O Mal Não Existe (2023, Ryusuke Hamaguchi) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Por Davi Krasilchik
É difícil descrever aquilo que não se vê. Pairando sobre a humanidade por meio de diferentes códigos morais, a maldade talvez seja um dos maiores mistérios de nossa espécie. É comum questionar até onde essa condição pode nos levar, e debates do gênero são especialmente frutíferos no cinema. O Mal Não Existe (2023) discute a relação entre o homem e a natureza e traz interessantes contribuições do diretor Ryûsuke Hamaguchi para esse assunto.
Ervas Secas (2023, Nuri Bilge Ceylan) - 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Por Felipe Palmieri
Ervas Secas (2023) inicia em um campo nevado, branco ao ponto da divisão entre céu e terra se extinguir. Um homem é deixado no descampado por um van, e segue caminho por uma pequena trilha. O caminhar do personagem evidencia familiaridade com o local, mas, logo em seguida, o primeiro pensamento vocalizado por Samet (Deniz Celiloglu) sintetiza a contradição do protagonista: ele quer, mais que qualquer coisa, ir embora novamente. Subverte-se a ideia base sobre o forasteiro no cinema: o personagem que batalha para ser aceito em um local que não quer recebê-lo, aqui é um professor respeitado que deseja fugir.
Estranho Caminho (2023, Guto Parente) - 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Por Felipe Palmieri
Morte e espaço são ideias atreladas por natureza. Ruas, bairros ou regiões perigosas sempre estiveram e estarão presentes na consciência coletiva. O que os anos de pandemia concretizaram é uma linha direta entre o âmbito público, o contato humano e o fim da vida. Em gesto universal de sobrevivência, voltamo-nos para o interno, para o distanciamento, e para tudo que havia sido guardado debaixo das camas. Estranho Caminho (2023) é a perspectiva do cineasta Guto Parente sobre o que todos vivenciaram em 2020, mas principalmente sobre as dores afloradas por um ato comunitário de introspecção.
Na Ponta dos Dedos (2023, Christos Nikou) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Por Giuli Gobbato
O fascínio dos produtores estadunidenses pelo olhar grego sobre a vida dá as caras mais uma vez, com Na Ponta dos Dedos, de Christos Nikou. Co-produzido e distribuído pela Apple TV+, o projeto rapidamente chamou a atenção de grandes nomes dos Estados Unidos, como Cate Blanchett, que se juntou à produção.
As Garotas Estão Bem (2023, Itsaso Arana) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Por Fernando Oikawa Garcia
Nos créditos iniciais de As Garotas Estão Bem (2023), escritos à mão numa animação stop-motion de papéis, a diretora e atriz basca Itsaso Arana define seu filme como um "cine-ensaio". O uso corriqueiro do termo talvez esconda a polissemia. “Ensaio”, aqui, pode remeter ao gênero textual criado por Montaigne no século XIX, que se expandiu para as mais diversas linguagens artísticas. Capaz de versar sobre qualquer tema, o ensaio é um gênero, antes de tudo, marcado pela liberdade da forma, aberto a experimentações e a incorporação de discursos mais pessoais, para além das limitações impostas pelo rigor argumentativo. E, nessa atribuição do termo, este é um filme ensaístico: ao longo dele, as personagens discorrem sobre visões pessoais de mundo, por meio das conversas que nascem de uma residência artística — nesta ficção espanhola, acompanhamos quatro atrizes e uma dramaturga nos ensaios de uma peça. Eis aí o outro sentido de "ensaio" para o filme.
A Besta (2023, Bertrand Bonello) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Por Marcos Kenji
Gabrielle (Léa Seydoux) está na frente de uma tela verde, em um estúdio. Uma voz (em off) solta instruções para ela encenar uma situação base: pegar a faca na mesa, fugir de uma besta, que a está perseguindo, e reagir ao seu ataque. Por estar em um estúdio de chroma key, ao redor do corpo de Gabrielle, tudo pode ser permutado, customizado, renderizado com o mais profundo realismo. No entanto, o essencial é: ao ser captado diretamente pela câmera, o corpo exprime indícios de realidade que, somados à ilusão criada por efeitos especiais, encenam um drama.