Críticas de filmes, crônicas, artigos diversos sobre o mundo do cinema.
Da mesma forma que os filmes procuram retratar a época em que são feitos, eles também são influenciados pelo tempo e pela cultura, com seus costumes e dinâmica histórica.
O cineasta, quando realiza um filme, traduz o real, e, no cinema, há, basicamente, quatro modos de representação da realidade: (1) o realismo e suas variadas vertentes (neo-realismo, realismo poético, realismo socialista...); (2) o idealismo (também conhecido como intimismo cujo apogeu se dá com a idade de ouro do cinema americano - anos 30 e 40); (3) o expressionismo (Alemanha nos anos 10 e 20); e (4) o surrealismo, que tem em Luis Buñuel a sua maior expressão.
Thriller genuinamente baiano realizado em 1962, que aborda o relacionamento dos políticos com a criminalidade e as idiossincrasias de personalidade de um pistoleiro de aluguel, Tocaia no asfalto, de Roberto Pires, produzido logo após A grande feira, é um filme que pode ser visto em dois planos: no plano de sua narrativa e no plano de sua fábula (história).
Uma gota d'água dimana na tela; páginas de livros sucedem-se dando lugar a outras páginas; papéis voam de diversos pontos para múltiplas direções. Estas imagens contidas no filme A última tempestade, de Peter Greenaway, são três fragmentos de movimento, que relacionados ao acaso, podem indicar uma possibilidade de percurso, sem mapa, pelo labirinto arquitetônico do filme.