CÂMERAS:
Quanto ao Cartucho
As
câmeras de Super-8 possuem dois tipos básicos quanto ao cartucho:
O Super-8, propriamente dito, desenvolvido pela Kodak, e o Single-8, desenvolvido
pelo Fuji. Ambos são rigorosamente do mesmo tamanho, tanto a perfuração,
quanto a proporção do quadro filmado (1:1,33). A diferença
está apenas no formato do cartucho, e , conseqüentemente,
no tipo de câmera. Isso significa que uma câmera de Single-8
não pode receber cartuchos de Super-8, e vice versa. infelizmente,
a Fuji não fabrica mais cartuchos de Single-8, tornando todas as
suas câmeras inutilizáveis. Para projeção,
entretanto, a película é a mesma e não faz diferença
para o projetor.
Eis
os cartuchos de Super-8 e Single-8:
O cartucho de Single-8, por seu formato similar ao chassi duplo de uma
câmera 16 ou 35mm, tem a vantagem de poder retroceder o filme, fazendo
efeitos de fusão ou dupla-exposição na imagem. Já
o Super-8, por ser similar ao chassi coaxial, não permite que se
volte o filme a não ser alguns poucos fotogramas, permitindo apenas
pequenas fusões em câmeras que possuam motor reverso.
Tanto o Super-8 quanto o Single 8 têm capacidade para 50 pés
(15 metros) de filme, dando uma autonomia de 2'50" aproximadamente
a 24 f.p.s e 3'10" a 18 f.p.s.
Existiu, em Super-8, cartuchos de 200 pés, mas eram raros e não
serviam em qualquer câmera
Quanto ao som
Tanto no caso do Super-8 como o Single-8, existem câmeras sonoras
e mudas, e cada uma delas possui igualmente um tipo de cartucho específico
para seu uso. Assim, cartuchos de Super-8 sonoros são maiores em
tamanho e só podem ser usados em câmeras sonoras, ao passo
que o cartucho mudo, por ser menor, cabe tanto nas câmeras mudas
quanto sonoras. Algumas poucas câmeras mudas, como a Bolex, têm
o magazine do formato sonoro, permitindo seu uso, apesar de não
captar o som. Existem variados tipos de câmeras sonoras, de recursos
simples até sofisticações como mixagem na própria
câmera e controle manual de volume.
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Cartucho
de Kodachrome 40 mudo
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Cartucho
do Kodachrome 40 sonoro
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Quanto aos recursos
As Câmeras de Super ou Single-8 possuem diferentes estágios
de recursos, desde os mais simples, destinados aos amadores, até
os mais sofisticados, que podem ser usados até por profissionais.
As mais simples possuem diafragma automático, obturador fixo em
180 graus, velocidade de captação fixa em 18 fotogramas
por segundo e por vezes foco automático. Conforme os modelos vão
se sofisticando, a primeiro coisa que acrescentam é diversidade
na velocidade, podendo variar entre 18, 24 e 36 f.p.s., sendo que algumas
identificam esta última como "slow motion", ou câmera
lenta. Depois, diafragma variável manual, permitindo que o valor-f
seja travado a fim de que não mude conforme a luz da cena se altere.
As maioria das câmeras simples possui um botão BLC, que quer
dizer Back Light Compensate, única opção de ajuste
manual de diafragma, caso o assunto em quadro possua uma forte contra-luz.
O diafragma abre mais do que o indicado pelo fotômetro para evitar
a sub-exposição do assunto, mas mesmo assim sem um controle
rígido por parte do usuário. As câmeras com diafragma
manual não necessitam desta opção.
Algumas
câmeras ainda possuem a opção de quadro-a-quadro,
por vezes indicado com o número 1 junto ao botão de velocidade
da câmera. Com exceção da Canon 1014XL, que é
sonora, todas as demais câmeras que permitem o quadro-a-quadro,
muito útil para animação stop-motion e efeitos diversos,
são mudas. Todas as câmeras possuem zoom (antigas e raríssimas
são as câmeras de lente fixas) e a maioria tem a opção
de zoom elétrico, mas que é desaconselhável por gastar
muita bateria, sendo que o mesmo efeito pode ser obtido manualmente.
