O filme de Super 8 possui as seguintes características técnicas:
|
O
formato de seu quadro é de 1,33:1, ou seja, igual ao 35mm no
formato acadêmico. A diagonal do quadro é de 8mm, razão
pela qual recebe este nome. A diferença entre o Super 8 e o
8mm regular é a perfuração, que foi diminuída
no Super 8 para poder comportar a banda sonora.
A película de Super 8 sonora apresenta de fábrica 2
pistas de som (estéreo), a principal B e a de apoio
A. O som captado na câmera é gravado na pista
principal, bem como a leitura da maioria dos projetores, é
feita nesta banda. A banda A só é utilizada em
projetores estéreo, e normalmente nela são gravados
ruídos adicionais ou música de fundo. Sua qualidade
é muito inferior à da pista B. |

Filme Ekatchrome 160
Mudo
|

Filme Kodachrome 40 Sonoro
|

Filme Kodak
Tri-X P/B Mudo
|
Os
filmes de Super 8 podem ser, originalmente:
Coloridos sonoros (Kodachrome ou Ektachrome)
Coloridos mudos (Kodachrome ou Ektachrome)
Preto-e-Brancos mudos (Tri-x ou Plus-x)
Todos reversíveis, ou seja, que apresentam resultado final
positivo, e não negativo.
Atualmente, há apenas cartuchos mudos, coloridos positivos
e negativos, e preto e branco mudos reversíveis |

Película Super 8 negativa. Apesar da melhor qualidade adquirida
ao filmar em negativo, não há como exibir o filme
captado assim, a não ser que ele seja AMPLIADO para 16 ou
35mm ou TELECINADO para vídeo.
|
Atualmente
a Kodak também disponibiliza filmes em Super-8 negativos.
Eles são cortados das tiras de emulsão destinadas também
ao 16mm e por essa razão são encontradas em todas as
sensibilidades (ISO) deste. Entretanto, não são filmes
para cópia, e sim para telecinagem e finalização
em vídeo, pois não existe pós-produção
para Super-8.
|
Os filmes reversíveis disponíveis atualmente no mercado são,
segundo a Kodak,
CÓD.
FILME
|
#
CATÁLOGO
|
FILME
|
ISO
- METRAGEM
|
SOM
|
KMA
464 |
501
9294 |
KODACHROME
|
40
- 50 PÉS (15 Mts.) |
MUDO |
VNF
464 |
524
2987 |
EKTACHROME |
125
- 50 PÉS |
MUDO |
PXR
464 |
502
9087 |
PLUS-X
REVERSAL |
50/40
- 50 PÉS |
MUDO |
TXR
464 |
502
9046 |
TRI-X
REVERSAL |
200/160
- 50 PÉS |
MUDO |
"A
Eastman Kodak Company continua comprometida a suprir aos usuários
de câmeras de Super 8 uma série de escolhas de produtos de
Super 8. Atualmente nós fabricamos 4 filmes reversíveis
para uso em câmeras de Super 8. Todos os produtos são 'mudos'
e tem 50 pés (15 metros) de comprimento. Existe ainda alguns filmes
'especiais' disponíveis através de pedidos. Estes podem
ser adquiridos em lojas especializadas nos EUA ou encomendados diretamente
da Kodak."
Obs. A
indicação de mais de um ISO, como por exemplo os filmes
preto-e-branco Plus-x e Tri-x, referem-se à compensação
de diafragma quando usados em luz do dia ou luz artificial. Como os filmes
preto-e-branco não necessitam de filtros de correção
para temperatura de cor, o ajuste deve ser feito manualmente pelo operador
de câmera segundo as condições de luz existentes.
Filmes Coloridos Super 8 da Kodak
Filmes Coloridos Reversíveis:
|
KODACHROME
40:
Este é um filme colorido de baixa velocidade (ISO 40) com excelente
nitidez e grãos micro-finos. É a escolha ideal para
as melhores imagens possíveis onde há luz suficiente.
Quando o filtro 85é usado para Daylight, a velocidade é
ISO 25. Qualidade de arquivo comprovada. |

