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Funções no Cinema

Por Fabio Durand

O Diretor

O papel de diretor começou com o próprio realizador. No início do cinema, não havia nenhum contingente técnico disponível, e quem tivesse vontade de filmar deveria tomar todas as iniciativas para tal. Os diretores então escreviam suas próprias histórias, produziam, às vezes atuavam e montavam o filme. Quando Hollywood entrou em cena, como polo de produção de cinema, os filmes ganharam outra função, que acabou por se tornar uma espécie de monarquia do cinema: O Produtor.

O Produtor, por ser quem financiava os filmes, escolhia os roteiros, os artistas, e até o diretor, que se tornava mero técnico, tanto quanto os demais. Mas na Europa foi um pouco diferente. Como não existia uma produção industrializada, o diretor continuou sendo o grande realizador, o artista que usava o cinema como meio de expressão. Os primeiros grandes diretores, com exceção de Griffith e Porter, foram europeus.

O Diretor tem, portanto, seguindo o raciocínio europeu, a responsabilidade do projeto. Ele deve conhecer perfeitamente todos os detalhes do roteiro, estudá-lo num storyboard e ter previamente uma imagem feita de cada plano, que no conjunto dará significado à sua obra.

Além do mais, deve conhecer detalhadamente cada função técnica do cinema, e saber o que pode extrair de cada uma com o orçamento que tem. Deve ter uma cultura literária, musical e dramática elevada, pois tudo servirá como referência em sua criação, mas também para poder escolher a melhor trilha sonora e a melhor forma de extrair a dramaticidade desejada de seus atores. Conhecimento de técnicas de fotografia serão muito úteis na agilidade do processo, pois saberá com mais precisão o que quer do fotógrafo. A noção geral da narrativa dará a ele segurança para supervisionar a montagem, e encaixar depois todos os elementos de pós-produção, como efeitos, fusões, ruídos e música.

O trabalho do diretor é árduo, pois dele todos da equipe esperam segurança, tanto na escolha dos planos como na condução da filmagem tecnicamente falando. Ele deve saber até onde seu pedido está sendo atendido pela equipe de diretores, fotografia, arte e produção, para deixá-los com margem de criação também, sem que seu trabalho seja autoritário e extravagante. É necessário senso de medida apurado, que só se obtém quando se está totalmente imerso num projeto.

O diretor é um criador que está lidando com um conjunto de artes que confluem para uma resultante de imagens, e por isso deve atentar para itens relacionados à filosofia da arte e teorias da estética. Deve escrever sempre que possível, para treinar a coerência narrativa, e exercitá-la no cinema, fazendo experiências de propósito bem definido. Deve aprender a olhar o mundo poeticamente, para que possa contribuir com informações diretas e metafóricas, efetivando assim a criação artística.

No cinema em que o diretor é o autor, ele é o responsável pelo filme e pelo resultado, e deve zelar para que ambos confluam harmonicamente, segundo sua estética.

O Produtor

Como Produtor em cinema, pode-se entender de três maneiras principais: O Produtor, propriamente, o Produtor Executivo, e o Diretor de Produção. O primeiro é o dono do estúdio, no caso do cinema comercial, ou quem banca financeiramente um filme, no caso do cinema artístico. O Produtor executivo é o administrador do dinheiro e quem sabe exatamente todos os custos do filme para direcionar melhor a produção durante as filmagens. O Diretor de Produção é o que gerencia as necessidades práticas de um filme. É ele quem entra em contato com as locadoras de equipamentos, os laboratórios, as locações, os atores e a equipe técnica, procurando sempre a melhor opção para o resultado que o diretor espera. O diretor do filme deve ter estreitas relações com o diretor de produção para poder saber o que é viável a partir do orçamento, pois quem pedirá mais dinheiro ao produtor executivo, é o diretor de produção. Ele organiza, junto com sua equipe, o set de filmagem, providencia alimentação, cadeiras e conforto para a equipe e atores.

O diretor de produção recolhe de cada diretor (fotografia, arte e o do filme), uma lista com todo o material necessário para cada função preencher as suas necessidades, construir um orçamento e, a partir da aprovação pelo executivo, mobiliza sua equipe para conseguir tudo o que for necessário. É tarefa dele também sentar com o diretor para organizar o cronograma de filmagem e zelar para que ele seja cumprido. O diretor de produção deve conhecer o roteiro sistematicamente, para poder avaliar as condições de ordem de filmagem, e poder substituí-las caso algum inconveniente atrase determinada cena.