Todas
as câmeras também possuem teste de bateria (a maioria trabalha
com pilhas comuns tipo AA), conta-giros em pés ou em metros e filtro
âmbar tipo 85 embutido. Este filtro é necessário porque
todos os filmes coloridos são fabricados com balanceamento cromático
de tungstênio, e quando se vai filmar em luz do dia, é necessário
ajustar a câmera para este tipo de luz. Normalmente, a câmera
possui ícones simples, como uma lâmpada para indicar a posição
sem filtro e um sol para indicar com filtro. Nas câmeras Canon,
a posição normal é com filtro, e quando se vai filmar
com luz artificial, é necessário apertar um botão
para remoção do filtro.
Estrutura
da Câmera Super-8
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Esta
é uma câmera Canon 518, das mais populares e sofisticadas
entre as câmeras mudas comercializadas. Algumas em bom estado ainda
apresentam excelentes resultados de filmagem. Além de permitir
filmagem quadro-a-quadro (através de um disparador comum de câmera
fotográfica), ainda possui diafragma automático e manual
e abertura máxima f/1.8
As
câmeras Canon
Seguramente
as melhores fabricadas para uso amador, as câmeras Canon tinham
uma nomenclatura de fácil identificação: O primeiro
dígito do modelo representava a magnitude do zoom, ou seja, quantas
vezes a imagem era ampliada a partir de distância focal mínima,
e o segundo dígito representava a abertura máxima de diafragma.
Assim, a Canon 518 tinha zoom de 5 vezes e abertura máxima de 1.8.
Todas as câmeras Canon que possuem a extensão XL depois do
número do modelo permitem a variação do obturador,
e, conseqüentemente, filmagem em condições precárias
de luz. Assim, 1014 simplesmente tem obturador fixo, e 1014 XL, obturador
variável.
Os modelos principais são:
514
- idêntica à 518, mas com abertura máxima de f/1.4
518 - A câmera da ilustração, muito comum entre
os usuários de Super-8
814 - Permitia fusão e fade automático na imagem
(nas demais, o fade podia ser obtido fechando o diafragma durante a filmagem
- e abrindo na seqüência seguinte)
1014 - O modelo mais sofisticado da Canon, o sonho de todo o cineasta
amador: A versão muda possui 3 tipos de efeito: fade simples, sobreposto
e fusão. Ainda contava com obturador variável aberto ou
fechado, velocidade de 1, 18, 24 e 36 fotogramas por segundo, além
de 2 velocidades de zoom elétrico e também manual. A versão
sonora (1014XL Sound) mantinha todos estes recursos, aliado à possibilidade
de gravação do som com mixagem de microfones, monitoração
e controle manual de volume.
1218 - Modelo raro, fabricado por pouco tempo. Era similar à
814, muda, mas com zoom mais potente. Por ser muito grande, não
obteve grande aceitação no mercado.
Outras Câmeras
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Aqui
uma câmera Kodak Supermatic 200, que permitia o uso de cartuchos
de 200' (60 metros). Repare que o seu visor é separado do resto
da câmera: trata-se de um visor não-reflex, ou seja,
aquilo que você vê não é exatamente o que
a câmera está filmando, por causa do erro de paralaxe
decorrente da diferença de posição das lentes,
a do visor e a da câmera. São raras as câmeras
de Super 8 com visor não-reflex, apesar de não representar
um problema crítico |
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Aqui
uma câmera Bolex 550 XL Sound. A indicação XL
nos informa que é uma câmera capaz de variar o obturador,
ou pelo menos o possui mais aberto (220°). Nesta câmera
sonora, é possível acionar seu disparador através
do microfone. A versão muda desta câmera possui magazine
do tamanho do cartucho sonoro, de tal maneira que é uma das
únicas câmeras mudas que aceitam o cartucho sonoro, apesar
de não registrar nele o som. |
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Esta
é uma Chinon 1200 SM, que também possui obturador mais
luminoso. É uma câmera que incorpora uma sofisticação
do sistema sonoro de Super 8: seu revestimento externo de espuma coberto
com plástico funciona como um abafador de ruído, podendo
filmar sem o incômodo barulho do motor da câmera, comum
nas filmagens em Super 8 internas. A velocidade standard desta câmera
é 18 f.p.s. |
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by Filipe Salles
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