×

Luiz Melodia – No Coração do Brasil (2024, Alessandra Dorgan) |  É Tudo Verdade 2024 

Por André Quental Sanchez

Ao longo de duas semanas, o festival “É Tudo Verdade” exibiu filmes de todos os modos exemplificados por Bill Nichols, famoso estudioso do documentário: expositivo, reflexivo, observativo, participativo, performático e poético. O filme de encerramento encaixa-se majoritariamente neste último subgênero, trazendo uma delicadeza e uma subjetividade clara: Luiz Melodia – No Coração do Brasil não foca em recontar a história de vida do cantor; ao invés disso, por meio de imagens de arquivos que incluem entrevistas e cenas marcantes, como sua dança com Gal Costa e seus momentos de ator, a produção foca em capturar sua energia e presença.

Luiz Melodia foi marcante para a música brasileira de um modo imensurável. Porém, como notamos ao longo do documentário, sua vida profissional não foi fácil. Apesar do sucesso e shows lotados, as gravadoras não o aceitavam, o que levou o artista a ter picos de sucesso e decadência em sua carreira. Independente disso, o filme demonstra sua importância e resiliência, construindo uma homenagem tanto à sua pessoa quanto à cultura afro-brasileira. Por meio de uma fotografia meticulosa, vemos com muita delicadeza um importante panorama social da cultura negra no Brasil dos anos 1970.

O objetivo primário do documentário é manter presente a memória e a energia de Melodi. Percebe-se que isto foi alcançado ao percebermos a reação da audiência na sessão lotada, ocorrida na Cinemateca Brasileira. Alguns sorriam o filme todo, outros aplaudiam durante seus sambas, e alguns provavelmente relembraram nostalgicamente tanto do cantor quanto da época.

O documentário inicia com uma frase pré-show de Melodia: “Nestes tempos de crise que estamos vivendo (…)”, porém, é interrompido pelos aplausos da plateia antes de continuar a frase. Dita na década de 70, a constatação se mantém atual no Brasil de 2024, como percebemos em diversos momentos da produção, principalmente ao evidenciar o racismo estrutural apresentado em algumas entrevistas. O cantor, no entanto, jamais se abala por isso.

Coração do Brasil é uma das músicas mais famosas de Melodia, e apresenta um claro duplo sentido ao ser colocada como subtítulo da produção: Luiz Melodia faleceu em 2017, aos 66 anos, mas se mantém relevante não somente como cantor, mas como exemplo de brasileiro ― por isso continua tão presente.

Biografia

André Quental Sanchez é graduado em cinema na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde roteirizou e dirigiu um curta-metragem. Tem muito interesse na área do som, crítica e roteiro e gosto pelo campo cinematográfico desde que se enxerga como gente. Atualmente está fazendo pós-graduação em roteiro no Senac Lapa Scipião e pretende seguir vida acadêmica. 

_

A cobertura do 29º Festival Internacional de Documentário É Tudo Verdade faz parte do programa Jovens Críticos que busca desenvolver e dar espaço para novos talentos do pensamento cinematográfico brasileiro.

Equipe Jovens Críticos Mnemocine: 

Coordenação e Idealização: Flávio Brito

Produção e Edição: Bruno Dias

Edição: Davi Krasilchik, Luca Scupino, Fernando Oikawa e Gabriela Saragosa

Edição Adjunta e Assistente de Produção: Davi Krasilchik e Rayane Lima

Share this content:

Publicar comentário