Do
Livro "Professional Cameraman Handbook", de Sylvia e Verne Carlson
PARTE
I - ANTES DE RODAR
O
Assistente de Câmera é responsável pela coleta, organização
e checagem de todo o equipamento de câmera (câmera e acessórios).
Uma lista descriminada contendo todos os itens que fazem parte do equipamento,
começando do chão, certamente facilitará esta tarefa.
Esta, por sinal, não é apenas uma figura de linguagem. O
conjunto de itens que compõem aquilo que chamamos de "equipamento
de câmera", começa realmente
do chão, tendo a estrela e o tripé
como pontos de partida, OBS: É responsabilidade do produtor do filme fornecer o negativo virgem, as fitas adesivas, os boletins de câmera, os filtros, as etiquetas de embalagem, os sacos pretos, os batoques, as latas vazias de negativo e as caixas para embalagem das latos, A inclusão desses itens no inventário de pré-filmagem, porém, é de responsabilidade do Assistente de Câmera.
Primeiro,
a câmera deve ser montada sem o chassis; o mecanismo deve ser lubrificado,
o cabo de força conectado e a câmera pode rodar por alguns
segundos descarregada para aquecer o mecanismo. Em locais muito frios,
a experiência aconselha que se coloque o contador da câmera
em zero e se rode até que ele marque pelo menos a quantidade de
metragem equivalente àquela do negativo que se colocará
no chassis. OBS: Dentro do estúdio de filmagem, uma mala de câmera / equipamentos, com ambos os trincos fechados, indica que esta mala está vazia e fora de uso. Com apenas um dos trincos fechados, ela está "em operação", pronta para trânsito de objetivas, chassis, acessórios, etc ... (e, portanto, deve ser mantida próxima do câmera). Se ambos os trincos estiverem abertos, significa que um assistente de câmera descuidado está em ação (a chance do conteúdo desta mala se espalhar pelo chão do estúdio é bem grande, especialmente no momento em que houver uma mudança de plano e tudo tiver que ser mudado de lugar). A menos que o Diretor de Fotografia requisite uma objetiva específica, a primeira objetiva a ser montada será uma grande angular, possibilitando o Diretor de Fotografia e o Diretor do filme observarem o quanto possível a área do set para fazer avaliações de luz, composição, posicionamento das pessoas (ou produtos), ou as objetivas necessárias para a filmagem, OBS: Sempre que uma nova objetiva for montada, sua abertura deverá ser deixada na posição mais aberta possível, e a posição do foco deverá ser deixada, ainda que aproximadamente, num ponto que permita ao Diretor de Fotografia e ao Diretor verem a imagem em foco. O
pedido de permissão ao Diretor de Fotografia para "carregar
o chassis" significa mais uma advertência a ele de que a câmera
estará indisponível ainda por um curto período de
tempo, do que um gesto subserviente de um dependente hierárquico
da equipe. Se o Diretor de Fotografia não precisar do câmera
para enquadramento ou avaliações de iluminação,
ele irá obviamente permitir o carregamento. 1.3.) Teste de risco no f i1me: Assim
que a câmera foi carregada e o "looping" armado no mecanismo,
deve ser feito um teste de risco no filme. Com a porta da câmera
aberta roda-se cerca de dois pés de negativo pelo "gate".
Em chassis do tipo compartimento duplo e nos de tipo coaxial, a tampa
do lado "exposto" deve ser aberta e o filme deve ser liberado
do batoque. A superfície da emu1são e da base devem ser
examinados segurando-se a superfície do filme num ângulo
de 900 em relação a uma fonte de luz e mexendo-se o filme
(para frente e para trás do observador) de maneira a fazer com
que a luz "raspe" sobre a superfície. Se houver algum
risco ele será facilmente visualizado.
Depois que a câmera foi montada e alguns pés de filme foram rodados, deve-se realizar um teste de pêlo. Qualquer mínimo fio, pêlo, poeira ou fragmento fotografado através da abertura da câmera, assume dimensões gigantescas no tela de projeção. Portanto, um exame cuidadoso da abertura da câmera após o primeiro carregamento de chassis e objetiva e, subsequentemente, após cada tomada, torna-se indispensável OBS:
Há três "escolas de pensamento" no que se refere
a testes de pêlo: (1)defensores da abertura-do-plate; (2)defensores
do retirada-da-objetiva; e (3)defensores do observaçao-através-da-objetiva.
Para se limpar a abertura, deve-se inserir a ponta de uma seringa de ar (fuky-fuky) e bombeá-la suavemente (não use ar comprimido) a fim de limpar a área. Para a remoção de partículas maiores ou fragmentos de emulsão, será necessária a utilização de palitos de madeira (não use metal). Não use pincéis com pêlos que podem se desprender e permanecer na área. Após remover a sujeira, faça a câmera funcionar por alguns instantes observando a abertura a fim de se certificar que nenhum outro corpo estranho apareça, antes de remontar a objetiva no bocal.
O teste de "flare", ou observação de reflexos indesejáveis, serve para avaliar a incidência de eventuais contra-luzes ou luzes picadas que possam estar incidindo diretamente contra a superfície dianteira da objetiva. O "flare" pode ser eliminado ajustando-se o barn-door do refletor que está causando o problema, ou posicionando-se uma bandeira de pano preta entre o refletor e a câmera, num ponto adequado.
É
indispensável ao Assistente de Câmera possuir sua própria
mala de ferramentas e acessórios. O tamanho e formato dessa mala/
bolsa não é importante e deve atender apenas ao gosto e
conforto do próprio Assistente. Esta, longe de ser uma lista completa, representa contudo um bom começo para o assistente de câmera que pretende levar a sério sua atividade. |
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