
Catálogo publicado sobre a produção norte-americana pelo The American Film Institute: Catalog of Motion Pictures produced in the United States: 1893-1910.
AUBERT-SEGUIN
Catálogo organizado por Michelle Aubert e Jean-Claude Seguin para a produção Louis Lumière.
BOUSQUET
Catálogos publicados por Henri Bousquet para a produção Pathé Frères no período 1896-1914.
GIFFORD
GIFFORD, Denis. The British Film catalogue: 1895-1985, para os filmes ingleses.
IMDb
Internet Movie Database para qualquer título.
MALTHÊTE
Listagem do site da Assotiation des Amis de Georges Méliès, Cinémathèque G. Méliès (endereço: www.alphacentauri.br/frieds/Melies para a produção de Georges Méliès.
VIDEIRA SANTOS
VIDEIRA SANTOS, A. Para a história do cinema em Portugal. [filmes lançados em Portugal]

O trabalho se pretende exaustivo, mas é necessariamente incompleto diante da precariedade das fontes na explicitação dos títulos originais.

Cremos que dos mais de 22.200 títulos listados, somente a metade tenha o título original estabelecido. Contamos com a ajuda dos usuários para as correções e acréscimos que possam ser feitos.

Projeto & Pesquisa: José Inácio Melo Sousa
Edição: Flávio Brito (Mnemocine)
Programação PHP e base MySQL: Jadiel Alves