Classicos de Leone e Mankiewicz no Festival de Cinema de Nova York

Desde a edição passada, o Festival de Cinema de Nova York apresenta uma Mostra intitulada “Revivals”, com filmes recém-restaurados que são relançados durante o evento.

A mostra se caracteriza por trazer de volta aos espectadores filmes recuperados, na forma de um retorno, um voltar à vida de forma nova e diferente. 

O grande destaque nesta edição (26.09 a 12.10) será o filme Era Uma Vez na América, do diretor italiano Sérgio Leone. A nova versão, que acaba de ser restaurada pela Cinemateca de Bolonha, inclui imagens que nunca foram mostradas antes e que haviam sido cortadas (“editadas”) pela produtora americana antes de seu lançamento nas telas.

A versão de 139 minutos, lançada originalmente nos Estados Unidos era uma manta de retalhos: trocava a ordem das cenas e excluía diversas sequências importantes contendo flashbacks que tornavam difícil o entendimento pelos espectadores.

O filme – muito conhecido e uma das obras primas do cinema – é a história de quatro amigos que crescem juntos, tornando-se gangster. Já na idade adulta, Noodles (Robert De Niro) tenta impedir Max (James Woods ) de assaltar o Federal Reserve Bank, mas o ambicioso amigo não recua. Noodles então o denuncia à polícia, companheiros são mortos e ele foge de Nova York, suportando um sentimento de culpa durante 30 anos. Um dia, recebe uma misteriosa carta que o faz regressar, momento em que revisita suas memórias.

Por trás dessa história, o filme é um primoroso tratado sobre ambição desmedida, poder, amor obsessivo,  amizade e traição.

A “Revivals” também terá uma retrospectiva de Joseph L. Mankiewicz, com clássicos de sua filmografia incluindo A Malvada (1950), A Condessa Descalça (1954), Cinco Dedos (1952), O Fantasma Apaixonado (1947), Eles e Elas (1955), Quem é o Infiel? (1949) e  Júlio Cesar (1953), entre outros.

Dos filmes de Mankiewicz que serão mostrados, um dos mais intrigantes é O Fantasma Apaixonado, que não despertou muita atenção na época do seu lançamento e agora está sendo redescoberto.

Com Gene Tierney, Rex Harrison, George Sanders e Natalie Wood no elenco, a história se passa no século XIX e segue Lucy Muir, uma jovem inglesa que, após ficar viúva, decide se mudar juntamente com sua pequena filha Ann para uma antiga casa a beira mar.

Depois de instalada, percebe que sua nova residência é assombrada pelo fantasma de seu antigo dono, o capitão da Marinha Daniel Gregg, que acaba se apaixonando por ela. O filme tem a brilhante fotografia de Charles Lang, a ótima trilha sonora de Bernard Hermann e perfeito equilíbrio narrativo, tanto nas cenas cômicas quanto nas dramáticas.

Mankiewicz, que começou escrevendo roteiros no fim da era muda e os produziu para a MGM em meados da década de 30, é agora lembrado pelos extraordinários filmes que escreveu e dirigiu entre 1946 e 1972.  

Ao fazer o anúncio da Mostra,  Kent Jones, diretor do NYFF, destaca que é sempre importante revisitar filmes em novos contextos.

“Para experimentar o cinema de Joseph L. Mankiewicz, dentro do que está acontecendo agora, é preciso vê-lo dentro de uma nova perspectiva,  com toda sua complexidade, sua riqueza de detalhes, sua beleza extraordinária e seu profundo entendimento da natureza humana.  A gente pode até achar que conhece os filmes de Mankiewicz, mas vê-los em conjunto em 2014, numa projeção perfeita na tela grande, juntamente com títulos menos conhecidos – como, por exemplo, Dizem que é Pecado (1951) e Uma Aventura na Noite (1946) – é uma experiência totalmente nova e uma incrível viagem”,  diz Jones, em sua segunda edição à frente do evento, após substituir Richard Peña, que dirigiu o festival por 25 anos. 

 

O NYFF, que está na sua 52ª edição, se caracteriza por exibir uma seleção do que de melhor aconteceu no ano na área cinematográfica, mesclando essas sessões com clássicos do passado. 

INSTITUCIONAL

ISSN 19806590

QUEM SOMOS

CURSOS E ASSESSORIAS

PARTICIPE

CONTATO

 

MENU MNEMOCINE

FOTOGRAFIA

CINEMA

RTV

 

ENSINO E PESQUISA

BANCO DE TESES

FILMES SILÊNCIOSOS 

BIBLIOGRAFIA

LINKS

 

COMUNIDADE

GALERIA

ENVIE UM ARTIGO

FALE CONOSCO

 

PARCEIROS