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Textos que relacionam o cinema e a história em seu contexto e papel documental, incluindo uma série de 10 textos organizados pela professora Sheila Schvarzman, apresentados no Simpósio Temático HISTÓRIA E CINEMA / HISTÓRIA DO CINEMA do XXIII Simpósio Nacional da ANPUH (Associação Nacional de Historiadores), realizado em Londrina (jul/2005).

Primeiras tentativas de sonorização no cinema brasileiro (os cinematógrafos falantes - 1902 – 1908)

O tema deste trabalho é a passagem por terras brasileiras do chamado cinematógrafo falante, ou seja, a tentativa de sincronização mecânica entre projetor e fonógrafo, entendida como a primeira experiência sistemática de sincronização entre imagens e sons cinematográficos a ser exibida no país.

 

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Cinearte, o cinema brasileiro em revista (1926-1942)

Nos primórdios da cinematografia no país, inicia-se um processo no qual a mídia passa a ter influência central no cotidiano e na formação da subjetividade individual. Locus privilegiado do debate sobre o desenvolvimento da indústria cinematográfica brasileira, a revista Cinearte foi publicada na cidade do Rio de Janeiro entre março de 1926 e julho de 1942.

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Cinelândia: colunas de cinema de O cruzeiro e o moderno (1928-1929)

Luzes, máquinas que voam, que falam, prédios altos numa metrópole do futuro desenhando o que seria o ano de 2026. O emblema do filme Metropolis (1926), do cineasta alemão Fritz Lang, é a modernidade no cinema.

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Um Ritmo Encontrado

O texto do presente artigo tem como objeto os filmes musicais que foram produzidos no Rio de Janeiro, entre o começo da década de 1930 até o final dos anos 1940 do século XX. E seu objetivo é tanto assinalar como discutir os elementos e as referencias da cultura e da produção cultural brasileira e internacional que forneceram temáticas e recursos narrativos incorporados e utilizados nos filmes.

 

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