×

Histórico

Lançado em agosto de 1999, seu público e os responsáveis pelos conteúdos publicados sempre foi composto por profissionais do mercado audiovisual, estudantes e professores de graduação e pós-graduação em comunicação social (Cinema, RTV, Publicidade, Relações públicas), jornalismo e ciências sociais, representando as principais instituições brasileiras.

Ao lado da “retomada” do cinema nacional e do crescimento no acesso à Internet no Brasil, observamos uma forte demanda por informações de qualidade sobre a história e os fundamentos técnicos do cinema, fotografia, rádio, televisão e mídias digitais, assim como suas mútuas influências e interações.

Desde então, foi regularmente atualizado, passando a dialogar com um universo bem mais amplo de estudantes e professores do ensino fundamental e médio, oferecendo conteúdos, realizando cursos e parcerias com ONGs, escolas públicas e privadas em projetos dedicados à utilização pedagógica das linguagens audiovisuais e à formação de público para o cinema brasileiro, tornando-se um dos sites mais completos e reconhecidos nessa área.

Em 2017, atualizamos a identidade visual e os conteúdos do site, lançamos a Revista e a Editora Mnemocine, intensificando a presença nas redes sociais.

Nos anos seguintes, além de novas edições da Revista, realizamos uma intensa cobertura da produção cinematográfica recente. Em 2023, nossa equipe de jovens críticos acompanhou 9 festivais, publicando quase 150 artigos e, agora (agosto/2024), parceria com Festival de Curtas, divulgando e promovendo oficina.