Em suma, o produtor é o responsável pela andamento prático do filme. Existe ainda uma subdivisão na direção de produção, que é o diretor de set, encarregado de tudo o que compõe o set de filmagem, enquanto o diretor de produção está atrás de uma nova locação, por exemplo. Produzir é uma tarefa muito desgastante e que requer muita organização, pois são muitos fatores de preocupação para garantir a realização do filme.

O Diretor de Fotografia

O Diretor de Fotografia, DF ou simplesmente fotógrafo é o responsável pela imagem de um filme. Como todo o filme é uma projeção de imagens fotográficas, sua participação é extremamente relevante, pois o resultado estético do filme no que diz respeito à imagem projetada é de concepção, criação e realização dele junto com sua equipe de trabalho. Ele deve participar das reuniões de pré-produção com o diretor, produtor e diretor de arte, afim de que as diretrizes estéticas sejam estabelecidas e ele então possa designar os melhores técnicos, equipamentos e materiais sensíveis (filmes) para que o resultado seja condizente com a proposta do filme.

O diretor de fotografia trabalha sempre com uma equipe personalizada, pois a harmonia entre seus membros é fundamental para que a filmagem seja rápida e eficiente. Estes membros incluem, normalmente em longa-metragem e filmes publicitários, dois assistentes de câmera, um assistente de iluminação, eletricista e maquinista. Este número pode variar de acordo com o tamanho e a verba da produção, sendo que em curta-metragens em geral só há necessidade de um assistente de câmera.

O fotógrafo é o responsável por todo o design da luz do filme, ou seja, ele concebe as características estéticas dos tipos de iluminação para cada plano, bem como eventuais efeitos de fitragem na luz ( gelatinas nos refletores ou filtros na câmera), para obter colorações específicas na luz ou mesmo balanceá-las; considera as relações de contraste da luz e do filme e diz qual a exposição correta para cada plano filmado. Participa também ativamente da pós-produção do filme, fazendo o que se chama marcação de luz, ou seja, quando o filme está pronto e será feita a primeira cópia completa, ele vai ao laboratório e marca todos os planos com determinada filtragem, a fim de balancear todas as luzes e cores para que a cópia não saia desigual (isso acontece porque os planos são filmados com situações adversas e diferentes de luz e/ou filmes, e as cópias de cada rolo apresentam diferenças marcantes na luz e na cor). Depois a cópia é projetada, e só é liberada para exibição pública com a aprovação dele.

Nos EUA, ainda existe uma outra função, a do operador de câmera. Neste caso, o fotógrafo faz apenas o design do luz, escolha dos equipamentos, filmes, indica a exposição e eventuais filtragens, mas não opera a câmera. No Brasil isso é pouco freqüente, sendo que na grande maioria dos casos o fotógrafo também opera a câmera. Se for este o caso, o primeiro assistente é responsável pela limpeza e manutenção do equipamento (como objetivas, chassi e da própria câmera), checagem completa da câmera (baterias, limpeza dos filtros), e dos atributos dela para cada plano (velocidade de exposição, abertura do obturador e diafragma, filtros, bem como correção de foco, correção de zoom e verificação da profundidade de campo). Em suma, o primeiro assistente é o braço direito do fotógrafo, está sempre com ele e conhece profundamente o roteiro, auxiliando o fotógrafo prática e esteticamente. O segundo assistente é o responsável pelo transporte e guarda dos equipamentos e filmes, montagem dos tripés e praticáveis, bem como a troca do filme no chassi e a anotação das informações no boletim de câmera.

A equipe de iluminação (ou o assistente) e maquinaria (maquinistas e eletricistas), são requisitados apenas durante o andamento das filmagens, para efetivamente montar e ligar as luzes e os acessórios de câmera (como gruas, travellings, dollys, etc…), conforme indicação do DF ou seus assistentes.

A equipe de fotografia, por seu papel de máxima importância, deve estar sempre atenta e interessada, ter afinidades entre si e com os demais membros da equipe de filmagem, pois todos os problemas da produção passam, em maior ou menos grau, para a tela, se não forem bem administrados.

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