Este filme é o Ektachrome G 160, filme que não é
mais fabricado, sendo substituído pelo 125. Este filme era
balanceado para uma temperatura de cor intermediária, podendo
ser usado tanto com luz natural como artificial sem filtro
|
EKTACHROME
VNF 7240:
Este novo filme tem velocidade moderada (ISO 125) com boa nitidez
e grãos moderados. A sua grande velocidade o torna uma boa
opção para situações de baixa luz ou luz
disponível. Revelação em laboratórios
independentes é necessária para este tipo de filme.
Balanceado para luz Tungstênio, ou Daylight com um filtro 85*.
NOTA: Quando usado na claridade solar, tomar cuidado para evitar super
exposição do filme devido à alta velocidade.
*Para uso crítico, um filtro 85b vai prover
uma melhor correção de cor. Para a maioria dos propósitos,
isso não será necessário e o filtro próprio
da câmera será suficiente. |
Filmes
Preto e Branco Reversíveis:
|
PLUS-X
Reversal:
Este é um filme Pancromático, branco e preto de baixa
velocidade. É caracterizado por excelente nitidez, grãos
finos e uma boa reprodução tonal. Se exposto sem o filtro
próprio, o filme tem uma Daylight ISO de 50. Em luz Tungstênio,
mais uma vez sem filtro, a ISO é 40, devido à diferença
na qualidade espectral da luz. Com o filtro no lugar em Daylight,
a ISO se torna 32. (Câmeras automáticas normalmente vão
expor este filme como ISO 25 com filtro e ISO 40 sem o filtro, o que
é satisfatório). |
|
Tri-X
Reversal:
Este é um filme Pancromático, branco e preto de alta
velocidade. É caracterizado por boa nitidez, grãos moderados
e uma excelente reprodução tonal. Assim como no PLUS-X
acima, há uma pequena diferença no ISO baseada no tipo
de luz - sem o filtro, ISO em Daylight é 200, ISO em Tungstênio
é 160. ISO em Daylight com filtro é 125.
NOTA: Quando usado na claridade solar, tomar cuidado para evitar super
exposição do filme devido à alta velocidade. |
NOTA: Alguns
laboratórios independentes podem "puxar" o filme Ektachrome
VNF e os filmes preto e branco durante a revelação. "Puxar"
o filme durante a revelação aumenta o valor efetivo do ISO
para estes filmes com alguma perda na qualidade da imagem. Entre em contato
com seu laboratório para maiores informações.
Adendo:
A Kodak vai tirar de linha os filmes Super 8?
"Em
1998, houve muita preocupação sobre a possibilidade de a
Kodak abandonar filmes Super 8. Deixe-nos assegurar-lhes que este não
é o caso! Nossa intenção é continuar a oferecer
produtos de Super 8 enquanto houver uma "demanda razoável
de mercado" para eles.
Nós estaremos interrompendo as fabricações de certos
produtos de filme Super 8 no futuro enquanto continuaremos a oferecer
outros. Leis ambientais para a fabricação tiveram impacto
negativo na nossa decisão de continuar a fabricar filmes sonoros
de Super 8. Continuaremos a oferecer este tipo de película só
enquanto durarem os nossos estoques. Estamos continuamente explorando
alternativas para nossa fabricação, porém ainda não
encontramos uma alternativa para este problema.
Nós interrompemos a fabricação dos produtos Ektachrome
160 Super 8. Esta decisão foi baseada na nossa incapacidade de
encontrar soluções para leis governamentais de regulamentação
para Saúde e Segurança. Baseado no nosso atual nível
de vendas deste produto, somado ao decline nas tendências de vendas
e a expectativa de que estas vendas vão continuar baixas no futuro,
não podemos investir, de boa fé, com todos os nossos acionistas,
em pesquisa e desenvolvimento para reformular esta emulsão sem
a expectativa de que seremos capazes de recuperar este investimento no
futuro.
Outro produto de filme em Super 8 que estamos parando de fabricar é
o Cartucho de Super 8 Sonoro 200´ Kodachrome. A interrupção
da fabricação deste filme está baseada no fato supracitado
de leis ambientais para a fabricação."
OBS.: A película
Kodachrome reversível, apesar de obter a melhor qualidade de cores,
grãos e contrastes nos filmes reversíveis encontrados no
mercado, é de difícil e caro processamento, requerendo grandes
quantidades de mercúrio e potássio, inviabilizando sua produção
contínua, tanto pela questão ambiental (alto índice
de resíduos pesados destes elementos), quanto pelo custo.
copyright©2000
by Filipe Salles
Home-page
pessoal
|