"A história dos filmes realmente 'feitos em casa' começou
em 1923. Apesar de filmes em 35mm serem padrões para lançamentos
cinematográficos por décadas, a película larga
emperrava, era cara e perigosa, devido à sua natureza inflamável.
Por anos, a Eastman Kodak Company trabalhou para desenvolver um sistema
de equipamentos cinematográficos e películas que seriam
suficientemente fáceis de serem usados pelos fotógrafos
amadores, e ainda assim, com um preço aceitável. O resultado
foi a câmera de 16mm 'Cine Kodak' e o projetor 'kodascope'. A
câmera pesava em torno de 7 pounds e tinha de ser manivelada à
mão a duas rotações por segundo durante as filmagens.
Um tripé vinha incluso no pacote e tudo custava em torno de U$335.00!
Isso numa época em que o novo automóvel da Ford podia
ser comprado por U$550.00.
Deste modo, fazer filmes em casa não era um hobby barato, mas
era capaz de proporcionar resultados excitantes e de alta qualidade.
Por volta de 1932, quando a América estava prestes a enfrentar
a Grande Depressão, um novo formato, o 'Cine Kodak Eight', surgiu.
Utilizando um formato especial de película 16mm que tinha o dobro
do número de perfurações em ambos os lados, a pessoa
que estava filmando corria a película pela câmera em uma
direção, aí recarregada e expunha o outro lado
do filme, da mesma forma que uma fita K7 é usada hoje em dia.
Já que a janela de 8mm é um quarto do tamanho da de 16,
este método reduziu a quantidade de filme necessária para
dar o mesmo tempo de filmagem - 4 minutos - como o comprimento padrão
de 100 pés do filme de 16mm. Depois da revelação,
o laboratório tinha que cortar a película no sentido do
comprimento e abaixo do centro, e juntar uma ponta com a outra, o que
rendia 50 pés de filme em 8mm finalizado, que se traduzia por
3 minutos de filmagem a 18 quadros por segundo, enquanto que esta mesma
medida em 16mm representa menos de dois minutos. O sucesso da película
de 8mm foi quase imediato e em aproximadamente 15 anos os filmes em
16mm se tornaram quase que exclusivamente um formato utilizado por cinegrafistas
profissionais.
Na década de 50, câmeras caseiras de 8mm eram comuns em
festas de família, eventos especiais ou férias. Nos anos
60, começaram as pesquisas para se chegar a um sistema melhor
de produtos para filmes caseiros e que também tivesse utilidade
em aplicações áudio visuais. Os cientistas da Eastman
procuraram simplificar mais ainda o processo de se fazer um filme enquanto
melhoravam a qualidade do que era filmado. Tornou-se necessário
que os cientistas criassem um novo produto, que não fosse muito
diferente das tecnologias já existentes. Na verdade, as melhores
qualidades dos formatos antigos deviam ser consideradas.
Assim, para facilitar ainda mais a vida do cineasta amador, foi introduzido
no 8mm o cartucho, que fazia desnecessário o carregamento do
filme no escuro. O conceito de câmera cinematográfica com
carregamento por cartucho existe desde 1936, quando foi apresentado
com a câmera de 16mm Cine-Kodak Magazine. Nesta época,
no entanto, o cartucho do filme era feito por plástico moldado
por injeção, ao invés de metal, o que precisava
de trabalho manual e corria o risco de esmagar o filme. O tamanho 8mm
foi mantido por razões econômicas, mas com muitos avanços
significativos:
Carregamento por cartucho eliminava a oscilação do filme.
Não era preciso que houvesse a sacudidela que acontecia durante
o carregamento, e todo o filme, de 50 pés, podia ser rodado sem
interrupção. Ao invés de fabricar as formas "Daylight"
e "Tipo A" (Tungstênio) do novo filme, cada câmera
de Super 8 tinha um filtro próprio, tornando possível
a fabricação só de produtos "Tipo A",
que poderia ser usado em ambos os tipos de luz. A perfuração
(furos tipo roda dentada) foi reduzida em tamanho, permitindo uma área
mais ampla para a impressão do filme que era mais ou menos 50%
maior que a padrão do filme de 8mm. Foi justamente essa mudança
na medida da perfuração, do fotograma e na introdução
do cartucho que tornou o formato 8mm em Super-8. Maximizar a largura
do filme foi um conceito originado na França por Pathe, com o
sistema de câmera de 9.5mm.
A perfuração também foi movida para um ponto adjacente
ao centro da janela do filme, tornando as cenas estabilizadas mais simples.
Os formatos 16mm e 8mm padrão tem a perfuração
no canto da janela para reduzir a obscuridade da imagem no começo
e no fim do rolo causados durante o carregamento do filme. Como o Super
8 é um filme carregado por cartucho, isso não representava
mais um problema. Virtualmente todas as câmeras de Super 8 teriam
um medidor de luz próprio, uma característica surgida
no começo dos anos 50 em câmeras de 16mm e em 1960 em câmeras
de 8mm.
O próprio cartucho dava informações para a câmera
sobre a velocidade (ISO) do filme e informações sobre
filtro no caso dos produtos preto e branco. Entalhos precisos eram feitos
em pontos específicos na extremidade do cartucho, ativando interruptores
mecânicos ou elétricos na maioria das câmeras de
Super 8. A maioria das câmeras de Super 8 eram fabricadas com
motores movidos à bateria, eliminando a necessidade de um sistema
mecânico de corda de transportes.
Em Abril de 1965, este revolucionário novo formato foi apresentado,
e enquanto o mercado mudou nos últimos 30 anos, novas gerações
de cinegrafistas, com projetos de filmes e aplicações
que não existiam em 1960, passaram a aceitar o filme pequeno.
Muitos dos grandes cineastas e fotógrafos de hoje começaram
suas carreiras há décadas, no balcão da foto-ótica
local, comprando um cartucho de filme Super 8.
Desde seu começo, como meio de se fazer filmes em casa nos anos
60, filme em Super 8 continua vivo e bem, e tornando possível para
virtualmente qualquer um trazer para tela o 'olhe e sinta' do filme real.
Como estudantes de artes, muitos dos cineastas profissionais de hoje em
dia criaram seus primeiros filmes em Super 8. Trinta anos depois, este
meio de pequeno padrão ainda é uma maneira fácil
e barata para estudantes e entusiásticos trabalharem em resolução
cinematográfica e profundidade de cor que ainda hoje não
foram superados pelas últimas tecnologias em vídeo. Não
surpreendentemente, a magia do Super 8 achou até um caminho nos
melhores vídeos-clips e comerciais de hoje em dia."
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