logo mnemocine

sunset.png

           facebookm   b contato  

O Cinema Como Instrumento na Alfabetização Audiovisual de Crianças

 

Meu Trabalho de Conclusão de Curso, para Licenciatura Plena em Educação Artística (desenvolvido na Universidade Santa Cecília - UNISANTA, sob orientação da prof. Dra.Ana Kalassa El Banat) propôs-se a estudar, dentro da arte-educação, a contribuição do Cinema (linguagem cinematográfica) na alfabetização audiovisual de crianças, com faixa etária entre 7 a 10 anos.

A Experiência Audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre Educação e Comunicação

Nosso sistema escolar construiu, durante um longo tempo, processos interacionais essencialmente baseados no relacionamento face-a-face e na palavra escrita. No entanto, o século XX ampliou, com as novas tecnologias, o leque de possibilidades de novas integrações direcionadas para diferentes objetivos e processos sociais, o que não poderia deixar de incidir sobre a Educação.

Leia mais...

Bibliografia e links de referência

Estudar audiovisual é uma atividade permanente e prazeirosa. Apresentamos abaixo algumas indicações de links, instituições, livros e mostras para colaborar nessas descobertas.

Leia mais...

O Audiovisual e a Inclusão Social

O cinema sempre foi conhecido como a arte da imagem e do som, mas esse conceito vem mudando gradativamente com uma nova consciência coletiva de inclusão social. Os realizadores e exibidores, nunca tiveram a preocupação de dar acesso, em suas obras audiovisuais, para portadores de necessidades especiais.

Leia mais...

O Auto da Compadecida: representações do cotidiano e leituras do real

Este artigo se dispõe a conectar-se com todos os que questionam e refletem sobre o Nordeste, região com baixos indicadores socioeconômicos, apesar de possuir riquezas naturais e terras férteis.

Leia mais...