O presente artigo pretende analisar o filme “Vidas Secas” (1963), de Nelson Pereira dos Santos, à luz das teorias de Glauber Rocha em seu manifesto “Estética da Fome”, publicado em 1965. Busca-se, aqui, evidenciar de que modo a utilização das características formais representativas da fome consolida a produção cinematográfica do Cinema Novo que exerce tanto crítica social quanto tentativa de mobilização revolucionária.
Por Ettore R. Migliorança
Nova produção da Marvel Studios aposta na diversão sem compromisso depois de uma constante de produções intensas.
Por Ettore R. Migliorança
Novo ano da série entrega novas revelações e novas expansões e mantém status de melhor série de ficção cientifica na televisão atual.
Por João Nobrega
Arábia (2017), de João Dumans e Affonso Uchôa, busca na força do relato os meios para combater a esterilidade do mundo.
Variações de Um Tema em Os Dias com Ele
Por Lucas Navarro
Os Dias com Ele (2013), de Maria Clara Escobar, propõe o embate entre as possíveis representações do trauma.
Por Ettore R. Migliorança
Juliana Rojas e Marcos Dutra utilizam referências cinematográficas e cultura brasileira para debater diferenças sociais
Por Lucas Navarro
O ABC da Greve (1979) empreende, na esteira de Walter Benjamin, a difícil tarefa de organizar o pessimismo.