Máscara de Ferro (2023, Kim Sung-Hwan) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Por Marcos Kenji
Por questões melhor explicadas pela geopolítica mundial, a indústria cinematográfica sul-coreana tem uma produção amplamente influenciada pelos norte-americanos. O gênero do drama esportivo, para Hollywood, é um formato vantajoso para inserir o sonho americano, com o discurso de que “quando se trabalha, é possível subir na vida”. Só em 2023, essa noção já gerou alguns filmes de relevância, dentre eles Creed III (2023, Michael B. Jordan) e Gran Turismo (2023, Neill Blomkamp). Máscara de Ferro, no entanto, prova como os sul-coreanos superam, à sua maneira, os americanos, utilizando referências da própria cultura.
Anatomia de uma Queda (2023, Justine Triet) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Por Luca Scupino
Se há uma característica que faz do “filme de tribunal” um gênero propriamente cinematográfico, esta reside no conflito entre o visto e o não-visto, em como a realidade se vê transformada em narrativa. A despeito de seus vícios (a verborragia talvez o mais fácil de ser apontado deles), é de sua natureza o debate sobre um grande fantasma do cinema: o extracampo. Afinal, de 12 homens e uma sentença (1957, Sidney Lumet) a JFK (1990, Oliver Stone), como elaborar sobre algo que o filme não nos mostra? O bom cineasta, nesse sentido, nada mais é que um promotor, pendendo a realidade com sua câmera, pedindo a nós que julguemos os fatos com base em evidências jamais inteiras, sempre impuras enquanto mediadas por um olhar.
Rodas e Eixos (Jumpei Matsumoto) - 47° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Por Pasquale Vincenzo Galatro
Um abismo pode ter muitos rostos e assumir diversas formas. Afinal, longe de ser um lugar, nada mais é que um estado. Para muitos, o abismo é a falha de uma narrativa, de um projeto ou de um sonho, se tornando apenas a parte opaca e oculta de uma existência sem lembranças e sem futuro.
Todo O Silêncio (Diego Del Rio) - 25º Festival do Rio 2023
Por: André Quental Sanchez
No cinema contemporâneo, diversos filmes examinam, discutem e retratam a comunidade surda pelo ponto de vista de um protagonista que percebe que está perdendo a audição. Entre eles, podemos destacar O Som do Silêncio (2019), de Darius Marder, Tinnitus (2022), de Gregorio Graziosi, e agora Todo O Silêncio, de Diego Del Rio.
Priscilla (Sofia Coppola) - 25º Festival do Rio 2023
Por: André Quental Sanchez
Desde seu primeiro longa, As Virgens Suicidas (1999), Sofia Coppola sempre demonstrou seu estilo autoral e seu cuidadoso e delicado modo de representar personagens femininas, fossem elas fictícias, como Charlotte em Encontros e Desencontros (2003), ou históricas como Maria Antonieta no filme homônimo de 2006. Apesar de seus filmes não apresentarem grandes momentos de ação, Sofia atraiu muitos admiradores e fez produções marcantes, incluindo o seu filme mais recente.
Arturo aos 30 (2023, Martín Shanly) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Por Marcos Kenji
O segundo longa-metragem do diretor argentino Martín Shanly é uma comédia coming of age que dramatiza a estagnação da geração millenial.