logo mnemocine

jazz.png

           facebookm   b contato  

Cinema: Artigos e Críticas

Críticas de filmes, crônicas, artigos diversos sobre o mundo do cinema.

Ervas Secas (2023, Nuri Bilge Ceylan) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Ervas Secas (2023, Nuri Bilge Ceylan) - 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Por Felipe Palmieri

 

Ervas Secas (2023) inicia em um campo nevado, branco ao ponto da divisão entre céu e terra se extinguir. Um homem é deixado no descampado por um van, e segue caminho por uma pequena trilha. O caminhar do personagem evidencia familiaridade com o local, mas, logo em seguida, o primeiro pensamento vocalizado por Samet (Deniz Celiloglu) sintetiza a contradição do protagonista: ele quer, mais que qualquer coisa, ir embora novamente. Subverte-se a ideia base sobre o forasteiro no cinema: o personagem que batalha para ser aceito em um local que não quer recebê-lo, aqui é um professor respeitado que deseja fugir.

Leia mais...

Estranho Caminho (2023, Guto Parente) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Estranho Caminho (2023, Guto Parente) - 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Por Felipe Palmieri

 

Morte e espaço são ideias atreladas por natureza. Ruas, bairros ou regiões perigosas sempre estiveram e estarão presentes na consciência coletiva. O que os anos de pandemia concretizaram é uma linha direta entre o âmbito público, o contato humano e o fim da vida. Em gesto universal de sobrevivência, voltamo-nos para o interno, para o distanciamento, e para tudo que havia sido guardado debaixo das camas. Estranho Caminho (2023) é a perspectiva do cineasta Guto Parente sobre o que todos vivenciaram em 2020, mas principalmente sobre as dores afloradas por um ato comunitário de introspecção. 

Leia mais...

As Garotas Estão Bem (2023, Itsaso Arana) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

As Garotas Estão Bem (2023, Itsaso Arana) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Por Fernando Oikawa Garcia

Nos créditos iniciais de As Garotas Estão Bem (2023), escritos à mão numa animação stop-motion de papéis, a diretora e atriz basca Itsaso Arana define seu filme como um "cine-ensaio". O uso corriqueiro do termo talvez esconda a polissemia. “Ensaio”, aqui, pode remeter ao gênero textual criado por Montaigne no século XIX, que se expandiu para as mais diversas linguagens artísticas. Capaz de versar sobre qualquer tema, o ensaio é um gênero, antes de tudo, marcado pela liberdade da forma, aberto a experimentações e a incorporação de discursos mais pessoais, para além das limitações impostas pelo rigor argumentativo. E, nessa atribuição do termo, este é um filme ensaístico: ao longo dele, as personagens discorrem sobre visões pessoais de mundo, por meio das conversas que nascem de uma residência artística — nesta ficção espanhola, acompanhamos quatro atrizes e uma dramaturga nos ensaios de uma peça. Eis aí o outro sentido de "ensaio" para o filme.

Leia mais...

Na Ponta dos Dedos (2023, Christos Nikou) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Na Ponta dos Dedos (2023, Christos Nikou)  | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Por Giuli Gobbato

 

O fascínio dos produtores estadunidenses pelo olhar grego sobre a vida dá as caras mais uma vez, com Na Ponta dos Dedos, de Christos Nikou. Co-produzido e distribuído pela Apple TV+, o projeto rapidamente chamou a atenção de grandes nomes dos Estados Unidos, como Cate Blanchett, que se juntou à produção.

Leia mais...