Estas São As Armas (1978, Murilo Salles); A Zerda e os Cantos do Esquecimento (1982, Assia Djebar) – 12ª Mostra Ecofalante
Por Fernando Oikawa Garcia
Exibidas no evento como parte da programação da Mostra Histórica: Fraturas (pós-)coloniais e as Lutas do Plantationceno, obras de Murilo Salles e Assia Djebar apresentam mecanismos distintos em suas reflexões sobre o neocolonialismo.
Águas do Pastaza (2022, Inês T. Alves) - 12ª Mostra Ecofalante
Por Giuli Gobbato
Águas do Pastaza (2022), primeiro longa-metragem da portuguesa Inês T. Alves, e parte da seleção do Panorama Internacional Contemporâneo da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, traz como protagonista a conexão pura e inocente de crianças com a natureza, documentando o cotidiano da comunidade indígena Achuar e provocando uma saudade pelo desconhecido.
As Fraturas Pós-Coloniais do Plantacionoceno no Cinema | Especial Clássicos - 12ª Mostra Ecofalante - 12ª Mostra Ecofalante
Por Bianca Ayuri
Na 12° edição da Mostra Ecofalante, a sessão de Mostra Histórica contemplou filmes como Emitaï (1971), A batalha de Argel (1966), I heard it through the grapevine (1982) e Cabra marcado para morrer (1984). Seguindo o tema de fraturas pós-coloniais, os clássicos escolhidos constroem contra-documentos sobre o chamado Plantacionoceno.
O Sonho Americano e Outros Contos de Fadas (2022, Abigail Disney e Kathleen Hughes) e Filhos do Katrina (2021, Edward Buckles Jr.) - 12ª Mostra Ecofalante
Por Giuli Gobbato
O Sonho Americano e Outros Contos de Fadas, novo filme de Abigail Disney e Filhos do Katrina, filme de estreia de Edward Buckles Jr., escolhem o Cinema como local de denúncia da desigualdade social nos Estados Unidos e marcam presença no Panorama Internacional Contemporâneo da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema.
Diálogos com Ruth de Souza (2022, Juliana Vicente) - 12ª Mostra Ecofalante
Por Davi Krasilchik
Misturando arquivos diversos e uma narrativa simbólica, Juliana Vicente adota a polifonia para falar de uma das atrizes mais marcantes do cinema internacional. Ciente da importância que a transmissão desse legado tem, ela equilibra a trajetória entre a clareza narrativa e uma experimentação digna da grandiosa Ruth de Souza.
Nada Dura Para Sempre (2022, Jason Kohn) - 12ª Mostra Ecofalante
Por Davi Krasilchik
Questionando a validade dos valores materiais, o diretor Jason Kohn escolhe dissecar o mercado de diamantes norte-amerciano. Conforme o seu olhar bem humorado se repete ao longo do projeto, o filme revela ser tão superficial quanto a matéria-prima que se propõe a desconstruir.